PIX: Vantagens e Desvantagens do novo método de Pagamento. Entenda cada caso!

Programa criado para facilitar a vida do brasileiro, o PIX é considerado uma das maiores inovações para realizar transações bancárias, porém, ainda existem muitas dúvidas para verificar se ele é seguro, se há grandes chances de fraudes e demais possibilidades.

Veja abaixo quais são as principais vantagens e desvantagens do PIX para seu dinheiro, sanando todas as questões que ainda podem gerar demais problemas para que finalmente possa usufruir de todos os benefícios.

Continue lendo para saber mais.

PIX: quais são as principais vantagens e desvantagens?

PIX: quais são as principais vantagens e desvantagens?

Se você já habilitou sua chave do PIX e começou a usar o mesmo, sabe que ele é um método inovador em terras brasileiras, reduzindo muitos custos e facilitando várias transações diárias.

Mas, há quem ainda possua várias dúvidas sobre como funciona, se há a possibilidade de que suas finanças sejam vigiadas, interferência do governo ou até mesmo de hackers.

Essa é uma ação comum do ser humano quando falamos sobre novidades, principalmente quando relacionada a um assunto tão sério quanto nosso dinheiro.

Veja abaixo as principais vantagens e desvantagens do programa:

Vantagens do uso do PIX

  • O programa funciona 24h por dia, 7 dias da semana, incluindo feriados;
  • Ele é gratuito para pessoas físicas e possui um custo menor do que bancos comuns para pessoas jurídicas;
  • O processo é inteiramente ágil, levando apenas alguns segundos para que seja confirmado;
  • Ele usa apenas um dado para que seja encontrado o beneficiário: seja a chave PIX ou o QR Code;
  • São várias as aplicações disponíveis, estando disponível nos apps das principais instituições financeiras.

Desvantagens do uso do PIX

  • Não existe a possibilidade de fazer o parcelamento do pagamento, principalmente no caso do pagamento de serviços ou produtos;
  • O sistema precisa de internet para funcionar, ou seja, não é possível usar o mesmo de forma offline;
  • Não há a possibilidade de estornar o valor que for transferido.

Além de tudo isso citado acima, muitas das vantagens ou desvantagens podem variar de acordo com o que cada pessoa faz de utilização quando o assunto são transações bancárias.

Como funciona o PIX?

Se você ainda não sabe como ou para que o PIX serve, continue lendo. Ele é um meio de pagamento ou de transferência financeira classificada como instantânea, que foi lançado recentemente pelo governo.

Ele foi desenvolvido pelo Banco Central, com a intenção de realizar transações em poucos segundos, independente de qual seja o horário ou dia da semana, incluindo também feriados, por exemplo.

Não é necessário fazer o download de um app específico para conseguir usar o PIX, visto que ele está disponível entre as funções do seu banco ou fintech, dentro de todos os requisitos existentes do sistema.

Em outras palavras, todas as instituições financeiras e de pagamentos que são regulamentadas pelo Banco Central, das quais possuem mais de 500 mil contas ativas, precisam, de acordo com a Instrução Normativa BCB de número 49, precisam oferecer esse serviço inteiramente gratuito.

Então, é o momento de abrir o app do seu banco e realizar a habilitação de sua chave do PIX o quanto antes.

Vale lembrar que mesmo que você não tenha feito o cadastro de sua chave PIX, ao realizar uma transferência para outra pessoa, seu banco ou fintech pode usar a plataforma PIX para finalizar o processo.

Assim, caso você tenha uma chave PIX mas venha a receber uma transferência de outra pessoa, não tenha receios caso constar eu seu extrato bancário ou no seu celular, uma mensagem de que você recebeu um PIX, visto que ele é um novo método de pagamento.

Nesse caso, o emissor da transação irá inserir os dados padrões como agência, conta, CPF e nome do titular, mas, o sistema do banco vai usar o meio de pagamento PIX, ficando dessa forma sinalizado.

Depois de você realizar a habilitação de sua chave PIX, basta você ter a chave PIX de outra pessoa, ou o número de CPF, dessa forma, poderá realizar transações de forma rápida, simples e sem nenhum custo.

Esta ferramenta é considerada uma inovação quando comparada aos métodos mais comuns dos bancos, ainda mais pela não cobrança de nenhuma tarifa, diferente do que conhecemos como TED ou DOC.

 

Não perca tempo e faça a habilitação o quanto antes dessa modalidade e perceba todas suas vantagens.

Avatar
Jornalista formada pela PUCPR viciada em música de todos os tipos, livros e séries. Mestre em curiosidades inúteis, está sempre procurando fugir da rotina.

Deixe seu comentário