Pagamento via Whatsapp – Entenda como funciona
Todos os dias as pessoas precisam lidar com dinheiro, visto que tudo em nossa vida é cobrado, seja a água que ligamos na torneira ou até mesmo a eletricidade que ligamos para iluminar nossa casa.
Você sabia que agora é possível fazer pagamentos por meio do WhatsApp? Tudo isso veio para facilitar muito esses processos do dia a dia, por isso, veja abaixo mais sobre como funciona, como instalar rapidamente em seu aparelho e fique por dentro.
Pagamento via WhatsApp: como funciona?

Por meio do pagamento habilitado do WhatsApp, o usuário pode fazer a transferência ou recebimento de dinheiro de familiares ou de amigos sem ter que arcar com nenhuma tarifa existente.
Além disso, é possível receber ou transferir dinheiro quando o assunto são negócios feitos entre pessoas físicas, seja de um serviço prestado ou contratado, mas, não pode existir nenhum CNPJ no meio da transferência.
É possível fazer uma transferência até mesmo para aquelas pessoas que não possuem a opção do pagamento via WhatsApp, nesse caso, essa operação precisa ser feita pelas pessoas que possuem a ferramenta no aparelho celular.
Por meio do uso do aplicativo é possível solicitar um pagamento, basta acessar a opção de “Pagamento”, escolhendo “Solicitar” e assim, enviar a mensagem para que alguém faça a transferência.
Assim, o beneficiário faz o envio da mensagem incluindo o valor, deixando um texto simples explicativo sobre o que é referente.
Outra possibilidade que foi habilitada é enviar dinheiro apenas por meio do número de telefone da pessoa, sendo uma transferência feita de uma maneira muito parecida com o envio de arquivos como fotos, basta entrar na conversa com a pessoa, acessar a opção “Pagamento”, inserir o valor desejado e então, colocar a senha ou a biometria.
Além disso, ao incluir mais de um cartão como forma de pagamento, apenas um deles é considerado como padrão dentro do app. Para que se possa inserir vários tipos de cartões, é preciso que os bancos sejam parceiros do WhatsApp.
Ao fazer o cadastro da biometria ao invés da senha, é uma das formas mais seguras de autorizar transferências, porém, o celular precisa ter essa tecnologia nele instaurada.
Outro ponto que ganha destaque é o de receber o dinheiro de volta, caso a transação não tenha sido efetivada, sendo o prazo de estorno de 24 horas.
É possível também fazer a remoção da opção de pagamento, principalmente para aqueles que não querem mais usar essa opção, basta acessar em “Pagamentos”, na tela inicial do app, entrar na opção de “Facebook Pay” e então escolher “Remover o Facebook Pay”.
Quais são as restrições do app?

Mesmo com todas as possibilidades citadas anteriormente, o uso do app também possui algumas restrições, como o caso de transferir ou de receber o dinheiro como empresa, então, transações entre CNPJs para CPFs não funcionam.
Também não é possível fazer o pagamento de uma conta ou uma compra pelo app, sendo apenas possível fazer transferências entre pessoas físicas.
Não é possível transferir dinheiro para as pessoas das quais você não possui o número de telefone ou para quem não tem WhatsApp, apenas destinada para os contatos dentro da sua lista do app.
Só é possível transferir dinheiro por meio do cartão de crédito, sendo que a função de débito só é permitida para ser usada nos bancos citados abaixo.
Falando nisso, a maioria dos bancos digitais não estão integrados, sendo apenas possível fazer transações entre:
- Banco do Brasil;
- Bradesco;
- Inter;
- Mercado Pago;
- Next;
- Nubank;
- Sicredi;
- Woop.
É interessante lembrar que essa opção de pagamento só está disponível para celular, portanto, não pode ser acessada por meio do WhatsApp Web.
Outro ponto é de que não é possível fazer transações bancárias para bancos do exterior, apenas pessoas dentro do país podem fazer/receber as operações.
Também não é possível fazer a transferência de dólares ou de demais moedas estrangeiras, só sendo autorizadas as transações em real.
Não é possível também enviar mais de R$1 mil diante de cada transação ou mais de R$5 mil ao mês, sendo que esse limite pode ser menor diante de outras restrições que são colocadas de maneira individual pelos bancos parceiros.
E por fim, não é possível ultrapassar o limite de 20 transações – seja de recebimento ou de pagamento – ao dia, independente de qual seja o valor.
Agora que você já sabe mais sobre as transações realizadas dentro do pagamento do WhatsApp, é a hora de focar em começar a usar a sua o quanto antes.
Deixe seu comentário