Programa Jovem Aprendiz: até que idade e como funciona?
Com a ajuda do Programa Jovem Aprendiz, inúmeros jovens conseguem vencer a dificuldade de conseguir o primeiro emprego.
Isso porque o programa decretado por lei abre as portas do mercado de trabalho à juventude que não tem experiência alguma em relação ao trabalho.
No entanto, até que idade é possível fazer parte do Programa Jovem Aprendiz? Acompanhe a leitura deste post e tire essa e outras dúvidas!
Para que serve o Programa Jovem Aprendiz?

Serve para inserir os jovens no tão exigente mercado de trabalho, lhes conferindo capacitação profissional e, por conseguinte, fazendo com que a autoconfiança deles seja desenvolvida.
Tudo isso começou no ano 2000, por meio da Lei nº 10.097/2000, que posteriormente foi regulamentada por dois decretos até chegar à estabilização atual.
Qualificação do Jovem Aprendiz
Muitas empresas oferecem matrícula em cursos que dê qualificação aos jovens, e que sejam relacionados com a função que vão desempenhar na empresa.
Assim que a vaga no programa é conquistada, o jovem tem orientação de supervisores a fim de executar funções, como:
- Atendimento ao público/telefonemas;
- Orientação de clientes (bancos, por exemplo);
- Distribuição de senhas;
- Cadastrar informações no sistema;
- Entre outras.
Além de aprenderem uma nova profissão, como jovem aprendiz, os jovens têm benefícios e recebem um salário que faz jus as horas trabalhadas em um mês, que só podem ser cumpridas fora do horário escolar.
Como funciona o programa jovem aprendiz?
Além de receber a capacitação concedida em cursos extracurriculares e também na área em que está atuando, o jovem aprendiz se refere ao jovem que além de estudar, trabalha.
De acordo com a legislação, nas médias e grandes empresas, de 5% a 15% de seus funcionários devem ser da categoria jovem aprendiz.
- Veja também: Jovem aprendiz 2021: como funciona e seus benefícios
Posso fazer parte do Programa Jovem Aprendiz até que idade?

A partir de 14 até os 24 anos de idade. Contudo, para os jovens portadores de necessidades especiais, não há uma idade limite.
Além disso, é necessário estar com o ensino fundamental e médio em curso ou até mesmo concluído os estudos para que o jovem possa se inscrever no Programa Jovem Aprendiz.
Quanto a isso, é de extrema importância que o interessado esteja por dentro das empresas que abrem vagas para essa categoria. Geralmente, as organizações que são atreladas a esse programa, ofertam vagas anualmente.
Onde fazer o cadastro no jovem aprendiz?
Em todo território brasileiro existem inúmeras instituições que abrem oportunidade para os jovens participantes desse programa.
Organizações como o CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola) e NUBE (Núcleo Brasileiro de Estágios), são exemplos de empresas em que os jovens podem atuar.
Para se informar a respeito de vagas disponíveis, basta acessar os sites das respectivas instituições e, se possível, efetuar o cadastro.
Qual é a carga horária de trabalho?
Acima de tudo, a empresa contratante deve respeitar as horas que o aprendiz precisa passar na instituição de ensino.
Assim, no mercado de trabalho, o jovem pode cumprir até seis horas por dia de trabalho. Se ele tiver concluído os estudos, poderá ficar oito horas na empresa. Entretanto, essas duas horas a mais devem ser computadas como aprendizagem teórica.
Ficou com alguma dúvida ou quer fazer um comentário? Fique a vontade, abaixo tem uma área destinada a essa finalidade!
Deixe seu comentário