Licenciamento 2021 Detran Rio de Janeiro – consultas e valores
O licenciamento 2021 Detran RJ é um procedimento obrigatório que deve ser feito por todos os proprietários de veículos cariocas, para regularizar a situação de automóveis e renovar o CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo).
Aqui, falamos sobre como fazer o licenciamento 2021 Detran RJ, além de apresentar informações importantes sobre consultas e valores. Acompanhe e saiba como proceder!

Consulta licenciamento 2021 Detran RJ
O serviço de consulta deve ser realizado periodicamente pelo proprietário do veículo, para identificar antecipadamente se há débitos ou outras pendências que precisam ser resolvidas.
A consulta é feita gratuitamente no site do Detran RJ, basta estar conectado à internet e informar dados principais do veículo. Veja, a seguir, um passo a passo da consulta de licenciamento 2021 Detran RJ:
- Acesse o site oficial do Detran RJ;
- Informe o Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores, que pode ser verificado no CRLV);
- Digite o CPF ou CNPJ do proprietário;
- Marque a caixa de recaptcha;
- Clique em “consultar”.
Assim que finalizar esse passo a passo será possível verificar informações detalhadas sobre taxas do veículo, entre elas a de licenciamento, com consulta de status e valor.
Valor do licenciamento 2021 Detran RJ
O valor oficial da taxa de licenciamento 2021 Detran RJ ainda não foi divulgado, mas quando for é possível obter essa informação diretamente no site oficial do banco parceiro arrecadador, o Bradesco, como indicado a seguir:
- Acesse o serviço de consulta GRT (Guia de Regularização de Taxas), CRLV e licenciamento, no site do Bradesco;
- Informe o Renavam do veículo;
- Digite, no campo indicado, o conteúdo da imagem gerada pelo site;
- Clique em “continuar” e siga as recomendações dadas na página.
Essa é uma alternativa de consulta de débitos e valor da taxa de licenciamento que também permite a emissão do boleto para pagamento, garantindo maior praticidade.
Calendário licenciamento 2021 Detran RJ
O calendário de licenciamento 2021 Detran Rio de Janeiro ainda não foi divulgado, mas é provável que seja semelhante ao de anos anteriores. Se isso ocorrer, deverá ser realizado entre abril e agosto, conforme o número final da placa do veículo.
Mas, como saber qual é a data exata de vencimento do licenciamento? Simples: verifique o site oficial do Detran RJ, na página de calendário de licenciamento.
Como fazer o licenciamento 2021 Detran RJ?
Fazer o licenciamento 2021 RJ é mais simples do que parece. Veja, abaixo, o passo a passo que preparamos sobre como efetuar esse procedimento:
Pague a taxa de licenciamento
Quem é cliente do Bradesco consegue pagar a taxa de licenciamento somente informando o Renavam do veículo no menu de serviços de pagamento do internet banking, aplicativo do banco ou caixa eletrônico em uma agência.
Já quem não é cliente deve gerar a GRT, conforme passo a passo anterior. Procure pagar a guia dentro do prazo, para evitar a incidência de juros e multa. Se isso acontecer, será preciso gerar uma nova guia de pagamento com o valor atualizado.
A GRT funciona como um boleto tradicional, por isso pode ser paga em qualquer banco, em caixas eletrônicos, por internet banking ou aplicativo, utilizando o código de barras do documento.
Agende a retirada do CRLV
Depois que o pagamento da taxa de licenciamento for compensado, será preciso agendar a retirada do CRLV em um dos postos de atendimento do Detran RJ. Esse agendamento pode ser feito pela internet, no site do Detran, ou via telefone nos números (21) 3460-4040 / 3460-4041.

O que impossibilita o licenciamento?
Há quem tente pagar a taxa de licenciamento, mas não consiga. Isso ocorre porque para realizar esse procedimento não pode existir débitos associados ao veículo, o que abrange multas, IPVA e seguro DPVAT. Portanto, providencie o pagamento dessas taxas antes de realizar o licenciamento.
O que ocorre se não fizer o licenciamento?
O licenciamento anual é obrigatório e não o realizar pode trazer dois grandes problemas. Um imediato é o crescimento da dívida, já que sobre o valor da taxa há incidência de juros e multas.
Outro problema é a impossibilidade de circular com o veículo não regularizado e com CRLV vencido. Se optar por dirigi-lo nessas condições e for flagrado, o motorista recebe uma multa, acumula sete pontos na carteira e pode ter o veículo apreendido.
Deixe seu comentário