Primeiro emprego: vagas mais comuns para quem não tem experiência
Conseguir o primeiro emprego não é tarefa fácil, afinal, muitos não sabem nem ao menos por onde começar, quais vagas procurar. Este é o seu caso?
Então, conheça, aqui, quais são as vagas mais comuns para quem não tem experiência e dicas essenciais para quem está procurando seu primeiro emprego!

Quais opções de vaga para o primeiro emprego?
De modo geral, cargos iniciais de todas as áreas não exigem experiência e o empregador oferece treinamento aos colaboradores. Confira, a seguir, opções com essas características:
Atendimento
Os cargos iniciais na área de atendimento são os de auxiliar e assistente, principalmente quando se pensa em escritórios e comércio. Mas, também existe a possibilidade de trabalhar como recepcionista em escritórios, consultórios, empresas na área de turismo e saúde.
Outra opção dentro da área de atendimento é a de operador de telemarketing, tanto receptivo (que recebe chamadas telefônicas) ou como ativo (que liga para os clientes ou potenciais clientes).
Hoje, o segmento de atendimento online, por meio de chats, redes sociais e e-mails, também é forte, com a possibilidade de trabalhar em home office após o treinamento.
Comércio
A área comercial é uma das que mais empregam jovens que estão buscando sua primeira oportunidade no mercado. O grande destaque é para supermercados varejistas e lojas de shoppings.
O interessante dessa opção é que o jovem começa com um cargo inicial, normalmente operacional, realizando atividades como atendimento, reposição de mercadorias, etiquetagem, e vai subindo aos poucos, conhecendo o funcionamento de toda a empresa.
No comércio varejista é possível trabalhar como repositor, caixa, auxiliar operacional, auxiliar administrativo, entre outros cargos comuns no segmento.
O jovem que está em busca de seu primeiro emprego também encontra opções como vendedor (muitas vezes comissionado, ou seja, ganha um salário fixo mais variável por desempenho e metas).
Ainda no segmento comercial, alternativas que funcionam como portas de entrada para o jovem no mercado de trabalho são os cargos de auxiliar e assistente comercial. Nestes casos, podem atuar tanto na realização de vendas como no suporte desse processo.
Indústria
A indústria também é responsável por empregar vários jovens em início de carreira. Os cargos mais comuns são os de auxiliar de produção, auxiliar operacional e auxiliar de logística.
Curiosamente, a maioria dos cargos são de auxiliar, mas se tiver cursos de formação técnica é possível entrar na empresa no nível júnior. Nestes casos, bons exemplos são os cargos técnico de manutenção e técnico de elétrica.
Há, ainda, o cargo de operador. A empresa normalmente contrata o jovem que tem curso de operação de máquinas, mas muitas vezes também oferece treinamento nesse cargo porque é difícil de encontrar profissionais qualificados.
Administração
A área de administração também é uma das que mais contratam quem está em busca de sua primeira experiência, normalmente nos cargos de auxiliar administrativo ou assistente administrativo.
Em ambos os casos, o trabalhador tem função de suporte, realizando atividades como atendimento, relatórios, apoio aos profissionais da equipe, entre outras. É uma alternativa interessante para quem deseja atuar em escritórios.
Primeiro emprego: Jovem Aprendiz
O Jovem Aprendiz é uma excelente alternativa para quem está buscando seu primeiro emprego. Trata-se de um programa do governo federal que incentiva empresas a contratarem pessoas de 14 a 24 anos para seu primeiro emprego.
Os benefícios são vários, como remuneração mensal compatível com a carga horária de trabalho, anotação em carteira, benefícios, 13º salário, FGTS e férias remuneradas.
Empresas de médio e grande porte adotam o programa de Jovem Aprendiz, como o banco Itaú, Bradesco, Lojas Renner, Correios, entre outras. Para conquistar uma vaga, o candidato precisa fazer sua inscrição no site da empresa e ser aprovado num processo seletivo.
Dicas para conseguir seu primeiro emprego
Existem dicas que podem ser colocadas em prática para aumentar as chances de conseguir seu primeiro emprego. Confira, a seguir, quais são:
- Sempre que possível, faça cursos de capacitação. Existem cursos gratuitos online que possibilitam adquirir conhecimento e agregam valor ao seu currículo. Escolha cursos das áreas em que gostaria de atuar;
- Faça um currículo, mesmo que não tenha experiência. Nele, coloque sua formação, cursos complementares, dados de contato e eventuais trabalhos não remunerados;
- Busque vagas em sites de emprego e de suporte a jovens, como o CIEE. Também é possível verificar oportunidades diretamente no site da empresa em que tem interesse em atuar, na seção “carreiras” ou “trabalhe conosco”.
Deixe seu comentário