Licenciamento 2022 DF – Consulta, Valor e Como Vai Funcionar

O licenciamento é um documento fundamental para todos os motoristas do país, por isso deve ser renovado anualmente.

Confira as informações sobre o Licenciamento 2022 DF para saber quando deve pagar essa obrigatoriedade, como ela funciona e outras informações relevantes.

Sobre Licenciamento 2022 DF

O Licenciamento 2022 DF comprova que você está apto a dirigir pelas vias públicas brasileiras, pois é o documento chamado CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos), que deve estar sempre junto do motorista, assim como a CNH.

Hoje em dia, existe a versão física e digital do CRLV, o que facilita muito a vida de quem não gosta de carteiras cheias.

Pagando a taxa de licenciamento, você tem o certificado liberado para 2022, sendo necessário apenas renová-lo no próximo ano.

distrito federal

Quando pagar o Licenciamento 2022 DF?

O Licenciamento 2022 DF geralmente segue a tabela de pagamento do IPVA 2022 DF, por isso é também necessário ficar de olho no final da placa do seu veículo para conferir qual realmente é sua data limite de quitação!

Nesse caso, com o final da placa é provável que o pagamento ocorra da seguinte maneira – lembrando que não há datas oficiais ainda disponibilizadas pelo estado, ok?

  • Placas com finais 1 e 2: setembro,
  • Placas com finais 3, 4 e 5: outubro,
  • Placas com finais 6, 7 e 8: novembro,
  • Placas com finais 9 e 0: dezembro.

O pagamento do Licenciamento 2022 DF só é possível se você não possui qualquer outra pendência, então faça o pagamento do IPVA, de multas, seguro DPVAT e o que mais existir para que o Licenciamento seja possível de ser renovado.

Valor

O valor do Licenciamento é variável, por isso o do Distrito Federal pode estar em torno de R$ 100, enquanto outros estados podem cobrar até quase R$ 200.

Pagamento do Licenciamento 2022 DF

Há a possibilidade de quitar o Licenciamento 2022 DF em cota única, juntamente com a primeira parcela do IPVA DF do mesmo ano. Caso não seja possível, você pode parcelar o valor por meio do cartão de crédito.

Assim, você pode fazer essa negociação de parcelamento em postos de atendimento credenciados. Confira no site do Detran Distrito Federal a lista de empresas que parcelam o valor!

Consulta Licenciamento 2022 DF

Você pode consultar seu Licenciamento 2022 DF pelo site do Detran DF e estar ciente do que está pendente ou não em seu veículo, sabia?

Veja como:

1– Acesse a página,

2– Clique em “Acesse” no quadro de “Veículos”,

3– Depois, clique em “Portal de Serviços do Detran” para ser direcionado ao novo site. Você pode ainda usar o aplicativo Detran Digital, que está disponível para Android e iOS,

4– A seguir, vá em “Consulta veículo – débitos”,

5– Digite a placa e o Renavam do seu carro, além de selecionar a caixa de segurança. Logo, clique em “Consultar”.

Pronto! Você pode fazer o pagamento por esse portal inclusive! 

Flavio Carvalho
Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.

Deixe seu comentário