Licenciamento 2021 Detran São Paulo – consultas e valores
O licenciamento é um procedimento obrigatório anual que deve ser realizado por todo proprietário de veículo, para regularizá-lo e renovar o CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo).
Aqui, informamos como fazer o licenciamento 2021 Detran São Paulo, inclusive como consultar seu status e valor. Confira e saiba como realizar esse procedimento!

Consulta licenciamento 2021 Detran São Paulo
A consulta tem como finalidade verificar se há pendências inerentes ao veículo, entre elas as de licenciamento. Curiosamente, trata-se de um serviço que pode ser realizado pela internet, no site oficial do Detran SP, como indicado a seguir:
- Acesse a página de serviços online do Detran SP;
- Em “veículos”, clique em “seu veículo – pesquisas e certidões”;
- Selecione “seu veículo – débitos, restrições e vistorias”;
- Caso já tenha cadastro, informe seu CPF ou CNPJ e senha de acesso. Se não tiver, faça um informando seu CPF ou CPNJ;
- Preencha os campos com os dados do veículo;
- Selecione a opção “licenciamento”.
A página trará informações sobre o licenciamento, contemplando valor de taxa, eventuais débitos, datas de vencimento, entre outros dados associados ao procedimento.
Como fazer o licenciamento 2021 Detran São Paulo
O licenciamento 2021 Detran SP é um procedimento simples de ser realizado. Abaixo, apresentamos informações sobre como efetuá-lo de maneira prática. Confira:
Pague a taxa de licenciamento
O proprietário do veículo deve pagar a taxa de licenciamento e emissão do novo CRLV em agências bancárias, caixas eletrônicos, internet banking ou aplicativo do banco em que possui conta.
Para isso, basta informar o Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores), informação que pode ser obtida diretamente no CRLV, no canto superior do documento.
O sistema bancário reconhecerá automaticamente se existe algum débito associado ao veículo. Caso haja, será preciso quitar, também, essas taxas para realizar o licenciamento.
Acesse o CRLV online
Após o pagamento da taxa de licenciamento, o proprietário do veículo deve acessar o CRLV online, porque o documento não é mais encaminhado pelos Correios. É possível obtê-lo no site do Detran SP, conforme passo a passo a seguir:
- Acesse o site oficial do Detran SP;
- Clique em “entre ou cadastre-se”;
- Informe seu CPF ou CNPJ e senha;
- Selecione a opção “licenciamento”;
- Informe o Renavam e placa do veículo, bem como seu celular para encaminhamento de SMS com código de segurança;
- Baixe e imprima o CRLV.
Um detalhe importante: se preferir é possível obter o documento digital no aplicativo CDT (Carteira Digital de Trânsito), que pode ser baixado gratuitamente em smartphone com sistema operacional Android e iOS.
Tabela licenciamento 2021 Detran São Paulo
A tabela do licenciamento 2021 Detran SP ainda não foi liberada, mas a estimativa é que as datas sejam semelhantes às de anos anteriores. Se isso se confirmar, o licenciamento será feito de abril a dezembro de 2021, de acordo com o número final da placa do automóvel. Veja no site do Detran as datas oficiais quando divulgadas.

Valores e como pagar o licenciamento 2021 Detran São Paulo
O valor oficial do licenciamento 2021 Detran SP não foi divulgado, mas a estimativa é que seja superior ao de 2020, que foi de R$ 93,87. Para pagar a taxa é simples, basta quitá-la em bancos credenciados (Itaú, Bradesco, Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil).
O que impossibilita o licenciamento 2021 Detran SP?
Uma situação bastante comum é tentar pagar a taxa de licenciamento e não conseguir. Isso ocorre porque para fazer esse procedimento é preciso estar em dia com todas as obrigações do veículo, como multas, IPVA e seguro DPVAT. Portanto, para finalizar o licenciamento pague tais taxas.
O que acontece se não fizer o licenciamento 2021?
Há quem pense que o licenciamento é um procedimento que pode ser deixado de lado, mas não é assim que funciona. Ele é feito anualmente para renovação do CRLV e regularização da situação do veículo.
Quem não faz o licenciamento pode enfrentar sérios problemas com o Detran SP. Um deles é o crescimento da dívida de licenciamento, porque sobre o valor da taxa anual há incidência de juros e multa.
Outro problema é a impossibilidade de dirigir o automóvel com o CRLV vencido. Se for pego nessa situação, o motorista é autuado com uma multa, ganha sete pontos na carteira e pode ter seu veículo apreendido, o que demanda mais gastos para ser solucionado.
Deixe seu comentário