Passaporte: como emitir? Documentos, requisitos, valores e como agendar

Se o seu sonho é o de viajar para fora do Brasil, saiba que o primeiro passo para realizá-lo se refere à emissão do passaporte. E esse documento é obtido através do procedimento aberto pelo site da Polícia Federal.

À primeira vista, pode parecer que a solicitação desse documento soe como algo bem burocrático e difícil de ser feito, no entanto, neste post você vai ver que é mais fácil do que imaginava.

Então, com o objetivo de desfazer as dúvidas sobre como obter seu passaporte, reunimos nest post tudo sobre o que você precisa saber para garantir a sua viagem! Boa leitura.

Como emitir o seu passaporte

Passaporte

Obter o passaporte é algo simples e você não vai ter grandes gastos para fazê-lo. Logo, é válido ressaltar que esse documento é obtido na Polícia Federal.

Em vista disso, o requerente vai ter de comparecer duas vezes a um posto da PF (Polícia Federal). Uma vez, com o intuito de registrar as digitais e tirar foto; e a outra, com a finalidade de buscar o passaporte pronto.

Documentos necessários para o passaporte

A solicitação do passaporte exigi que sejam reunidos vários documentos pessoais. Listamos os documentos para quando você for ao posto da Polícia Federal, que são:

  • Documento de identificação: quanto a esse documento, pode ser a habilitação, carteira de trabalho, RG, carteiras de identidade expedidas por comandos militares ou órgãos públicos, ou passaporte anterior. Importante: o documento deve ter sido expedido a menos de 10 anos e, estar em bom estado de conservação;
  • CPF: se for maior de idade, do próprio solicitante. Caso seja menor de idade, o documento de uma pessoa que se identifique como um responsável legal;
  • Certidão de Nascimento: requisitado às crianças cuja idade é menor do que 12 anos e que ainda não possuem outro documento de identidade. Se o solicitante teve o seu nome alterado, também precisará apresentar tal documento;
  • Certidão Negativa e Título de Eleitor: documentos expedidos, de forma online, no momento em que está sendo atendido;
  • Comprovante de pagamento da Guia de Recolhimento da União (GRU)
  • Passaporte anterior: documento necessário caso não seja a primeira viagem para fora do Brasil. Se teve o documento roubado, apresentação do boletim de ocorrência (B.O). É importantíssimo salientar que, caso o requerente não apresente o passaporte anterior, a taxa vai ser cobrada duas vezes;
  • Importante: às pessoas menores de 18 anos que desejam emitir o passaporte, precisam estar munidas com autorização de ambos pais, ou, autorização do responsável legal.

Se por ventura deseja emitir o passaporte de uma criança menor de 3 anos de idade, vai ser preciso apresentar uma foto 5×7, colorida, recente e contenha um fundo branco. Além disso, a Certidão de Nascimento e conjunto com CPF da pessoa responsável.

Como agendar

Depois que reuniu todos os documentos exigidos, chegou o momento de solicitar o passaporte. E para isso, você deve acessar o site da Polícia Federal.

Em seguida, você vai ver várias lacunas. Dessa forma, lhe cabe a tarefa de preenchê-las com os seus dados pessoais.

O pagamento da GRU

Logo após concluir o preenchimento do formulário e realizar o agendamento, vai ser emitido um boleto da GRU a ser pago.

Assim, efetue o pagamento e guarde o comprovante, pois no dia  em que for atendido, ele deverá ser apresentado ao posto da Polícia Federal.

É muitíssimo importante que guarde o comprovante, porque sem ele, não vai ser possível emitir seu passaporte. O valor da taxa GRU é de R$257,25 (passaporte comum) e R$344,42 — passaporte de emergência.

Retirada do passaporte

Após ter realizado todos os passos anteriores, você será informado do dia e horário para comparecer ao local indicado. Assim, compareça com 30 minutos de antecedência e munido de seu documento de identidade. Lembre-se de que o passaporte será entregue somente ao titular e, presencialmente.

Está com dúvidas ou quer comentar sobre o post? Fique a vontade e utilize o campo vazio logo abaixo!

Paulo Victor Silva
Estudante do curso de Jornalismo pela UFES. Dono de uma mente inquieta e curiosa. Além disso, é amante da leitura e apaixonado pela música.

Deixe seu comentário