Licenciamento DF 2021 Detran – Consultas e valores

Para proprietários de veículos, um dos principais tributos que deve ser pago é o licenciamento anual. E ao contrário do IPVA, que é isento para veículos mais antigos, o licenciamento deve ser pago por todos os proprietários. A seguir, vamos conferir as informações sobre o Licenciamento DF 2021.

O documento rotineiramente chamado de licenciamento é o CRLV – Certificado de Registro e Licenciamento do do Veículo. Ele é responsável por garantir a regularidade do veículo, e serve como uma autorização para circulação.

atenção: o não pagamento do CRLV em dia pode gerar multas para o condutor e apreensão do veículo. Portanto, para você que é do Distrito Federal não ter risco de ficar com a situação do seu veículo irregular, veja a seguir tudo sobre o Licenciamento DF 2021.

licenciamento df

Licenciamento DF 2021 deve ser pago em dia

O CRLV é um documento de porte obrigatório para motoristas de todo o país, ou seja, assim como a carteira de motorista, ele sempre deve estar com você quando estiver dirigindo. E mais do que isso, este documento precisa estar sempre atualizado.

Para atualizá-lo, todo motorista deve pagar a taxa de licenciamento em dia todos os anos. Quem não paga este documento em dia fica com ele “vencido”, o que é passível de multa e apreensão do veículo.

É o que diz o Código de Trânsito Brasileiro, que determina como infração gravíssima o ato de conduzir um veículo que não esteja licenciado. A multa é de R$ 293,47, mais sete pontos na CNH e recolhimento do veículo. Outra penalidade prevista para situações irregulares inclui a proibição temporária de circulação do veículo.

Portanto, para evitar transtornos e manter seu veículo regularizado, procure sempre manter em dia o licenciamento dele. E para manter tudo em ordem, também é necessário quitar outros débitos obrigatórios, como o DPVAT e o IPVA DF 2021, que também têm sua próprias regras e penalidades prevista por lei para casos de irregularidade.

Por fim, cabe destacar que para receber o documento atualizado é preciso pagar multas que estejam em aberto.

Valor e calendário de pagamento

Cada unidade federativa do Brasil calcula as taxas de licenciamento e alíquota do IPVA de forma diferente. No caso do Distrito Federal, o valor do licenciamento 2021 ainda não foi divulgado, até porque a regularização do documento de 2020 ainda está em aberto para muitos motoristas.

Para termos uma base de comparação, vale destacar os valores de anos anteriores. Em 2020, por exemplo, a taxa de licenciamento ficou em R$ 75,30. Sendo assim, a expectativa é que para o próximo ano o valor não se afaste muito disso.

O pagamento do Licenciamento DF 2021 deve ser feito em parcela única, e segue um calendário de vencimentos conforme a placa dos veículos. Normalmente, funciona assim:

  • Placas com final 1 e 2 – pagamento até 1º de setembro;
  • Final 3, 4 e 5 – até 1º de outubro;
  • Final 6, 7 e 8 – até 1º de novembro;
  • E final 9 e 0 – até 1º de dezembro.

Entretanto, cabe destacar que em 2020 todos estes prazos foram atrasados em um mês. Sendo assim, veículos com placas terminadas em 9 e 0, por exemplo, tem até o dia 31 de dezembro para para pagar o Licenciamento DF 2020.

Como pagar o Licenciamento DF 2021

Para pagar o licenciamento DF 2021 e manter este documento em dia, a primeira coisa a se fazer é emitir o boleto disponível no site do Detran-DF. Mas se você preferir aguardar, o órgão também envia a guia de pagamento por Correios quando o prazo de vencimento se aproxima.

Caso você prefira fazer este procedimento por do site do Detran, a plataforma também disponibiliza informações sobre a situação do seu veículo para consulta. Para acessar este sistema, basta seguir o passo a passo descrito abaixo:

  • Acesse o portal do Detran-DF clicando aqui;
  • Clique em “Consulta veículo – Débitos”;
  • Digite a placa e o Renavam do seu veículo nos campos indicados;
  • Marque a opção “Não sou um robô” e clique em “Consultar”.

Na página seguinte, você terá acesso ao sistema para gerar a guia de pagamento, e a mais informações sobre débitos referentes ao seu veículo. Conforme já dissemos, se houver alguma pendência você irá precisar quitá-la junto com a taxa de licenciamento DF 2021 para manter o veículo regularizado.

A guia pode ser paga em agências, caixas eletrônicos ou mesmo pelo internet banking dos bancos autorizados. São eles: Banco do Brasil, Caixa, Itaú, Citibank, Banco de Brasília, Banco Mercantil e Banco Cooperativo do Brasil. Além disso, também é possível efetuar o pagamento em casas lotéricas.

Em caso de dúvidas, é só ligar para a Central de Atendimento ao Cidadão do Detran-DF pelo número 154. Mas se você estiver fora do Distrito Federal, o telefone é o (61) 3120-9800.

Felipe Matozo
Estudante de Jornalismo no Centro Universitário Internacional Uninter e ator profissional licenciado pelo SATED/PR. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.

Deixe seu comentário