O que levar no dia do ENEM para fazer a prova? Saiba o que pode ou não levar

Milhares de instituições de ensino superior usam o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) como forma de ingresso em seus cursos. Dessa forma, quem deseja ingressar em uma universidade pública ou privada, deve obter uma boa pontuação nesse exame.

Até o ano de 2019, as provas eram realizadas em dois domingos consecutivos nas primeiras semanas de novembro. No entanto, em razão da pandemia advinda da Covid-19, a data das provas foi modificada.

Embora tenham ocorrido mudanças quanto às datas, os critérios para realização das provas impressas, continuam. Diante disso, a dúvida que persiste é: o que levar no dia do ENEM para fazer a prova?

Então, caro estudante, se essa é a sua dúvida, você chegou ao lugar certo. Aqui, vamos esclarecer sobre o que levar no dia do ENEM, bem como outras questões.

Boa leitura!

Se atente às datas de cada prova

Antes de prosseguirmos a respeito do que levar no dia do ENEM 2020/2021, é de extrema importância que seja informado sobre os dias de realização das provas.

Assim sendo, nos dias 17 e 24 de janeiro de 2021 as provas impressas serão aplicadas. E para esta edição há uma novidade: provas na versão digital, que serão realizadas nos dias 31 e 07 de fevereiro de 2021.

Desta forma, você vai se organizar até o tão esperado dia chegar. Afinal de contas, tem se preparado por muito tempo para perder o dia de fazer a prova e deixar o sonho de ingressar em uma faculdade ir embora.

O que é preciso levar para realizar a prova do ENEM?

O que levar no dia do ENEM para fazer a prova?

Para que você consiga realizar a prova do ENEM 2020/2021, é muito importante que esteja munido de documento original de identificação que contenha foto.

A respeito desse documento, pode levar a sua identidade, carteira nacional de habilitação, carteira de reservista e carteira de trabalho.

Importantíssimo: não será aceita a carteira de estudante como documento oficial. As cópias de documentos também não serão aceitas, muito menos suas autenticações.

O que levar no dia do ENEM para fazer a prova se refere apenas ao que foi mencionado? Tem mais alguns requisitos.

Por isso, confira a lista sobre o que levar no dia da prova do ENEM:

  • Declaração de Comparecimento do Enem 2020 impressa — isso para caso o documento seja exigido pelo coordenador local;
  • Cartão de confirmação de inscrição;
  • Caneta esferográfica de cor preta. Ela precisa ser fabricada em material transparente.

Vou poder levar comida nos dias de prova do ENEM?

Claro que pode! Nas versões anteriores do ENEM, o horário das provas costumava ser à tarde, ou seja, depois do almoço. Então, pressupunha-se que muitos candidatos já teriam almoçado antes de ir.

Contudo, as provas do ENEM são de longa duração, o que faz com que ocorra um desgaste físico e mental. Então, o ideal é levar alimentos para evitar quaisquer contratempos.

Pensando no seu bem-estar, listamos os alimentos que você vai poder levar para fazer a prova do ENEM 2020/2021. Confira:

  • Barra de castanha: por conter concentração de fontes de energia, esse é uma boa opção;
  • Barra de chocolate meio amargo: esse tipo de chocolate melhora o fluxo sanguíneo no cérebro e mantém a atenção temporariamente. Entretanto, é recomendável apenas uma barrinha;
  • Garrafa de água: beber água durante a prova é de vital importância. Assim, você deixa o seu corpo hidratado e garante um bom desempenho;
  • Maçã: ajuda a manter a atenção temporariamente.

O que é proibido levar nos dias de prova

Acima, foi mostrado o que levar no dia do ENEM para fazer a prova. Agora, vamos evidenciar os objetos que, de forma alguma, poderão ser utilizados enquanto estiver realizando a prova.

Com o intuito de te alertar quanto a esses objetos, a seguir, faça a análise sobre a lista dos itens que você NÃO poderá levar. Confira:

  • Qualquer dispositivo eletrônico — celular, smartphone, agenda eletrônica e calculadora, são exemplos de objetos eletrônicos que não vai ser permitido levar.
  • Óculos escuros;
  • Uso de lapiseiras ou lápis;
  • Fones de ouvido;
  • Bonés, tocas e chapéu;
  • Livros e cadernos;
  • Relógios e chaves;

Importantíssimo: se o candidato for pego em posse com um desses objetos acima citados, ele será eliminado do ENEM 2020/2021. Portanto, tenha muita atenção a cada restrição.
Veja também: O que está definido para a próxima edição do exame

Ficou com alguma dúvida ou quer fazer um comentário? Fique a vontade, abaixo tem uma área destinada a essa finalidade!

Paulo Victor Silva
Estudante do curso de Jornalismo pela UFES. Dono de uma mente inquieta e curiosa. Além disso, é amante da leitura e apaixonado pela música.

Deixe seu comentário