Quais os melhores créditos imobiliários para contratar? Dicas

Para você que está pensando em comprar um imóvel, é o momento de começar a pensar nas opções para fazer um financiamento, principalmente porque isso fará total diferença não somente na hora de pagar pelo bem adquirido, mas também no valor final do mesmo.

O financiamento é uma forma que muitas pessoas usam desde os tempos antigos para conseguir comprar sua casa própria, isso porque nem sempre se possui toda a garantia necessária para quitar o valor do bem, dessa forma, os bancos inventaram o crédito imobiliário para financiamento, tanto para imóveis novos quanto para aqueles usados.

Essa modalidade muito divulgada pelo Governo, tem sofrido algumas mudanças relativas nos últimos meses, veja abaixo demais informações sobre.

Crédito imobiliários: o que você precisa saber!

Crédito imobiliários: o que você precisa saber!

A Caixa Econômica é o banco que concede de forma única 68% do crédito imobiliário do país, que ultimamente divulgou uma redução no limite do financiamento de imóveis usados, sendo que agora, o banco tem como referência o crédito imobiliário, que trará a oferta de no máximo 50% do valor total.

Isso seria um fator importante para desmotivar os consumidores na hora de comprar um imóvel, mas, acabou se tornando uma incentivadora para que a procura por novas ofertas de financiamento fossem feitas no mercado. Muitas instituições financeiras, estatais e particulares, estão na luta para conseguir colocar novas possibilidades para a população, o que faz com que a Caixa colocasse novos contrapontos de vantagem para que seja escolhida como foco para os novos compradores.

Veja abaixo algumas coisas que precisa prestar atenção na hora de procurar por demais possibilidades de financiamento, segundo seu perfil e também necessidades únicas:

Valor de financiamento mais alto

Para aquelas pessoas que tem que financiar quase todo o valor do bem, é indicado procurar por bancos que cheguem ao valor de 100%, ou que se aproximem ao máximo dessa porcentagem existente. É válido lembrar que não são todos os bancos que chegam perto desse montante, mas, é esperado que se aproximem entre 90% ou 80%, variando de acordo com o valor da sua renda.

Preste atenção em demais detalhes: na maioria das vezes quando há uma porcentagem muito alta de financiamento, as taxas de juro costumam estar acima do que se é esperado. Assim, verifique se vale a pena entrar nessa modalidade no momento ou se é uma melhor opção aguardar até que se tenha maior parte do dinheiro, para assim conseguir dar a entrada no imóvel, ou, conseguir parcelar uma maior porcentagem do valor.

Taxa de juros

A taxa de juros é conhecida por ser o fator decisivo para o consumidor na hora de escolher entre uma instituição e outra. Dentre todos os bancos existentes, a Caixa é a que oferece a menor taxa de juros, contando a partir de 5% ao ano. Demais instituições tem seus percentuais variáveis entre 9% até 10% ao ano. Dessa maneira, procure verificar se existe a possibilidade de colocar outras despesas com registro e demais documentações – que são requisitadas para comprar um imóvel -, dentro do processo de financiamento, principalmente se você tiver que parcelar esses valores. Assim, mesmo que as taxas estejam muito altas, podem continuar valendo a pena.

Prestações fixas

Caso esteja procurando por estabilidade, existem muitos bancos que fazem o financiamento por meio de prestações fixas, sendo que o pagamento é feito em até 15 anos. Isso dá a garantia para o consumidor de que o preço que você está arcando, não terá nenhum aumento, melhorando sua programação e organização para contas de longo prazo.

Rapidez da aprovação

Muitos bancos já sucumbiram a tecnologia, apostando diretamente na plataforma digital para que aconteça a contratação de um financiamento. Nesse caso, já é possível fazer o contrato de financiamento do seu imóvel sem ter que sair de casa, tudo por meio do seu computador, smartphone ou outro aparelho que tenha conexão direta com a internet, tudo isso com as demais vantagens já incluídas e que foram citadas acima.

Outro fator que vale a pena destacar é de que a maioria das instituições financeiras estão aceitando como parte do pagamento do financiamento imobiliário, o seu valor de FGTS, o que pode facilitar e muito a vida de vários brasileiros.

Não perca tempo e procure entender melhor sobre o financiamento que o seu banco está oferecendo, comparando com os demais – como é o caso da Caixa -, ainda lembrada como a melhor opção por entre os concorrentes.

Avatar
Jornalista formada pela PUCPR viciada em música de todos os tipos, livros e séries. Mestre em curiosidades inúteis, está sempre procurando fugir da rotina.

Deixe seu comentário