O que é CVV do cartão? Código exigido em compras virtuais

Quando foi efetuar uma compra online, com certeza precisou informar o número do CVV. Mas você sabe o que é CVV do cartão?

Inúmeros comércios e-commerce indicam a localidade do CVV no momento da compra, no entanto, não sabemos o porquê ele existe.

Pensando nisso, produzimos este post com a finalidade de explicar o que é CVV do cartão, para que ele serve entre outras curiosidades. Boa leitura!

O que é CVV do cartão de crédito?

O que é CVV do cartão

O CVV é uma sigla que se refere à Card Verification Value, que em português significa “Valor de Verificação do Cartão”, conhecido também como Código de verificação do Cartão.

Assim, a Visa, que é uma empresa de cartões de crédito, utiliza esse termo para se referir ao Código de Segurança do Cartão (CSC).

Dessa forma, com o objetivo de assegurar que no ato da compra a pessoa, de fato, está com o cartão físico em mãos, os sistemas de pagamento utilizam o CVV.

De forma clara, o CVV presente em todos os cartões de crédito, funciona como uma medida protetiva contra fraudes que possam ocorrer em compras online.

Siglas relacionadas ao Código de Segurança do Cartão

Há várias siglas que variam conforme a companhia de cartão de crédito e que estão atreladas ao Código de Segurança do Cartão. Para a American Express, é utilizada a Identificação do Cartão (CID – Card ID).

Enquanto a Mastercard, faz uso do (CVC ou CVC2 — Card Validation Code) que significa Código de Validação do Cartão.

Além dessas duas instituições do setor de pagamentos, o código de segurança CVV ganha outras denominações, como:

  • CVVC — Card Verification Value Code;
  • V Code (Verification Code) ou V-Code;
  • CVD (Card Verification Data) ou CCV (Card Code Verification).

Onde se localiza o Código de Segurança do Cartão (CVV)?

Embora saiba o que é CVV do cartão de crédito, é importante saber onde se localiza esse código. Geralmente, o CVV da maioria das bandeiras fica na parte de trás do cartão, abaixo da linha magnética e depois do número do cartão.

Contudo, nos cartões da American Express (Amex), de forma diferente, o CVV é localizado na parte da frente do cartão e no canto direito dele. Conforme mostra a imagem a seguir:

O que é CVV do cartão

 Pra que é preciso informar o CVV do cartão de crédito?

A finalidade do CVV é garantir que todas as transações, principalmente as online, sejam realizadas pelo próprio proprietário do cartão.

Assim sendo, em compras que acontecem através da internet, o número do CVV é exigido e ele funciona como se fosse um código de autenticação. Ou seja, ele é tido como uma senha.

Isso porque, quando se compra em lojas virtuais, não existe uma máquina na qual se torna possível passar ou inserir o cartão. Assim, informar o código CVV serve para garantir a segurança de quem possui o cartão de crédito.

Quanto a esse código, é válido ressaltar que mesmo que ocorra perda ou roubo do cartão de crédito, além do CVV, nas compras, é exigido o CPF do titular. Exigência essa que visa mais segurança ainda ao titular.

Veja também: Como pagar o mínimo do cartão de crédito?

 

Paulo Victor Silva
Estudante do curso de Jornalismo pela UFES. Dono de uma mente inquieta e curiosa. Além disso, é amante da leitura e apaixonado pela música.

Deixe seu comentário