Nome negativado: entenda as regras para que uma empresa negative seu nome

Ter o nome negativado é um problema bem comum na sociedade brasileira. E em tempos de pandemia, o número de endividados aumentou.

Nesse contexto, muitos devedores recorrem às instituições financeiras com a finalidade de limpar o nome.

No entanto, embora todo cidadão negativado possua direitos, poucos sabem disso.

Por isso, hoje você vai entender as regras para que uma empresa negative seu nome! Continue a leitura.

Estar com o nome negativado significa o quê?

Nome negativado

Assim que é informado de que o seu nome está negativado, significa que você possui uma pendência financeira. E devido a isso, seu nome consta nos registros dos órgãos de proteção ao crédito.

Além do SPC, no Brasil, a pessoa pode ter seu nome negativado no CCF e também no Serasa.

Como sei que estou negativado?

Não há um prazo estabelecido pelo Código de Defesa do Consumidor para que o nome do inadimplente seja incluso nos órgãos de restrição ao crédito.

Assim, se dívida do consumidor estiver vencida há um dia, o nome dele já pode constar na lista de devedores.

Vale ressaltar que, assim que o Serasa é comunicado a respeito da pendência, em até cinco dias, esse órgão envia uma carta ao consumidor.

Depois que a carta é enviada, o devedor, sob o prazo de até 10 dias, precisa entrar em contato com a organização que possui pendência ou instituição para regularizar sua situação.

Quais são as regras para o nome negativo?

Ao todo são 5 regras pra negativar o nome do consumidor. Com o intuito de descomplicar, preparamos uma lista com todas elas. Confira a seguir:

  1. No Brasil, para negativar o nome do devedor, o credor precisa esperar até 30 dias. Depois desse prazo é que pode incluir o nome do devedor na lista de inadimplentes.
  2. Antes de o credor enviar notificação aos órgãos de proteção ao crédito, ele deve mandar, ao menos, três avisos ao devedor.
  3. A fim de evitar confusões, o credor deve escrever o nome do devedor de forma correta.
  4. Assim que o credor incluir o nome do devedor na lista do SCPC, ele deve informar ao cliente os requisitos para retirar o nome.
  5. As empresas que negativam o nome do consumidor, precisam respeitar como regra para pessoa negativada, retirar o nome dela dentro do prazo legal.

O nome negativado por quanto tempo?

Tendo como base a data de vencimento da dívida, existe um prazo máximo de 5 anos para que o nome da pessoa saia da lista dos órgãos de proteção ao crédito.

Ao fim desse prazo, o nome do negativado volta a ficar limpo, ou seja, o CPF da pessoa é retirado da lista de inadimplentes.

Em suma, um nome sujo pode permanecer negativado devido uma pendência financeira é de 5 anos.

Qual o tempo para o meu nome sair dos órgãos de proteção ao crédito?

Logo que você efetua o pagamento total da dívida, o Serasa estipula um prazo para que a empresa retire o seu nome da lista de inadimplentes.

Assim sendo, a organização tem até 5 dias úteis para retirar o seu nome da lista dos órgãos de proteção ao crédito.

Veja também: Cartão de crédito pra negativado

Como foi possível perceber, quem tem nome negativado, independente de qual for a pendência financeira, possui os seus direitos.

Paulo Victor Silva
Estudante do curso de Jornalismo pela UFES. Dono de uma mente inquieta e curiosa. Além disso, é amante da leitura e apaixonado pela música.

Deixe seu comentário