Detran PR – como consultar multas, emitir 2 via e abrir recurso

O Detran PR é o Departamento de Trânsito do Paraná, que atua na regulação e fiscalização do trânsito no estado, com responsabilidades como emissão de documentos de motoristas e autuação de condutores.

Quem comete infrações de trânsito é multado, o que significa que precisa pagar um valor específico e acumula pontos na carteira, podendo ter seu direito de dirigir temporariamente cassado.

Quer consultar multas, mas não sabe como? Esta ação pode ser realizada com total praticidade e gratuitamente pela internet. Veja, a seguir, como consultar multas no site oficial do Detran PR!

Multa Detran PR

Como consultar multas Detran PR

A consulta de multas é feita no site oficial do Detran PR, podendo verificar autuações, valores e situação de cada uma delas. Abaixo, apresentamos um passo a passo para realizar esse serviço. Acompanhe:

  1. Acesse o site do Detran PR;
  2. Clique em “serviços online”, disponível no menu principal;
  3. Selecione “consultar extrato de débitos de veículos”, se quiser verificar multas em aberto. Caso queira identificar multas pagas, clique em “consultar extrato de multas pagas”;
  4. Clique em “consultar”;
  5. Informe o Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores, informação disponível no canto superior do CRLV – Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos);
  6. Digite o conteúdo da imagem gerada pelo site, para autenticação do acesso;
  7. Clique em “pesquisar”.

Eventuais débitos associados ao veículo, entre eles as multas, serão listados. Será possível verificar o valor e data de pagamento de cada uma das multas, podendo controlar adequadamente as informações.

Consulta de multas no GIT Cidadão

Há, ainda, outra possibilidade de consulta de multas: por meio do GIT Cidadão, o sistema de Gestão de Infrações de Trânsito do Paraná, como exemplificado a seguir:

  1. Acesse a plataforma GIT Cidadão;
  2. Clique em “consultar multas”;
  3. Informe se seu veículo é nacional ou estrangeiro, o Renavam e placa;
  4. Marque a caixa de recaptcha;
  5. Clique em “consultar”.
Gestão de infrações do trânsito do Paraná

Como emitir guia de pagamento de multas Detran PR

Foi multado e quer emitir a guia de pagamento para regularizar a situação? Este serviço também pode ser realizado virtualmente no site GIT Cidadão, como indicado no passo a passo a seguir:

  1. Acesse o site GIT Cidadão;
  2. No menu de serviços, clique em “consultar multas”;
  3. Informe o Renavam e placa do veículo;
  4. Marque a caixa de recaptcha;
  5. Clique em “consultar”;
  6. Selecione a multa em aberto;
  7. Gere a guia de pagamento.

Também é possível emitir a guia de pagamento de multas no PIÁ, o sistema de inteligência artificial do governo do estado do Paraná. Veja um passo a passo para obter o documento:

  1. Acesse o PIÁ;
  2. Informe seu CPF e celular;
  3. Escolha o auto de infração que quer emitir a guia de pagamento.

A guia pode ser paga em qualquer banco que tenha conta, seja via internet banking ou aplicativo, basta utilizar o código de barras do documento. Procure quitar o débito dentro do prazo de imposição da multa.

O motivo disso é simples: quando paga no prazo, o valor da multa recebe um desconto de 20%, portanto, é possível economizar. Além disso, o pagamento em atraso inclui juros e demais correções.

O que acontece se não pagar a multa?

Há quem pense que não pagar a multa não gera problemas, mas não é isso o que acontece! Débitos associados ao veículo impossibilitam a realização do licenciamento anual e emissão do CRLV e CRV (Certificado de Registro do Veículo).

Sem esses dois documentos, o veículo se torna irregular, logo, não pode circular. Se mesmo assim o proprietário utilizar o automóvel, ele corre o risco de ser autuado com uma infração de trânsito gravíssima.

Em situações assim, o condutor é multado, acumula sete pontos na carteira de habilitação e ainda pode ter seu veículo apreendido, demandando mais gastos para reavê-lo.

Como indicar o condutor real para auto de infração?

Recebeu uma notificação de infração de trânsito, mas a multa não foi cometida por você? Neste caso, é possível indicar o real condutor, aquele que cometeu a infração. Esse serviço pode ser feito online e gratuitamente, conforme estas orientações:

  1. Acesse o site do Detran PR;
  2. Clique em “serviços on-line”;
  3. Em “infrações”, clique em “indicar condutor para auto de infração de trânsito do Detran-PR”;
  4. Clique em “protocolo on-line”;
  5. Leia as informações e clique em “li e concordo, incluir protocolo”;
  6. Informe dados sobre o auto de infração, veículo e real infrator;
  7. Finalize o serviço.

Além de indicar o real condutor pelo site do Detran PR, também dá para fazer esse procedimento pelo PIÁ, Correios e pessoalmente numa das unidades de atendimento do Detran.

Flavio Carvalho
Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.

Deixe seu comentário