Pós-Graduação – Dúvidas mais comuns, Respostas objetivas!

 

As dúvidas sobre pós-graduação são bastante comuns para aquelas pessoas que já tem formação superior, porém pensam em continuar seus estudos.

Com um mercado de trabalho cada vez mais exigente e competitivo, é quase um fato que apenas a formação superior, sem especialização, já não é mais um diferencial tão grande. Sendo assim, muitos estudantes já saem da primeira faculdade pensando a qual pós-graduação irá se dedicar nos próximos anos.

Com tantos tipos de especializações disponibilizadas pelo mercado e tantas novas instituições e modalidades surgindo, são muitas as perguntas que bombardeiam a mente dos interessados em se manter atualizados. Para ajudar a esclarecer algumas dessas questões, nós listamos as 13 perguntas mais frequentes sobre pós-graduação.

pós graduação dúvidas

1 – O que é pós-graduação?

Pós-graduação são os cursos de longa duração realizados após a graduação. Eles podem ser bacharelados, licenciaturas ou tecnológicos. Dessa forma, podemos listar como pós-graduações os doutorados, mestrados e especializações.

2 – O que é pós-graduação lato sensu?

Pós-graduação lato sensu são aqueles cursos que tem como objetivo uma especialização ou aperfeiçoamento em uma área do saber ou da profissão. Qualquer graduado em instituição de ensino superior pode aderir posteriormente a uma pós lato sensu.

3 – Pós-graduação stricto sensu?

Os cursos stricto sensu tem como objetivo a obtenção de um grau acadêmico de especialização. São representados pelos mestrados e doutorados.

4 – O que é MBA?

Os MBA (Master Business Administration) são pós-graduações lato sensu voltados aos profissionais de cursos de gestão empresarial. São cursos de especialização que podem ter até 360h.

5 – O que é CAPES?

A Capes é a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Ela atua na distribuição de bolsas de estudo para o mestrado e doutorado, e também na avaliação desses cursos.

6 – Como é o ingresso em uma pós-graduação?

O ingresso depende se o curso é lato sensu ou stricto sensu. Nos cursos lato sensu em muitos casos não é necessário nem mesmo fazer uma prova para ingresso, bastando realizar uma simples inscrição.

Já nos cursos stricto sensu, é necessário passar por algumas etapas até a aprovação do ingresso. São elas: prova escrita, exame de língua estrangeira, análise do pré-projeto, análise de currículo do candidato e por último, entrevista.

7 – Quanto tempo dura um curso de pós-graduação?

Os cursos de especialização precisam ter no mínimo 360 horas, mestrados no mínimo 18 e no máximo 24 meses e cursos de doutorado de 24 a 42 meses.

8 – É possível ingressar em um mestrado sem curso de especialização anterior?

Sim. Não é obrigatório ter curso de especialização antes de se candidatar a uma vaga de mestrado.

9 – É obrigatório ter um mestrado antes de fazer o doutorado?

A legislação educacional não obriga que o candidato tenha um mestrado antes de se candidatar a um doutorado. No entanto, todas as instituições realizam análise de currículo para selecionar os próximos doutorandos, e boa parte delas exige que o candidato tenha nível de mestrado para ingressar no próximo nível.

10 – Cursos de pós-graduação a distância tem o mesmo valor de um curso presencial?

No diploma de pós-graduação não vem especificado se o curso foi feito presencialmente ou a distância. Dessa forma, sim, ambos cursos tem a mesma validade. No entanto, é importante saber que o MEC não autoriza cursos de mestrado e doutorado a distância.

11 – É possível fazer mestrado em uma área diferente da graduação?

É sim. Isso é bastante comum. Porém, vale lembrar que não é possível atuar em uma área diferente da graduação apenas com um curso de pós. Dessa forma, você não pode ter uma formação de bacharel em administração e querer atuar como professor de matemática, por exemplo.

12 – Pós-graduação tem TCC?

Desde 2018, não é mais obrigatório a disciplina de TCC em cursos lato sensu. Dessa forma, fica a critério do estudante decidir se deseja ou não realizar o trabalho de conclusão de curso.

13 – Só faz mestrado quem quer ser professor?

Não. O profissional com mestrado também pode atuar na iniciativa pública ou privada com o desenvolvimento de pesquisas e outros projetos, que não dizem respeito a docência.

Essas foram as respostas para as principais dúvidas sobre os cursos de pós graduação. Caso ainda fique com dúvidas, o ideal é entrar em contato com a instituição de ensino na qual pretende ingressar.

Felipe Matozo
Estudante de Jornalismo no Centro Universitário Internacional Uninter e ator profissional licenciado pelo SATED/PR. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.

Deixe seu comentário