Licenciamento 2021 Detran Minas Gerais – consultas e valores

O licenciamento é um procedimento obrigatório a ser realizado por todo proprietário de veículos, com a finalidade de regularizar a situação desses bens junto ao Detran e renovar o CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo).

Aqui, falamos sobre o licenciamento 2021 Detran MG, como realizar a consulta de sua situação e valores. Confira e saiba como fazer esse e demais procedimentos!

Como funciona o licenciamento 2021 Detran MG

O licenciamento é feito de forma simplificada, basta pagar a taxa estabelecida pelo Detran MG no prazo divulgado no calendário. Esse prazo leva em consideração o número final da placa do veículo.

O pagamento é feito em bancos credenciados e depois de o sistema do órgão reconhecê-lo, libera o CRLV online para impressão. Portanto, o documento não é mais encaminhado pelos Correios.

Consulta licenciamento 2021 Detran MG

A consulta do licenciamento 2021 Detran Minas Gerais pode ser feita online, no site oficial do órgão. Nela, será possível verificar o status do licenciamento, bem como o valor da taxa cobrada para realizá-lo. Veja como fazer a consulta licenciamento Detran MG:

  1. Acesse a página de consulta de situação do veículo no site do Detran MG;
  2. Informe a placa e o chassi do veículo, dados que estão no CRLV;
  3. Marque a caixa de recaptcha, para autenticar seu acesso;
  4. Clique em “pesquisar”.

Além de verificar informações sobre o licenciamento, a consulta também permite identificar a existência de multas, restrições financeiras, impedimentos e status do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) e seguro DPVAT (Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre).

Calendário licenciamento 2021 Detran MG

O calendário oficial do licenciamento 2021 Detran MG ainda não foi divulgado, mas a expectativa é que datas máximas de realização sejam equivalentes às de anos anteriores.

Caso isso se confirme, o licenciamento deverá ser realizado de janeiro até março de 2021. Para saber o calendário do licenciamento, confira o site oficial do Detran MG.

Como fazer o licenciamento 2021 Detran MG

Fazer o licenciamento Detran MG é rápido e descomplicado. Confira, a seguir, um passo a passo de como esse procedimento é realizado:

  1. Pague a taxa de licenciamento em um dos bancos credenciados ao Detran MG, obedecendo o prazo estipulado ao ano de exercício;
  2. Acesse o CRLV online no site do órgão ou aplicativo CDT (Carteira Digital de Trânsito).

Está em dúvida sobre quais seriam os bancos credenciados? A lista abrange as principais instituições financeiras do país, tais como:

  1. Banco do Brasil e seus correspondentes bancários (Mais BB e Correios);
  2. Itaú;
  3. Bradesco;
  4. Caixa Econômica Federal e seus correspondentes bancários (agências lotéricas);
  5. Sicoob;
  6. Mercantil do Brasil;
  7. Santander.

O pagamento pode ser feito de duas formas: com guia de arrecadação emitida no site do Detran MG, especificamente na página de consulta da situação do veículo, conforme passo a passo anterior.

Como acessar e imprimir o CRLV

Fez o licenciamento Detran MG, mas não sabe como acessar e imprimir seu CRLV? Estes procedimentos são realizados online no site do órgão, como indicado a seguir:

  1. Acesse a página de impressão CRLV Detran MG;
  2. Informe a placa do veículo, CPF ou CNPJ do proprietário, CRV (Certificado de Registro do Veículo) e Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores). Estas duas últimas informações podem ser obtidas no CRLV;
  3. Marque a caixa de recaptcha;
  4. Clique em “pesquisar”.

Se quiser utilizar o CRLV digital, é possível por meio do aplicativo CDT, que pode ser baixado gratuitamente nas lojas de apps Google Play ou App Store. Para visualizá-lo será preciso ter cadastro no site gov.br, que poderá ser acessado pelo aplicativo.

O que impede o licenciamento?

Tentou pagar a taxa de licenciamento 2021 Detran MG, mas não conseguiu? Isso ocorre por dois motivos principais. Um deles é a existência de restrições judiciais ou administrativas associadas ao veículo.

Outro motivo é a existência de débitos inerentes ao veículo, como multas, IPVA e seguro DPVAT. Portanto, antes de pagar a taxa de licenciamento, providencie a quitação de tais débitos.

O que acontece se não fizer o licenciamento?

Ao não efetuar o licenciamento, o CRLV vence e o veículo fica em situação irregular. Se for flagrado dirigindo nessas condições, o motorista será autuado com uma infração gravíssima, que tem como punição 7 pontos na carteira, pagamento de multa e possibilidade de apreensão do veículo.

Flavio Carvalho
Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.

Deixe seu comentário