Local de prova ENEM 2020: como saber onde vou fazer a prova?

Por conta da pandemia do novo coronavírus, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2020 será bastante atípico. Para começar, a edição referente a este ano só será realizada no ano que vem. Por conta disso, a divulgação do local de prova de cada candidato também foi adiada no Enem 2020.

Normalmente, os locais de prova são divulgados em outubro, um mês antes da realização do Enem, que costuma ser em novembro. Sendo assim, a expectativa é que tanto os locais do exame impresso quanto os do exame digital sejam anunciados entre dezembro deste ano e janeiro de 2021.

A seguir, você poderá conferir como fazer para saber o seu local de prova no Enem 2020, porque é importante conhecer o lugar antes do dia da prova.

local de prova enem

Veja também
Isenção Enem – quem tem direito à isenção na taxa de inscrição.

Importância de conhecer o local de prova com antecedência

O Enem é o maior exame do Brasil, realizado em todos os Estados do país e no Distrito Federal. Como ele acontece na maioria das cidades brasileiras e abrange milhões de estudantes, são necessárias consideráveis forças-tarefas nos dias de prova.

Medidas como aumento na frota de ônibus e a adaptação de comércios nas regiões de aplicação do exame são comuns na tão aguardada data. Afinal, os estudantes precisaram se preparar para diversas situações em dia de Enem, não apenas a realização da prova em si.

Por isso, é fundamental conhecer o local de prova com antecedência para que evitar transtornos nesse momento tão importante para muitos jovens. Assim, os estudantes conseguem se programar para escolher o melhor caminho, por exemplo.

Quanto mais o candidato conhecer o percurso até o local de prova, menores as chances de ele se atrasar no dia. Além disso, dessa forma é possível antecipar imprevistos que podem surgir no dia, como uma via que tenha histórico de engarrafamentos, uma linha de ônibus que costume atrasar, e assim por diante.

Portanto, para se preparar para o Enem 2020 da melhor maneira possível, veja como consultar seu local de prova.

SAIBA MAIS
SENAI abre mais de 25 mil vagas de cursos em diversos estados do Brasil.

Como saber meu local de prova no Enem 2020?

Nos últimos anos, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) informa os locais de prova dos inscritos do Enem cerca de 20 dias antes da realização da prova.

O passo a passo para fazer esta consulta é bastante simples:

  1. Acesse a página do participante no site do Inep por meio deste link;
  2. Marque a imagem solicitada pela página para confirmação;
  3. Informe o número do seu CPF e a senha cadastrada por você no momento da inscrição;
  4. A seguir, você será direcionado para a página em que o seu cartão de confirmação ficará disponível para consulta. Nesta página é possível conferir informações como o seu local de prova, além de outros dados importantes sobre a sua inscrição no Enem 2020. Por conta disso, a recomendação é que todos os participantes imprimam este cartão para levar no dia da prova.

Se você não lembrar da senha gerada no momento em que fez sua inscrição, basta clicar na opção “Esqueci a senha”. Após isso, preencha todas as informações solicitadas para recuperação.

Além de poder conferir seu local de prova pela internet, você também deve receber em casa o seu cartão de confirmação. Nesse caso, não é necessário imprimi-lo na página do participante, pois você pode levar consigo o cartão que chegar pelos correios.

Vale lembrar que no ato de inscrição os estudantes podem escolher o município em que desejam fazer a prova. Mas o local de realização do exame é definido por meio de outro processo.

Novidades do Enem 2020

Além da alteração nas datas de prova e de divulgação dos locais de aplicação, o Enem 2020 já tem outras questões definidas para a sua realização.

Uma das principais novidades desta edição é o chamado “Enem Digital”, que acontece nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro. O MEC autorizou 19 Aplicar provas neste formato a partir desta edição, o que funcionará em caráter de teste.

Ao todo, serão aproximadamente 100 mil estudantes fazendo as provas do Enem 2020 por meio da nova ferramenta, o que representa 2% dos inscritos nesta edição. Segundo o MEC, a expectativa do MEC é que todos os alunos façam a prova no formato digital até 2026.

Além disso, outra questão desta edição é que a nota do Enem 2020 não será obrigatória para Sisu e ProUni em 2021. Dessa forma, ainda não se sabe como as notas do exame serão usadas nos programas de bolsas em universidades.

Como as novas regras ainda não foram divulgadas, segue em aberto como serão os critérios de classificação para estes programas.

Felipe Matozo
Estudante de Jornalismo no Centro Universitário Internacional Uninter e ator profissional licenciado pelo SATED/PR. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.

Deixe seu comentário