Licenciamento 2022 MG – Consulta, Valor e Como Vai Funcionar

O licenciamento de veículos é obrigatório para qualquer contribuinte do país que possua um automóvel. Sua renovação é anual e serve para mostrar que o carro está liberado para trafegar em vias públicas com total segurança e com suas responsabilidades quitadas.

Cada estado define prazos e valores, por isso hoje você vai ficar por dentro do Licenciamento 2022 MG.

Sobre o Licenciamento 2022 MG

Para os mineiros, o Licenciamento 2022 Minas Gerais já vem sendo assunto, afinal ninguém quer perder prazos e pagar multa, não é?

licenciamento digital

O Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV) é o documento obtido através da renovação anual. Lembrando que o documento só será liberado após o pagamento dessa obrigatoriedade. 

O CRLV pode ser acessado pelo aplicativo CDT (disponível para Android e iOS) ou pelo site oficial do Detran Minas Gerais

Além de multas, não pagar o licenciamento pode gerar acúmulo de pontos na CNH e apreensão do veículo, se for pego dirigindo.

Quando pagar o Licenciamento 2022 MG?

O pagamento do Licenciamento 2022 MG só acontece se você quitou todas as pendências de seu veículo, como o IPVA, seguro obrigatório (caso ele retorne em 2022) e quaisquer multas.

Não há informações oficiais sobre as datas de pagamento do licenciamento de Minas Gerais para 2022, porém a tabela será liberada no período apropriado.

Se permanecer com datas similares aos últimos anos, o contribuinte terá que quitar essa obrigação até final de março.

Valor

O valor do último licenciamento foi de R$ 112,40. Não se sabe se o valor ficará menor ou maior para 2022, então fique de olho no site do Detran MG para ter certeza. 

Como pagar e consultar Licenciamento 2022 MG?

O pagamento do Licenciamento 2022 MG pode ser feito das seguintes maneiras:

  • Em terminais de autoatendimento dos bancos conveniados,
  • Por meio da emissão da guia de arrecadação.

Para os bancos, esteja com o Renavam em mãos. Já para a opção da guia de arrecadação, o documento pode ser emitido no site oficial da Secretaria de Estado da Fazenda de Minas Gerais.

Os bancos credenciados são:

  • Banco do Brasil,
  • Correios,
  • Itaú,
  • Bradesco,
  • Caixa Econômica Federal,
  • Mercantil,
  • Santander.

Na página da Sefaz MG, digite o Renavam e selecione o ano de exercício. Após, marque a caixa de segurança e clique em “Continuar”.

Para consultar informações sobre o Licenciamento 2022 MG, acesse o site do Detran MG.

1– Clique em “Veículos” no menu principal e vá em “Consultar situação do veículo”, 

2– Desça a tela e encontre os campos para digitar a placa e o chassi do seu veículo, marcando a caixa de segurança. Depois, clique em “Pesquisar”.

Aproveite para conferir se há outras pendências e obrigações a serem quitadas!

Flavio Carvalho
Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.

Deixe seu comentário