Licenciamento 2022 SP – Consulta, Valor e Como Vai Funcionar

Falar de licenciamento veicular é lembrar da obrigatoriedade anual para todos os proprietários de veículos. Mesmo ainda em 2021, há gente se preocupando sobre como funcionará o licenciamento do próximo ano.

O Licenciamento 2022 SP já é assunto para os motoristas paulistas, embora ainda seja cedo para a divulgação de informações oficiais.

No entanto, entenda mais sobre essa responsabilidade abaixo e prepare-se para 2022.

Como funciona o Licenciamento 2022 SP?

O licenciamento é um dos mais importantes documentos veiculares e, por sua obrigatoriedade, precisa ser renovado todos os anos por todos os motoristas brasileiros.

licenciamento digital

Isso porque é através desse documento (CRLV – Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos) que você tem certeza de que você está apto a dirigir em vias públicas do país.

Vale mencionar que o licenciamento é uma responsabilidade do estado, sendo que o Detran SP é quem publica o calendário com as datas de pagamento e as formas de quitação de tal débito.

Outro detalhe importante é que o motorista só consegue regularizar o licenciamento anual quando não possuir nenhuma outra pendência. Um exemplo é o pagamento do IPVA 2022 SP, que também possui prazos estabelecidos.

Calendário Licenciamento 2022 SP

O calendário de pagamento do Licenciamento 2022 SP tem como objetivo facilitar o condutor com o cumprimento dos prazos estabelecidos para quitação do débito.

Se o pagamento não for feito dentro do período correto, corre-se o risco de perder pontos na carteira, sofrer multas e até ter o veículo apreendido.

A tabela para o licenciamento leva em consideração o final da placa de cada veículo. Além disso, as datas para pagamento irão variar de acordo com o tipo de veículo.

Não há datas oficiais divulgadas para o Licenciamento 2022 SP, mas provavelmente irá envolver os meses de abril a dezembro.

Valor

Se permanecer como no último pagamento, o Licenciamento 2022 SP custará entre R$ 98 a R$ 131, dependendo do tempo de fabricação do veículo.

Pode ocorrer aumentos, por isso esses valores são apenas sugestivos para o próximo ano.

Como consultar e pagar Licenciamento 2022 SP?

Acesse o site oficial do Detran SP para consultar o valor do seu Licenciamento 2022 SP e ainda ter certeza de que você não possui outras pendências que podem atrapalhar a renovação!

Na tela principal, clique em “Infrações”, que está no menu e depois em “Acesse o serviço” no campo de “Consulte as multas, débitos e confira os dados completos de seu veículo”.

Se você já possui conta no Detran SP, faça seu login. Caso contrário será necessário criar um cadastro.

Para pagar o Licenciamento 2022 SP, você pode se dirigir até as casas lotéricas, caixas eletrônicos dos bancos conveniados ou mesmo pelo internet banking.

Depois da quitação, você pode fazer o download do documento digital (CRLV-e), pois não há mais impressão do documento físico.

Flavio Carvalho
Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.

Deixe seu comentário