Licenciamento 2022 AL – Consulta, Valor e Como Vai Funcionar

O licenciamento 2022 AL é um procedimento obrigatório que deve ser feito por todo proprietário de veículo automotor no estado de Alagoas.

Sua finalidade é regularizar a situação do veículo, bem como renovar o CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo), que é um documento de porte obrigatório.

Aqui, você confere todos os detalhes sobre o licenciamento 2022 AL! Continue a leitura e saiba como consultar status, valor e outros detalhes sobre a taxa.

licenciamento digital

Consulta e valor do licenciamento 2022 AL

A consulta do licenciamento 2022 AL permite verificar o status do veículo, se ainda está regular e quando precisa realizar o procedimento. Além disso, possibilita conhecer o valor da taxa. A seguir, apresentamos um passo a passo para consulta no site do Detran:

  1. Acesse o site do Detran AL;
  2. Clique em “veículos”, item disponível no menu principal;
  3. Insira a placa e o Renavam do veículo;
  4. Marque a caixa de recaptcha;
  5. Clique em “consultar”;
  6. Verifique o status do licenciamento.

O Renavam é o Registro Nacional de Veículos Automotores, que está no canto superior do CRLV. Sem essa informação, não é possível realizar a consulta.

Como pagar o licenciamento 2022 AL?

O pagamento é feito em cota única (à vista) junto ao IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores). Para isso, basta gerar a guia de recolhimento no site do Detran AL ou Sefaz (Secretaria de Estado da Fazenda), conforme passo a passo abaixo:

  1. Acesse o site da Sefaz AL;
  2. Selecione a opção de emissão;
  3. Informe o Renavam e a placa do veículo;
  4. Clique em “consultar”;
  5. Selecione o IPVA + licenciamento;
  6. Salve o documento em seu dispositivo ou imprima o boleto.

O pagamento pode ser feito em qualquer instituição financeira da rede bancária credenciada. A lista possui bancos como a Caixa Econômica Federal, Bradesco e o Itaú.

Calendário de licenciamento 2022 AL

O calendário de licenciamento AL 2022 ainda não foi divulgado, mas as datas são semelhantes anualmente, somente com ajuste para que não caiam no final de semana ou feriado. Confira o calendário de 2021 para ter uma ideia de quando precisará pagar:

  • 26 de fevereiro: final de placa 1 e 2;
  • 31 de março: final de placa 3 e 4;
  • 30 de abril: final de placa 5 e 6;
  • 28 de maio: final de placa 7 e 8;
  • 30 de junho: final de placa 9 e 0.

CRLV Digital

Após o pagamento da taxa de licenciamento, o Detran emite o CRLV Digital, que é a versão eletrônica do documento. A seguir, indicamos como obtê-la:

  1. Faça o download do aplicativo Carteira Digital de Trânsito na loja de apps de seu celular;
  2. Abra o aplicativo, faça login ou crie um cadastro no sistema gov.br;
  3. Informe seus documentos no aplicativo;
  4. Acesse “veículo”, no menu principal, e selecione CRLV.

O que impede o licenciamento?

Caso não consiga realizar o licenciamento 2022 AL, o motivo mais provável é que tenha débitos em aberto associados ao veículo. Quando isso ocorre, o Detran bloqueia automaticamente o novo licenciamento.

Em casos assim, recomenda-se pagar os débitos de IPVA, multas, seguro DPVAT e licenciamentos antigos para depois fazer o novo licenciamento.

Mas, como saber se o carro está com dívidas? Basta realizar a consulta Renavam no site do Detran AL. Se seu automóvel não estiver com débitos em aberto, entre em contato com o Detran para saber como regularizar a situação.

O que acontece se não fizer o licenciamento?

O licenciamento é anual e obrigatório! Quando o proprietário do carro não o realiza, corre o risco de enfrentar problemas com o Detran. O problema imediato é o crescimento da dívida, uma vez que sobre o valor em atraso há incidência de juros e multa.

Outro problema é a impossibilidade de dirigir o carro, pois ele estará em situação irregular. Caso insista em dirigir nessa condição e for flagrado por um agente de trânsito do Detran, pode ser autuado com uma infração gravíssima.

Na prática, isso significa acumular sete pontos na carteira de habilitação e pagar multa de cerca de R$ 300,00. Além disso, há a possibilidade de ter o veículo apreendido, o que demanda gastos ainda mais altos para reavê-lo.

Flavio Carvalho
Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.

Deixe seu comentário