Licenciamento 2022 MS – Consulta, Valor e Como Vai Funcionar

Além do IPVA, existe um outro imposto veicular obrigatório e anual que deve ser pago por todos os motoristas. É o Licenciamento 2022 MS para quem reside no Mato Grosso do Sul. 

Todos os estados possuem suas regras para a cobrança do licenciamento, assim você deve ficar de olho nas notícias de sua região para não perder datas, valores e outras informações.

Confira aqui o que já se sabe sobre o Licenciamento 2022 MS!

Sobre o Licenciamento 2022 MS

O Licenciamento 2022 MS é a renovação anual do CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos), o documento que autoriza a circulação do seu automóvel pelas vias públicas do país.

trânsito ms

Com a atualização do mesmo, você comprova que está em dia com suas responsabilidades e que o veículo está apto a ser conduzido. 

A não renovação do CRLV pode causar multas, acúmulo de pontos na CNH e apreensão do veículo até o momento em que você consiga resolver suas pendências. Tanto não renovar quanto não apresentar esse documento consigo são infrações, por isso preste bastante atenção.

Vale ainda mencionar que você só consegue renovar o Licenciamento 2022 MS após a quitação do IPVA 2022 MS e de outras dívidas existentes com o Detran do Mato Grosso do Sul, ok? 

Quando pagar Licenciamento 2022 MS?

Cada estado determina as datas mais apropriadas para o pagamento do Licenciamento 2022 MS, assim há a criação de uma tabela com prazos de acordo com o número final da placa do veículo. 

Isso garante mais organização tanto para o estado quanto para o planejamento financeiro dos proprietários de veículos.

É importante saber que a tabela utilizada para o pagamento do Licenciamento 2022 MS é a mesma usada como base para o IPVA. 

Como ainda não se terá certeza sobre a cobrança do IPVA para 2022 no Mato Grosso do Sul, é possível que o Licenciamento 2022 aconteça também entre janeiro e maio.

Consulta Licenciamento 2022 MS

A consulta do Licenciamento 2022 MS visa auxiliar o condutor a acessar os débitos existentes. Por isso, você pode ter certeza de que não tem pendências não somente com o licenciamento, mas também com as outras dívidas que podem atrapalhar a renovação de seu CRLV.

Para tanto, faça o seguinte:

1– Acesse o site oficial do Detran MS,

2– Clique em “Veículo”,

3– Na lista ao lado, clique em “Consulta Débitos de Veículos”,

4– A seguir, digite as informações solicitadas: placa e Renavam do seu automóvel. Depois, vá em “Consultar”.

Pronto! Através disso, o sistema já consegue apresentar os dados mais importantes do seu veículo. É possível ainda imprimir a guia de pagamento por meio desse passo a passo, está bem?

CRLV Digital

Há algum tempo, a CRLV passou a não ser apenas física, mas também digital. Nesse caso, você pode ter esse documento em seu smartphone, sem necessidade de portá-lo em papel.

Se você notou na lista de serviços presente no site do Detran MS, viu que há a opção de “Download/Impressão CRLV”. Por lá, você consegue ter sua cópia virtual ou física (ele não é mais entregue na casa, você precisa fazer a impressão do mesmo).

Flavio Carvalho
Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.

Deixe seu comentário