Pensionistas e aposentados do INSS não terão pagamento do 13 salário: entenda!

Com a crise do novo Corona vírus, muitas medidas foram adotadas pelo Governo para suprir a necessidade de muitas pessoas, sendo que uma delas foi a de antecipar o pagamento do 13º salário de pensionistas e aposentados pelo INSS.

Dessa forma, como o valor já foi recebido de maneira prévia, não será feito no final do ano, como é comumente realizado. Neste ano, há uma previsão pública que espera um 14º salário, porém, ainda não foi anunciado nenhuma novidade sobre essa possibilidade.

A antecipação da parcela extra foi realizada entre o mês de abril e maio, sendo que geralmente é paga no segundo semestre do ano, de forma a ajudar com que as famílias consigam bancar os demais gastos extras do final de ano, como os impostos, festividades ou até mesmo alguns imprevistos.

Pensionistas e aposentados do INSS não terão pagamento do 13 salário: entenda!

Essa antecipação foi feita por meio de duas parcelas, de forma a movimentar a economia das famílias que foram prejudicadas pela pandemia. Veja abaixo quando foi feita:

  • 1ª parcela: entre 24 de abril até 8 de maio;
  • 2ª parcela: entre os dias 25 de maio até 5 de junho.

Mas, muitos dos beneficiários já demonstraram sua insatisfação, visto que esse ano trouxe mais gastos do que o previsto, principalmente com medicamentos, compras de produtos de higienização de casa contra o novo vírus, além do uso de máscaras.

Previsão do 14º salário para aposentados e pensionistas: como vai funcionar?

Um Projeto de Lei que estimava o pagamento do 14º salário para os pensionistas e aposentados do INSS ainda está em andamento no Senado Federal. Esse abono extra será destinado para aqueles beneficiários que tem o recebimento máximo de três salários mínimos, valendo apenas para o ano de 2020.

Essa proposta surgiu depois de uma Sugestão Legislativa feita por Jefferson Brandão Leone, da qual já possui mais de 20 mil apoiadores. Essa SUG 15/2020 já foi aceita pelo Senador Paulo Paim (PT-RS), que é conhecido por ser presidente da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) do Senado.

Conforme dito em entrevista, essa medida não é somente importante para aqueles que recebem o benefício do INSS, mas também, para toda a economia do país. É esperado uma posição do Governo para que se tenha melhor acesso a direitos e demais garantias fundamentais aos segurados e familiares, principalmente no momento de crise.

Outra grande justificativa para que o pagamento da parcela extra seja feita, é de que com essa antecipação do 13º salário, muitas das famílias tiveram gastos excessivos com o final de ano e demais impostos, como é o caso do IPVA, IPTU, matrícula escolar e inclusive, férias.

Para que o projeto seja aprovado, é necessário passar primeiro pela aceitação no Senado, posteriormente na Câmara dos Deputados e por fim, ser sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro.

Mas, essas votações deveriam acontecer no mês de novembro, mas, ainda não há previsão de análise pelo Senado, o que reduz as chances de aprovação em quase nulas.

Quais são as pessoas que teriam direito ao 14º salário do INSS?

  • Os aposentados;
  • Os pensionistas;
  • Segurados que recebem o auxílio doença;
  • Segurados que recebem o auxílio reclusão;
  • Segurados que recebem o auxílio acidente.

Falta de planejamento do brasileiro entra em pauta

Esse acontecimento da antecipação da 13º parcela anual para os pensionistas e aposentados traz à tona uma discussão que há muito tempo já circunda pela economia: a falta de planejamento do brasileiro quando o assunto são as contas anuais.

Muitos já sabem que terão que arcar com uma grande quantidade de custos no ano seguinte, porém, não começam a se preparar para que seja suprida, muito pelos salários baixos que são distribuídos no Brasil, falta de emprego ou demais questões que acabam interferindo diretamente no salário mensal.

Dessa forma, é necessário uma medida adotada pelo nosso Governo para incentivar o pensamento financeiro dos brasileiros, sendo que somente assim, poderá se desenvolver uma população preocupada com demais custos não só de casa, mas até mesmo para que se possa economizar dinheiro no final do mês, o que ainda não é algo comum em nosso país, por diversas razões.

Se você gosta de se manter atualizado sobre notícias de economia, financeira, política, benefícios do governo e demais temáticas, fique sempre por dentro do nosso site. Aqui você recebe esses e demais assuntos completamente de graça.

Avatar
Jornalista formada pela PUCPR viciada em música de todos os tipos, livros e séries. Mestre em curiosidades inúteis, está sempre procurando fugir da rotina.

Deixe seu comentário