Licenciamento SC 2021 Detran – Consultas, Valores e Calendário

Entre as taxas obrigatórias que motoristas brasileiros devem pagar todos os anos para andar em conformidade com a lei, uma das principais é a de licenciamento SC.

O pagamento licenciamento SC 2021 é referente à renovação anual do Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV). É ele que garante que o seu veículo se mantenha regularizado, funcionando como uma autorização para circular livremente.

Se você é de Santa Catarina e quer manter a situação do seu veículo em dia, acompanhe o texto a seguir para se manter informado sobre o Licenciamento SC 2021.

licenciamento SC

O que é o Licenciamento SC 2021?

A taxa de licenciamento é um dos valores que devem ser pagos para renovar o CRLV do seu veículo, um documento de porte obrigatório em todo o país. Dessa forma, é necessário manter o pagamento desta taxa em dia, pois assim como a carteira de motorista, você sempre precisa ter o CRLV em mãos quando estiver dirigindo.

Mas não basta carregar o CRLV do veículo consigo, ele também precisa estar atualizado. Portanto, você deve pagar todos os anos os seguintes tributos para renovar a licença do seu veículo:

  • Taxa de licenciamento;
  • IPVA SC 2021;
  • Seguro obrigatório (DPVAT);
  • Multas de trânsito que estejam em aberto.

Quando o pagamento anual do licenciamento SC não for realizado dentro dos prazos estipulados, o veículo fica com o CRLV em situação irregular. Segundo determinação do Código de Trânsito Brasileiro, isso é considerado uma infração gravíssima.

Sendo assim, se você dirigir com o CRLV vencido estará sujeito à multa de R$ 293,47 e sete ponto na sua CNH. Além disso, o veículo pode ser apreendido e ficar temporariamente proibido de circular.

Por conta disso, é fundamental manter o pagamento do licenciamento SC 2021 e demais taxas em dia para evitar problemas. No tópico a seguir, vamos conferir como consultar a situação do seu veículo para saber quais são os débitos em aberto e outras informações.

Como consultar o Licenciamento SC 2021?

O Detran-SC conta com uma plataforma digital onde os motoristas catarinenses podem conferir a situação detalhada de seus veículos.

O processo para consultar estas informações e até mesmo gerar guias de pagamento é bastante simples, basta seguir o passo a passo abaixo:

  • Clique aqui para acessar o site do Detran-SC;
  • No quadro “Veículos”, digite os números da placa e do RENAVAM SC do seu veículo e clique em “OK”.

Na página seguinte, você poderá acessar informações mais detalhadas sobre o seu veículo, tanto em relação ao licenciamento SC 2021 quanto outras questões.

Valores e como pagar

Os valores das taxas de licenciamento costumam ser atualizados todos os anos pelo Detran-SC, mas com pouca variação de um ano para o outro.

Para o ano de 2021, ainda não foi divulgada a nova tabela de taxas, mas em 2020 o valor do licenciamento em 1ª via foi de R$ 123,53. A expectativa é que para o ano seguinte não haja muita diferença.

Em relação ao local de pagamento, o site do Detran-SC informa que tarifas como IPVA, seguro obrigatório e o licenciamento 2021 podem ser pagos em qualquer agência do Banco do Brasil.

Além disso, quem imprimir uma guia de pagamento a partir do site do Detran, seguindo o procedimento descrito no tópico anterior, também pode quitar o débito nos bancos Bradesco ou Itaú. Por fim, ainda é possível pagar estas taxas na cooperativa Creditran apresentando apenas o número do RENAVAM do veículo.

O Detran-SC destaca que não encaminha nenhum documento por meio de serviços postais. Para mais informações sobre essas regras, é só acessar o site do departamento.

Calendário de pagamento

Assim como a tabela de valores, o Detran-SC também não divulgou ainda o calendário de licenciamento de 2021. Sendo assim, podemos tomar como base a tabela referente ao ano de 2020, pois a tendência é que seja similar.

As tabelas funcionam com lógica semelhante ao calendário de pagamento do IPVA catarinense, ou seja, de acordo com o final de placa de cada veículo. Em 2020, os prazos para pagamento da taxa de licenciamento SC foram os seguintes:

  • Final de placa 1 – até 31 de Março;
  • Final 2 – até 30 de Abril;
  • 3 – até 31 de Maio;
  • 4 – até 30 de Junho;
  • 5 – até 31 de Julho;
  • 6 – até 31 de Agosto;
  • 7 – até 30 de Setembro;
  • 8 – até 31 de Outubro;
  • 9 – até 30 de Novembro;
  • 0 – até 15 de Dezembro.

Em caso de dúvidas, você pode entrar em contato com Detran-SC por meio do telefone (48) 3664-1800. O atendimento ao público é de segunda a sexta-feira, as 8h30 às 17h.

Estudante de Jornalismo no Centro Universitário Internacional Uninter e ator profissional licenciado pelo SATED/PR. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.

Deixe seu comentário