Matrícula escolar Rio de Janeiro 2021: nova fase já começou! Entenda como fazer a matrícula

O governo do Rio de Janeiro iniciou a segunda fase de pré-matrículas para estudantes da rede pública de ensino. Os interessados em uma vaga devem realizar um cadastro no site da SEEDUC (Secretaria de Estado de Educação) até hoje, dia 27 de janeiro.

Confira, aqui, como fazer a matrícula escolar Rio de Janeiro 2021 e como funciona para confirmar a vaga!

matricula facil rj 2021

Matrícula escolar online Rio de Janeiro 2021

A matrícula escolar Rio de Janeiro 2021 está em sua segunda fase. Nela, poderão se inscrever candidatos novos a vagas no ensino fundamental ou ensino médio da rede SEEDUC, bem como os alocados na primeira fase, mas que não confirmaram a matrícula.

Funciona da seguinte forma: o responsável legal pelo aluno realiza uma pré-matrícula online no site da SEEDUC, informando dados do estudante e uma instituição de ensino de seu interesse.

Então, o responsável legal deve comparecer à unidade de ensino no prazo estabelecido pela SEEDUC, para confirmar a matrícula e garantir a vaga. Na ocasião, será preciso apresentar documentos pessoais e do aluno.

Na primeira fase de matrícula online, o estado do Rio de Janeiro registrou 152.133 matrículas para as escolas da rede pública (ensino fundamental e médio).

Como fazer a pré-matrícula online RJ 2021

A pré-matrícula é feita gratuitamente no site da SEEDUC. Para facilitar seu trabalho, preparamos um passo a passo. Confira-o, a seguir, e saiba como proceder:

  1. Acesse o site Matrícula Fácil RJ;
  2. Clique em “faça a sua inscrição”;
  3. Informe o nome completo do candidato, de sua mãe, data de nascimento, rede de origem e clique em “continuar”;
  4. Selecione uma escola da rede municipal. Pode ser que somente uma opção seja disponibilizada. O sistema considera unidades próximas da residência do aluno;
  5. Finalize a pré-matrícula online.

Confirmação da matrícula escolar Rio de Janeiro 2021

É importante ressaltar que a pré-matrícula online não garante a vaga, é preciso confirmá-la na escola, processo que é feito em até dois dias úteis a partir da inscrição. Portanto, o procedimento vai até o dia 29 de janeiro.

Mas, como fazer a confirmação da matrícula Rio de Janeiro? Simples, o responsável legal pelo aluno deve comparecer à escola eleita e apresentar a seguinte documentação:

  1. RG e CPF do aluno, se tiver. Caso não tenha, apresente certidão de nascimento ou qualquer outro de identificação que os substitua;
  2. Comprovante de endereço atualizado (com três meses). Deve ter o mesmo endereço informado na pré-matrícula online;
  3. Histórico escolar ou declaração da última escola que indique a série para a qual o aluno está habilitado;
  4. Carteira de identidade e CPF do responsável legal, se o aluno tiver menos de 18 anos de idade (cópia e original);
  5. Laudo médico que comprove deficiência física, se for o caso;
  6. Atestado médico para prática de atividade física de alto rendimento, se for um caso de matrícula em escola com ensino médio vocacionado ao esporte.

Se não tiver todos os documentos, compareça à unidade de ensino com os que possui e verifique a possibilidade de apresentar o que falta em um outro dia. De modo geral, isso é liberado porque a escola não pode negar a matrícula para o aluno.

Mesmo assim, providencie o documento o quanto antes, para não correr o risco de a matrícula ser cancelada e transferida para outro aluno que está na lista de espera.

Transferência de unidade escolar

Os estudantes que já possuem matrícula ativa, mas querem se transferir de unidade escolar, também podem realizar esse procedimento online, no site da Matrícula Fácil. Neste caso, o processo de transferência tem início no dia 29 de janeiro.

Veja, a seguir, um passo a passo de como solicitar a transferência do aluno entre escolas da rede pública do Rio de Janeiro:

  1. Acesse o site Matrícula Fácil RJ;
  2. Clique em “transferência do aluno SEEDUC”;
  3. Preencha o formulário e selecione a escola de seu interesse.

Caso a escola não tenha vaga disponível no momento, o aluno pode realizar um cadastro de transferência informatizada e entrar em uma lista de espera.

Conforme as vagas forem disponibilizadas, o estudante ou seu responsável legal é convocado, por e-mail, para comparecer à escola e confirmar a matrícula, por meio da apresentação da documentação pessoal.

Flavio Carvalho
Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.

Deixe seu comentário