PIX: grandes empresas começam a adotar o PIX como forma de pagamento. Como funcionará?

Na última quinta-feira (28), o Mercado Pago informou que grandes empresas do ramo alimentício e de moda, adotaram o uso do PIX.

Assim, essas organizações assumem a liderança quanto à integração de pagamentos instantâneos com o comércio varejista.

Quer saber mais sobre o assunto? Neste post, veja como vai funcionar a forma de pagamento e quais são essas empresas! Saiba mais a seguir.

Afinal, o que é o PIX?

PIX

Antes de tudo, entenda que o PIX é um sistema que visa facilitar as transações financeiras.

Isso porque, tanto as operações para transferir dinheiro, bem como efetuar pagamentos, são realizadas de forma instantânea.

Além disso, todos os procedimentos podem ser feitos 24 horas por dia e, independente do dia da semana. Ou seja, funcionam nos finais de semana e feriados.

Como ter acesso ao PIX

Além da agilidade com relação às transferências, também entra em cena a sua facilidade, pois para ter acesso a esse sistema, é muito fácil.

A seguir, confira o passo a passo:

  • 1º passo: informe-se sobre o seu banco, se a instituição financeira a qual possui conta, tem o PIX disponível;
  • 2º passo: selecione um dos dados que vão servir como chave de endereço no seu banco;
  • 3º passo: após escolher o dado cadastral, faça o pré-cadastro no site da instituição bancária a qual possui conta ou no aplicativo de smartphone;

É de extrema importância ressaltar que, para efetuar transações financeiras, é preciso que a pessoa que vai receber o valor, tenha uma conta bancária (corrente, poupança, etc). Além disso, o indivíduo deve ter mais do que 18 anos de idade.

As empresas que aderiram o PIX

As redes do Burger King e C&A estão começando a utilizar essa forma de pagamento que promove a transferência de valores em questões de segundos.

Esse sistema de pagamentos instantâneos está em funcionamento desde novembro do ano passado e foi desenvolvido pelo Banco Central.

A expectativa é que até o final do primeiro trimestre do ano, os restaurantes Burger King e Popeyes realizem todas as operações financeiras com o PIX.

Lojas Americanas em parceria com o Mercado Pago

Antes da varejista e da empresa do ramo alimentício, as Lojas Americanas já tinham adotado esse modelo de pagamento.

Assim, uma forma de atrair consumidores que as americanas usaram, foi oferecer 5% de descontos em produtos que são do departamento de informática, eletrônicos e eletrodomésticos às pessoas que optarem por essa forma de pagamento.

Burger King e C&A com o Mercado Pago

A parceria do Burger King e o Mercado Pago existe desde o ano de 2019. A rede de fast foods para gerar atração investiu cerca de 10 milhões de reais em ações promocionais.

Tais ações financeiras foram em descontos, e isso aconteceu mais durante a Black Friday.

Vale lembrar que no Burger King, todas as operações são feitas exclusivamente por meio do Mercado Pago.

Já nas lojas C&A, o consumidor pode optar tanto em pagar pela internet quanto em lojas físicas, utilizando o QR Code.

Veja também: Como fazer o PIX no PicPay

Paulo Victor Silva
Estudante do curso de Jornalismo pela UFES. Dono de uma mente inquieta e curiosa. Além disso, é amante da leitura e apaixonado pela música.

Deixe seu comentário