Novas ferramentas do Detran aplicativo: veja aqui quais são elas!

Muito das burocracias existentes no Detran podem ser resolvidas pela internet, principalmente com a tecnologia chegando em nosso dia a dia para conseguir desenrolar muitas dos trâmites considerados simples, mas que acabam ficando difíceis quando incluídos em forma de processos.

Você sabia que novas ferramentas foram incluídas no Detran aplicativo do Distrito Federal e podem ser utilizadas pelos motoristas do Brasil, tudo de forma a reduzir a burocracia e ainda assim facilitar o processo?

Veja aqui quais são elas, como devem ser feitas e como incluir essa facilidade em seu dia a dia.

Novas ferramentas no aplicativo do Detran: quais são elas?

Novas ferramentas no aplicativo do Detran: quais são elas?

Disponibilizado no aplicativo do Detran DF, por meio dele o motorista terá cinco novos serviços disponíveis para facilitar o uso do mesmo no dia a dia, são as ferramentas:

  • Conversão de autuação em advertência;
  • Conversão de autuação em penalidade;
  • Auto identificação de condutor infrator;
  • Mudança de placa para modelo Mercosul;
  • Recolocação de placa.

O acréscimo dessas ferramentas ajuda para que menos pessoas tenham que ir até o Detran físico para procurar resolução. Conforme dados divulgados pelo Detran, entre o mês de janeiro até setembro, cerca de 56 mil pessoas foram até os postos existentes para fazer a auto identificação de condutor infrator, da conversão da placa para o modelo Mercosul e por fim, a reposição da placa.

Por meio do aplicativo do Detran Digital, é permitido que a prova de vida seja realizada apenas com uma imagem facial feita pelo próprio aparelho celular, sem ter que se tenha a necessidade de ir até o posto para efetivar o procedimento. Nos meses que virão, serão disponibilizados mais 20 novos serviços, sendo que está previsto até para o final de 2021, mais 80 serviços disponibilizados, facilitando a vida tanto do motorista que precisa resolver alguma questão, quando o trabalhador do Detran, que pode focar o atendimento físico em menos questões.

Por meio do aplicativo do Detran digital, o motorista tem as seguintes opções de serviços:

  • Agendamento do atendimento presencial;
  • Alteração do endereço correspondente da CNH;
  • Alteração do endereço cadastrado no veículo;
  • Auto identificação do condutor infrator;
  • Autorização do estacionamento para idoso;
  • Consulta da CNH e questões relacionadas;
  • Consulta de veículos;
  • Conversão autuação em advertência;
  • Conversão de autuação em penalidade;
  • Emissão do CRLV digital;
  • Emissão da 2ª via de CRV;
  • Mudança da placa comum para o modelo Mercosul;
  • Recolocação de placa.

Agora que você já sabe quais são os serviços já disponibilizados dentro do aplicativo do Detran do Distrito Federal, fica muito mais fácil de saber quando ir até o local físico, diminuindo o tempo gasto em questões burocráticas.

Muitas das questões que acumulam altos valores para o motorista realizar o pagamento acontecem pelo esquecimento ou por não se estarem atentos as datas existentes, dessa forma, veja abaixo como ficar de olho nos dias e nos valores.

Atenção aos impostos cobrados!

Todo início do ano os motoristas devem ficar atentos para realizar o pagamento dos impostos relacionados ao veículo, principalmente aqueles considerados mais caros e que do contrário, podem trazer muitos juros e demais taxas para pagamento posteriores.

Isso acontece quando o assunto é IPVA – Imposto Predial sobre Veículos Automotores – , CRLV, chamado comumente de licenciamento, DPVAT e demais multas ou questões que estejam pendentes no veículo em questão.

Dessa maneira, é possível fazer sua consulta rapidamente por meio do site do Detran, seja ele do Distrito Federal ou de demais estados, basta ter algumas informações do seu veículo, comumente o número de Renavam e pronto, procurar o campo de busca rapidamente no site oficial do órgão estadual.

Dessa maneira, ao se programar para o pagamento desses impostos, além de estar em dia com a legislação brasileira, você estará evitando possíveis custos a mais com taxas ou multas, sem ter o risco de sua carteira ser cassada ou também de perder o veículo em casos extremos.

É de obrigação do motorista estar em dia com o pagamento dos impostos e demais valores que estejam relacionados ao automóvel, somente assim estará dentro da lei. Muitos dos impostos podem ser parcelados, além de que é uma boa ideia começar a se programar no ano anterior para conseguir lidar com todas as contas que virão, garantindo assim toda a legalidade necessária.

Continue sempre acompanhando nosso site para receber demais informações sobre essa e demais questões relacionadas ao seu veículo. Fique por dentro.

Avatar
Jornalista formada pela PUCPR viciada em música de todos os tipos, livros e séries. Mestre em curiosidades inúteis, está sempre procurando fugir da rotina.

Deixe seu comentário