Portal do Servidor MA – Emitir Contracheque e ver Calendário Online

Com a expansão da Internet, presente cada vez mais no dia a dia do cidadão, muitos dos serviços que antes eram feitos apenas pessoalmente e de forma bem burocrática passaram a ser transferidos para o ambiente on-line.

Esse é um benefício imenso para quem tem uma vida corrida, sem muito tempo disponível e precisa sempre resolver pendências diariamente. Pensando nisso, o governo maranhense criou o Portal do Servidor MA, uma plataforma com vários serviços destinada aos trabalhadores.

O Portal do Servidor MA é uma plataforma que integra diversas ferramentas que interessam ao trabalhador maranhense. É possível ficar informado sobre as noticias relacionadas à categoria e ao governo, ter acesso a serviços de atualização cadastral e também declarar rendimento. Entre todos os serviços disponíveis para acesso, um dos mais procuradas é a emissão dos contracheques.

O contracheque é um documento essencial para os trabalhadores. Todo servidor, seja comissionado ou contratado, tem direito a requerer esse documento junto ao órgão no qual está agregado. O contracheque possui diversas informações pessoais sobre o servidor, tais como:nome completo, cargo, data de admissão, dados sobre a renda (salário bruto e líquido), descontos em folha, depósitos do FGTS, horas-extras, entre outros.

O Portal do Servidor MA é muito fácil de ser utilizado. Ele foi pensado para atender a todos os tipos de servidores, desde os mais leigos até os mais experientes. Por isso, você não terá tanta dificuldade em consultar on-line e emitir o contracheque.

O servidor tem várias opções quando entra no site, sendo que, para conseguir realizar as consultas e verificar o seu contracheque, será preciso entrar com um login e uma senha, para processar a informação e dar o acesso ao contracheque e rendimentos.

 

Lá os servidores podem verificar a gestão da previdência por meio do portal da transparência, saber mais sobre o seguro desemprego, ver todo o planejamento do orçamento e a assistência de servidores. Lá você pode obter o a sua declaração de rendimento, sabe mais sobre o aplicativo do portal, além disso, você consegue para que veja o calendário completo emitido pelos recursos humanos que comandam o servidor do portal.

Como emitir o contracheque no Portal do Servidor MA

Você deve acessar o Portal do Servidor MA pelo seguinte endereço: http://www.portaldoservidor.ma.gov.br.

Para ter acesso ao portal, você precisará preencher apenas dois dados: CPF e senha. Com as lacunas preenchidas, aperte o botão ‘login’. Caso os dados estejam corretos, você será redirecionado imediatamente à página de emissão do contracheque. Após o login, escolha o mês e o ano que você precisa e dentro de poucos segundos a plataforma gerará o documento, que poderá ser impresso ou salvo no computador.

Caso você tenha esquecido a senha de login, é bem fácil de recuperá-la, gastando apenas alguns minutos. Para isso, basta clicar em “Esqueci a Senha”, situado abaixo do formulário de login. Depois, informe seu CPF e clique em “Enviar nova senha”. Simples assim, você receberá uma nova senha de acesso em seu e-mail.

Caso esteja acessando o Portal do Servidor MA pela primeira vez, você precisará criar essa senha. Basta informar o seu CPF e procurar o seu cadastro, a plataforma irá lhe instruir sobre todos os passos necessários para ter acesso ao Portal. É bem intuitivo, não se preocupe!

Você pode precisar do seu número da carteira de trabalho para ter mais informações sobre o piso salarial, ter o cálculos férias, é importante que fique atento para o que os servidores poderão ter acesso, seja pelo agendamento de consulta e muito mais.

portal do servidor MA contracheque

Calendário de pagamentos

O portal também disponibiliza o calendário de pagamentos para os funcionários do Estado, no Portal do Servidor MA. Basta acessar o site http://www.portaldoservidor.ma.gov.br/calendario_completo.php?mes=11&dia=4.

De acordo com o Governo do Maranhão, as datas para a disponibilização do contracheque serão os dois primeiros dias úteis de cada mês. O 13º salário é dividido e pago nos meses de julho e dezembro, respectivamente.

portal do servidor Aplicativo consulta

O Portal do Servidor foi criado para dar mais informações, acessibilidade, facilidade e agilidade aos servidores do estado do Maranhão. Mais de 110 mil funcionários públicos que fazem parte da estrutura do Estado têm acesso on-line a suas informações de renda. 74 mil são ativos e 37 mil são os inativos – pensionistas e aposentados.

portal do servidor MA app

O contracheque e as informações de renda on-line facilitaram a vida de milhares de servidores, que antes recebiam o documento de forma impressa. Além de não correrem mais riscos de extravio, fraude ou outras questões do tipo, o servidor terá segurança, privacidade e rapidez em conferir seus dados de rentabilidade pelo site do Portal do Servidor, tudo de forma muito prática e on-line.Também é uma forma de economia para o Governo, pois não há mais o gasto com papel para impressão desses documentos, nem o gasto com a logística de entrega desses documentos.

Outros serviços

Logo no menu Portal do Servidor Maexiste uma aba nomeada no site como serviços, além da emissão de contracheque, em que o servidor terá acesso a diversos serviços importantes.

Recentemente, o portal foi modernizado, visando melhorar os serviços e o acesso do servidor.Esse grande desenvolvimento traz várias facilidades ao agendamento de férias, à visualização de horas-extras trabalhadas, banco de horas, folgas e abonos de ausência.  Também,existe um aplicativo no qual é possível ter acesso a todas essas informações na palma da sua mão.

Caso tenha dúvidas sobre como retirar seu contracheque no Portal do Servidor MA, ou queira solicitar algo que não tenha a opção no site,você pode entrar em contato com a Central de Atendimento, pelos números: 98 3131 4191 ou 3131 4192.

Avatar
Rafaela Trevisan Cortes, jornalista formada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Revoltada por natureza, vê na comunicação uma oportunidade de extravasar a sua paixão por curiosidades, arte e conhecimento.

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.