O que é carta registrada? Valor, quem pode enviar, vantagens

Descubra, aqui, o que é carta registrada, qual o valor desse serviço, quem pode utilizá-lo e quais são as vantagens que oferece!

O envio de carta registrada é um dos serviços dos Correios. A empresa é responsável pela logística envolvendo correspondências, fazendo com que cartas cheguem aos destinatários, não importa onde eles estejam.

Embora seja muito conhecida, nem todo mundo sabe o que é carta registrada, especificamente. Este é o seu caso? Então, este artigo é perfeito para você!

Aqui, esclarecemos o que é carta registrada dos Correios, qual seu valor, quem pode enviar, vantagens, entre outras características importantes. Continue a leitura e descubra!

Carta registrada: o que é?

O que é carta registrada? Valor, quem pode enviar, vantagens

Trata-se de um dos serviços dos Correios para encaminhamento de cartas e encomendas pequenas. Ela possui uma diferença especial em relação às correspondências normais: o rastreamento.

Toda carta registrada pode ser rastreada pelo remetente e pelo destinatário, caso tenham o código de rastreamento concedido pelos Correios. Dessa forma, é possível saber exatamente onde a correspondência está e se já chegou ao destinatário.

Quando se despacha uma carta registrada, os Correios geram um código de rastreamento que possibilita acompanhar todo o trajeto do objeto. Esse código fica no documento que comprova o pagamento da operação.

Qualquer pessoa pode enviar uma carta registrada e sua principal vantagem é justamente conseguir rastrear a correspondência, o que reduz a possibilidade de perda.

Quanto custa a carta registrada dos Correios?

Uma das dúvidas mais comuns é qual é o valor da carta registrada dos Correios. Curiosamente, o preço do serviço não é fixo e varia de acordo com os CEPs de origem e de destino.

A boa notícia é que você consegue saber antecipadamente quando custa o serviço, sem precisar ir a uma agência. Os Correios disponibilizam em seu site e aplicativo uma calculadora de preços e prazos de entrega, possibilitando saber previamente quanto pagará e em quanto tempo sua correspondência chegará.

A seguir, apresentamos um passo a passo de como usar essa calculadora no site dos Correios:

  1. Acesse a calculadora de preços e prazos dos Correios;
  2. Informe a data de postagem, os CEPs de origem e de destino. Caso não saiba esses dados, selecione essa opção e faça a busca pelo nome da rua;
  3. Em “tipo do serviço”, selecione “carta registrada”;
  4. Clique em “calcular”.

Pronto! A página será atualizada e trará a informação sobre o prazo de entrega. Para conferir o valor do serviço, selecione “clique aqui para conhecer os preços da carta registrada”.

Em “preços” é possível verificar a tabela completa com valores do serviço. O total pago varia de acordo com o peso da correspondência. O valor mínimo é de R$ 9,10 para correspondências com até 20 gramas.

Para cartas com o peso máximo, que é de 500 gramas, o preço de R$ 18,45 pelo serviço. Caso o objeto ultrapasse meio quilo, o valor do serviço é o mesmo do Sedex.

Um detalhe importante: esses preços podem ser alterados a qualquer momento, portanto, quando estiver lendo este artigo pode ser que os valores sejam outros.

Como rastrear uma carta registrada?

O rastreio da carta registrada é mais simples do que muitos pensam! O serviço está disponível no site e aplicativo dos Correios e é fácil de ser utilizado. A seguir, apresentamos um passo a passo sobre como rastrear carta registrada no site:

  1. Acesse o site dos Correios;
  2. Na página inicial, localize o serviço “acompanhe seu objeto”;
  3. Informe o código de rastreio do objeto, CPF do remetente ou CNPJ;
  4. Clique na lupa para consultar.

Se optar por usar o código, ele é composto por 13 caracteres, sendo 4 letras e 11 números. Confira o comprovante de pagamento e postagem da carta para verificar essa informação.

Vale lembrar que na carta registrada as informações sobre a correspondência são relativas ao horário em que os dados entraram no sistema dos Correios. Portanto, não são em tempo real.

Somente dois serviços disponibilizam informações de rastreamento em tempo real: Sedex Hoje e Sedex 12. Logo, se quiser ter maior controle sobre a correspondência, é melhor optar por esses serviços.

Como funciona o prazo de entrega?

O prazo de entrega depende da distância entre os CEPs de origem e de destino. Normalmente, conta-se o dia da postagem e dias úteis, pois as entregas não são feitas no final de semana e feriados.

É possível consultar o prazo como informamos acima, mas o resultado dessa consulta é somente uma previsão, pois fatores externos podem atrasar a entrega, como chuvas e dificuldade de acesso ao local de destino.

Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.

Deixe seu comentário

/* */