Licenciamento 2021 Detran Paraná – consultas e valores

O licenciamento 2021 Detran Paraná é obrigatório para todos os proprietários de veículos do estado. Trata-se de um procedimento anual feito para regularizar a situação do automóvel, bem como para renovação do CRLV, o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo.

Aqui, falamos sobre como consultar o licenciamento 2021 Detran Paraná, inclusive como saber valores e realizar esse procedimento. Confira e saiba como proceder para manter sua situação regular junto ao órgão.

licenciamento pr

Consulta e valor do licenciamento 2021 Detran PR

A consulta do licenciamento 2021 Detran PR é um procedimento gratuito, que pode ser realizado online no site do órgão. Nele, será possível obter informações sobre o procedimento, bem como saber seu valor. Veja, a seguir, um passo a passo para consulta:

  1. Acesse a página de consulta consolidada do veículo, no site do Detran PR;
  2. Informe o Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores, que está no CRLV, especificamente na parte superior do documento);
  3. Digite o conteúdo da imagem de controle;
  4. Clique em “pesquisar”.

É importante mencionar que essa consulta também permite verificar outras informações sobre o veículo, como status do seguro DPVAT (Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre) e IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores), multas, restrições financeiras, registros de roubo, recalls, entre outras.

Como fazer o licenciamento 2021 Detran PR

O licenciamento é um procedimento descomplicado: basta pagar a taxa do serviço. Existem diferentes formas de efetuar o pagamento, todas listadas abaixo:

Pela internet

  1. Pelo PIÁ (Paraná Inteligência Artificial), basta informar seu CPF e telefone celular, acessar o serviço de licenciamento e emitir a guia de pagamento;
  2. No site do Detran PR, na página de consulta consolidada do veículo. É só acessar o serviço, informar o Renavam, acessar “licenciamento” e gerar a guia.

Pelo aplicativo Detran InteliGente

  1. Baixe o aplicativo Detran InteliGente na App Store ou Play Store. A ferramenta é gratuita;
  2. Digite o Renavam e siga as orientações dadas na tela para cadastro;
  3. Acesse o serviço de licenciamento e emita a guia de pagamento.

É importante mencionar que a guia de pagamento do licenciamento vence dois dias após sua emissão. Se não conseguir quitar no prazo, será necessário gerar uma nova guia.

Caso o prazo oficial de pagamento estabelecido pelo Detran PR também tenha vencido, haverá incidência de multas e juros sobre a taxa, por isso o valor final será maior.

Calendário licenciamento 2021 Detran PR

O calendário de licenciamento 2021 PR ainda não foi divulgado, mas costuma funcionar da seguinte forma:

  1. Para veículos 0 km, o prazo de pagamento é no exato momento do registro, antes do emplacamento;
  2. Demais veículos possuem vencimento no segundo semestre, com data estabelecida de acordo com o número final da placa.
licenciamento detran pr

Como emitir o CRLV-e

O Detran PR não emite mais o CRLV em papel, apresentando como substituição a versão eletrônica do documento, o CRLV-e. Existem diferentes formas de emitir o documento, todas listadas a seguir:

Aplicativo Carteira Digital de Trânsito

  1. Baixe o aplicativo CDT na App Store ou Google Play;
  2. Informe o código de segurança registrado no CRV (Certificado de Registro do Veículo) e o Renavam;
  3. Adicione seu veículo ao aplicativo;
  4. Baixe o CRLV-e.

Caso seu CRV não tenha um código de segurança, procure um posto de atendimento do Detran PR para emitir o documento.

Internet

  1. Acesse a página de emissão do CRLV-e no site do Detran PR;
  2. Clique em “ainda não sou cadastrado” e realize um cadastro;
  3. Digite o código de segurança do CRV, placa do veículo e Renavam;
  4. Baixe o CRLV-e.

O que impossibilita o licenciamento?

Se o veículo tiver débitos de IPVA, seguro DPVAT ou multas não será possível realizar o licenciamento anual. Por isso, recomenda-se que o proprietário consulte a situação do veículo e regularize quaisquer pendências antes de pagar a taxa de licenciamento anual.

Consequências de não realizar o licenciamento

Não fazer o licenciamento pode gerar consequências sérias para o proprietário do veículo. Uma delas é o crescimento da dívida, uma vez que sobre o valor da taxa do licenciamento há incidência de juros e acréscimos de mora.

Outra consequência é a impossibilidade de circular com o veículo não licenciado. Se for pego dirigindo com o CRLV vencido, será autuado com uma infração gravíssima, o que significa o pagamento de multa de valor elevado, acúmulo de sete pontos na carteira e possibilidade de apreensão do veículo.

Flavio Carvalho
Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.

Deixe seu comentário