O que é um curso profissionalizante?

O curso profissionalizante é uma boa escolha para quem busca estudar para se especializar e assim obter mais notoriedade em meio ao mercado de trabalho.

Por ter um curto período de duração, com essa formação, você vai conseguir um certificado com rapidez e dessa forma, atribuir mais valor ao seu currículo.

Com a finalidade de te deixar informado sobre o assunto, neste artigo reunimos tudo o que você precisa saber a respeito desse tipo de curso! Boa leitura.

Entenda o que é um curso profissionalizante

O que é um curso profissionalizante

Os cursos profissionalizantes têm essa categorização pelo fato de abordarem assuntos que são mais específicos.

Isso significa que eles tendem a dar mais foco à área específica. Além disso, esses cursos são direcionados às exigências do mercado de trabalho.

Deste modo, a pessoa que obtém o certificado do curso profissionalizante, sai qualificada para executar atividades que estão em alta no momento.

Sua duração

Essa modalidade de curso é diferente do curso técnico, por exemplo. Assim, geralmente, o ensiono profissionalizante pode durar de 2 meses a 1 ano.

Como essa formação é voltada para aqueles que necessitam se atualizar em certo assunto específico, mas de forma rápida, os cursos profissionalizantes são curtos.

Quem pode fazer o curso profissionalizante?

O curso pode ser feito por profissionais inseridos no mercado de trabalho que anseiam por ampliar seus conhecimentos.

Além deles, pode ser feito por quem deseja aprender uma nova habilidade, ou mesmo atribuir qualidade ao seu currículo.

Fora isso, as pessoas que já são qualificadas e querem outra profissão, também podem optar por um curso profissionalizante.

De todo jeito, esse tipo curso possibilita que se entre no mercado de trabalho de maneira rápida.

Tem pré-requisitos para entrar em um curso?

Em sua grande maioria, esse tipo de formação não requer muitos pré-requisitos. De certa forma, não se exige que o interessado tenha cursado ou esteja cursando o ensino médio.

Para que esse aprendizado seja ministrado, não é necessário aval do Ministério da Educação (MEC). Devido a isso, o ensino profissionalizante é conhecido como “curso livre”.

Diferença entre ensino profissionalizante e o curso técnico

Diferentemente do ensino profissionalizante, o curso técnico possui um tempo de duração bem maior, pois possuem conteúdos mais amplos e aprofundados.

Apesar de o foco da área técnica continuar focada na parte prática, alguns cursos técnicos atribuem mais teoria em sua grade curricular — o que prolonga a sua duração.

Enquanto o ensino profissionalizante não há exigência quanto à formação do ensino médio, o curso técnico requer que a pessoa tenha o ensino médio concluído ou que esteja cursando.

Vantagens em escolher o ensino profissionalizante

A seguir, listamos alguns benefícios em escolher um curso do tipo profissionalizante para fazer. Acompanhe:

  • Rapidez: essa modalidade de ensino é constituída por uma carga horária bem inferior comparado aos cursos técnicos e superiores.
  • Empregabilidade: não há dúvidas de que o ensino profissionalizante a melhor opção para aqueles que necessitam de especialização para adentrar o mercado de trabalho.
  • Baixo custo: geralmente os cursos técnicos possuem um valor mensal bem relevante. Já os cursos profissionalizantes são muito mais em conta.

Agora que você já sabe do que se trata o ensino profissionalizante, bem como o curso técnico, com certeza ficou mais fácil distinguir um do outro, para que assim consiga escolher aquele que mais atende as suas expectativas.

Paulo Victor Silva
Estudante do curso de Jornalismo pela UFES. Dono de uma mente inquieta e curiosa. Além disso, é amante da leitura e apaixonado pela música.

Deixe seu comentário