Licenciamento 2022 RJ – Consulta, Valor e Como Vai Funcionar

O Licenciamento 2022 RJ já é assunto entre os cariocas, afinal ele envolve um dos mais importantes documentos para os motoristas, pois ele indica que você está com permissão de trafegar em vias públicas com seu veículo.

De natureza obrigatória, não há informações oficiais sobre o Licenciamento para 2022 no Rio de Janeiro ainda, porém você já pode tirar algumas dúvidas sobre como consultar e pagar essa responsabilidade!

Sobre o Licenciamento 2022 RJ

O CRLV é o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos, documento de responsabilidade do Detran do Rio de Janeiro, que também dispõe sobre valores e prazos para pagamento.

licenciamento digital

É importante lembrar que a não renovação do documento acarreta multa, juros e demais problemas, por isso é necessário se atentar ao período de pagamento do licenciamento.

Além disso, a emissão do novo CRLV – já devidamente renovado – só acontecerá se você não possuir quaisquer outras pendências junto ao Detran RJ. Dessa forma, você precisa quitar outros impostos, como o IPVA 2022 RJ, multas e o que mais possuir em débito.

Dirigir  com o licenciamento atrasado é uma infração gravíssima, que gera sete pontos na CNH e multa. Dependendo, você pode ter o veículo apreendido.

Quando pagar o Licenciamento 2022 RJ?

O pagamento do Licenciamento 2022 RJ ainda não foi oficialmente divulgado, porém é comum que todos os anos o Detran libere uma tabela com datas específicas e que levam em consideração o final da placa de cada veículo.

Com essa tabela, o contribuinte pode se atentar aos prazos e evitar atrasos!

No último licenciamento, o período de pagamento envolveu os meses de fevereiro, março e abril.

Valor do licenciamento

Não se sabe o valor oficial para o Licenciamento 2022 RJ ainda, porém no último pagamento ele ficou estabelecido em R$ 219,37.

O Detran RJ também é o responsável em divulgar o valor dessa taxa, por isso fique de olho no site. 

Como consultar e pagar o Licenciamento 2022 RJ?

A consulta, como dito, pode ser feita através do site oficial do Detran Rio de Janeiro. Para isso, siga os passos abaixo:

1– Entre na página,

2– Clique em “Veículos”, no menu principal,

3– Passe o cursor do mouse sobre “Consultas”, localizado no menu lateral à esquerda da tela, e clique em “Veja o cadastro de seu veículo”,

4– Digite a placa do seu veículo, marque a caixa de recaptcha e clique em “Consultar”.

O pagamento do Licenciamento 2022 RJ exige a emissão da guia de recolhimento. Esse documento pode ser emitido tanto pelo site do Detran Rio de Janeiro quanto pelo portal do Bradesco.

1– No site do Bradesco, clique em “Emitir seu boleto de GRD, DUDA, GRM e GRT”,

2– Digite o Renavam do seu veículo e a imagem de segurança. Clique em “Continuar”.

Lembre-se de não perder os prazos para evitar complicações futuras. Faça o pagamento do Licenciamento 2022 RJ dentro do período correto e dê o bom exemplo.

Flavio Carvalho
Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.

Deixe seu comentário