Licenciamento 2022 ES – Consulta, Valor e Como Vai Funcionar

Assim como em qualquer outro estado brasileiro, os proprietários de veículos no Espírito Santo precisam se preparar para o pagamento de taxas que envolvem o automóvel e que são essenciais para permanecerem dentro da lei.

Um deles é o famoso licenciamento, documento que serve para atestar que o veículo tem permissão para circular em vias públicas.

Saiba aqui as informações relacionadas ao Licenciamento 2022 ES!

Sobre o Licenciamento 2022 ES

A renovação do documento CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos) deve ser feita todos os anos e é um processo obrigatório. 

Se isso não foi realizado, você corre o risco de pagar multas, juros, ter o veículo apreendido e ainda acumular pontos na CNH. Você fica, de fato, sem permissão para dirigir.

Para que o CRLV seja renovado com facilidade, você precisa antes quitar qualquer outra pendência existente, como é o caso de multa, seguro DPVAT, IPVA 2022 ES, etc. Verifique isso no site do Detran Espírito Santo para não ter surpresas depois. 

crlv

Consulta Licenciamento 2022 ES

A consulta de suas pendências, valores e datas, por exemplo, é feita no site oficial do Detran ES. Você pode consultar a qualquer hora do dia:

1– Acesse o site oficial do Detran ES,

2– Clique em “Veículos”,

3– Logo, procure pelo botão “Consulta de veículos”,

4– Digite a placa e o Renavam do seu carro, além de informar a imagem de segurança no campo apropriado, e clique em “Ok”.

Valor

Lembrando que o valor do Licenciamento 2022 ES ainda não foi divulgado, mas provavelmente não passará de R$ 100. 

Com os passos citados acima, você pode tirar suas dúvidas e ter certeza de qual será o valor correto para o ano de 2022.

Quando pagar Licenciamento 2022 ES?

Para pagar o Licenciamento 2022 ES, é necessário acompanhar o calendário disponível e atualizado todos os anos. Você encontra essa tabela no site do Detran Espírito Santo ou no portal da Secretaria da Fazenda do ES.

O calendário tem como objetivo organizar os prazos, levando em consideração o número final da placa de cada veículo.

Dessa maneira, o prazo de pagamento ocorre justamente com as datas do IPVA 2022 ES, que ainda não foram divulgadas. 

É possível que, em cota única do IPVA, os prazos sejam deixados para março, abril, maio, junho e julho. É necessário atentar-se para o fim da placa, não esqueça disso! O licenciamento não pode ser parcelado!

Como não há nada divulgado oficialmente por enquanto, confira o site do Detran ES ou da Sefaz desse estado.

Como pagar?

Você pode emitir o boleto de Licenciamento 2022 ES no site do Detran, neste link.

Basta digitar a placa e o Renavam do seu veículo, informar os caracteres da imagem de segurança e clicar em “Ok”.

Após a emissão, você pode fazer o pagamento em unidades conveniadas ou por meio do internet banking. 

Flavio Carvalho
Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.

Deixe seu comentário