Licenciamento 2022 PR – Consulta, Valor e Como Vai Funcionar

O Licenciamento 2022 PR ainda nem foi divulgado oficialmente pelo governo do Paraná, no entanto os contribuintes já estão comentando sobre valores, datas e funcionamento.

Isso porque é bem comum programar-se para quitar esse valor logo para evitar problemas futuros, afinal vivemos em um país repleto de impostos que possuem datas específicas.

Veja aqui as informações sobre o licenciamento do Paraná para 2022 e comece a se organizar.

Sobre o Licenciamento 2022 PR

O licenciamento é uma obrigatoriedade anual em todos os estados do país, sendo que cada um define seus próprios valores e datas.

licenciamento digital

Por meio do pagamento, você renova o CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos), que é essencial para todo motorista, pois indica que o automóvel está livre para circular em vias públicas.

Além disso, é por meio do pagamento do licenciamento que se garante a quitação de outros débitos, como o IPVA 2022 PR e o seguro obrigatório, por exemplo, assim como possíveis multas, já que a renovação do CRLV só é permitida após estar com todas as pendências em dia.

Quando pagar Licenciamento 2022 PR?

Ainda não há divulgação de datas oficiais para o ano de 2022, mas você pode conferir as atualizações no site do Detran do Paraná.

Lembrando que a tabela de pagamento é dividida em datas conforme o final da placa de cada veículo, por isso o prazo deve ser respeitado para evitar multas, juros e até apreensão do veículo se for flagrado dirigindo com o CRLV atrasado.

Levando-se em conta os anos anteriores, é possível que o Licenciamento 2022 PR seja cobrado nas seguintes datas:

  • Placas com finais 1 e 2: agosto,
  • Placas com finais 3, 4 e 5: setembro,
  • Placas com finais 6, 7 e 8: outubro,
  • Placas com finais 9 e 0: novembro.

Acesse o site do Detran PR para as futuras informações do Licenciamento 2022.

Como consultar e valor do Licenciamento 202 PR?

No último ano, o Licenciamento do Paraná foi de R$ 86,50. Não se sabe se esse valor permanecerá para o ano de 2022, pois é o estado que faz o anúncio oficial. O que se sabe é que a tendência é de que seja o mesmo valor para todos os veículos, sem exceções.

Para consultar o seu licenciamento ou mesmo a situação geral de seu veículo, confira a página do Detran PR no link. Digite os dados solicitados – Renavam e senha da imagem do site. Depois, clique em “Pesquisar”.

Você pode aproveitar a página para emitir a guia de pagamento do licenciamento! 

Outra opção é pelo aplicativo Detran Inteligente (disponível para dispositivos Android e iOS) ou até presencialmente em uma das unidades de atendimento.

Flavio Carvalho
Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.

Deixe seu comentário