Licenciamento AM 2021 Detran – Consultas e valores

Quem é proprietário de veículo no Brasil já sabe: todo ano há uma série de débitos para quitar e manter a situação regularizada. Para os motoristas amazonenses, uma das taxas anuais mais importantes é Licenciamento AM.

Esta taxa está relacionada ao CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo), que deve ser renovado todos os anos mediante o pagamento do licenciamento e outras tarifas. É por meio deste documento que se mantém o seu veículo regularizado.

Para você que mora no Amazonas e quer saber mais informações sobre o Licencimento AM 2021, então acompanhe o texto a seguir para tirar as principais dúvidas relacionadas a este documento.

licenciamento am

O que é o Licenciamento AM 2021?

Conforme já dissemos, a taxa de licenciamento está relacionada à renovação do CRLV, que é um documento de porte obrigatório, assim como a carteira de motorista (CNH). Isso quer dizer que todo motorista sempre deve carregar consigo ambos os documentos.

Mas andar com o CRLV do veículo não é o suficiente para evitar problemas, pois ele também precisa estar atualizado. Para renovar esse documento todos os anos, os proprietários de veículos devem pagar a taxa de licenciamento AM e também outros tributos, tais como:

  1. IPVA AM 2021;
  2. Seguro Obrigatório – DPVAT;
  3. Multas que estejam em aberto.

Apenas com todos esses débitos em dia que os motoristas amazonenses podem renovar a licença dos seus veículos. Quem não fizer essa renovação anual do CRLV fica com o documento “vencido”, o que é considerada uma infração gravíssima pelo Código de Trânsito Brasileiro.

O Código de Trânsito prevê multa de R$ 293,47 e sete pontos na CNH para motoristas que trafegam com veículos com CRLV atrasado. Além disso, o veículo pode ser apreendido e ficar temporariamente impedido de circular.

Portanto, para manter a situação do seu veículo regularizada procure pagar o licenciamento AM 2021 em dia. E lembre-se que para a emissão de um documento atualizado também é preciso quitar quaisquer multas em aberto.

Como consultar o Licenciamento AM 2021?

Você pode consultar informações sobre a situação do seu veículo diretamente no site do Detran-AM. Na plataforma disponibilizada pelo órgão constam dados sobre o Licenciamento AM 2021 e alguns outros.

Confira a seguir o passo a passo para consulta do licenciamento AM 2021:

  1. Clique aqui para acessar o site do Detran-AM;
  2. Selecione a opção “Iniciar Processo”, destacada na cor laranja;
  3. Digite o número do Renavam ou do Chassi do veículo;
  4. Marque a caixa “Não sou um robô”, e clique em “Pesquisar”.

Pronto, agora você poderá acessar diversas informações sobre o veículo pesquisado, inclusive as taxas que estão em aberto. Além disso, nessa mesma página você consegue emitir a guia de pagamento do Licenciamento AM 2021.

Valor da tarifa e como pagar

No Amazonas, os valores para licenciamento variam conforme a situação do veículo, conforme você pode verificar na Tabela de taxas do Detran-AM. No entanto, cabe destacar que a média do licenciamento AM 2021, sem incluir valores de multas e IPVA, deve ficar em torno de R$ 100,00.

Em relação aos locais de pagamento do licenciamento anual AM, o site do Detran do estado informa os seguintes postos:

  • Banco Bradesco;
  • Caixa Econômica Federal;
  • Casas Lotéricas;
  • Caixas eletrônicos da Rede 24 horas.

Para quem quiser pagar pela internet, é possível fazer isso por aplicativos ou pelo Internet banking do Bradesco. Vale lembrar que o boleto só poderá ser pago se estiver dentro do prazo de vencimento.

Segundo o Detran, pagamentos realizados nos sábados, domingos e feriados só serão considerados pagos no primeiro dia útil subsequente.

Calendário de pagamento

A tabela de vencimentos do licenciamento AM é divulgada pelo Detran do estado todos os anos, e os prazos seguem de acordo com o final de placa dos veículos.

O calendário referente ao ano de 2021 ainda não foi divulgado, portanto, é importante ficar atento às notícias para não perder os prazos. No Amazonas, os motoristas têm a opção de pagar o valor do licenciamento parcelado em três vezes ou à vista – o que dá direito a descontos de 5% ou 10%.

Como as datas de vencimento de 2021 ainda não foram divulgadas, veja a seguir quais são os meses de pagamento para cada veículo:

  • Final de placa 1 – vencimentos em janeiro, fevereiro e março;
  • Final 2 – fevereiro, março e abril;
  • 3 – março, abril e maio;
  • 4 – abril, maio e junho;
  • 5 – maio, junho e julho;
  • 6 – junho, julho e agosto;
  • 7 – julho, agosto e setembro;
  • 8 – agosto, setembro e outubro;
  • 9  – setembro, outubro e novembro;
  • 0  – outubro, novembro e dezembro.

Em caso de dúvidas, você pode entrar em contato diretamente com o Detran do Amazonas. Os telefones para contato são (92) 3236-3783 e (92) 98458-8887.

Felipe Matozo
Estudante de Jornalismo no Centro Universitário Internacional Uninter e ator profissional licenciado pelo SATED/PR. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.

Deixe seu comentário