Licenciamento 2022 AC – Consulta, Valor e Como Vai Funcionar

O licenciamento 2022 AC é um procedimento anual obrigatório que deve ser realizado por todo proprietário de veículo automotor registrado no estado.

Trata-se de um procedimento que tem como foco regularizar a situação do automóvel, bem como renovar o CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo).

Aqui, indicamos tudo o que você precisa saber sobre o licenciamento 2022 AC! Confira e saiba como consultar valor e status, entre outras informações!

licenciamento

Como consultar o licenciamento 2022 AC

A consulta ao licenciamento 2022 AC é online no site do Detran. Trata-se de um procedimento gratuito e simples de ser realizado, basta seguir este passo a passo:

  1. Acesse o site do Detran AC;
  2. Selecione “veículos” e “serviços online”;
  3. Clique em “consulta SNG”;
  4. Informe o chassi;
  5. Clique em “consultar veículo”;
  6. Selecione a seção de débitos.

Como consultar o valor do licenciamento 2022 AC

A consulta ao valor do licenciamento 2022 AC também é feita online no site do Detran. Abaixo, indicamos como verificar o valor da taxa:

  1. Acesse o site do Detran AC;
  2. Selecione “veículos” e “serviços online”;
  3. Clique em “emissão de débitos do veículo”;
  4. Informe a placa e o Renavam;
  5. Clique em “consultar veículo”.

O Renavam é o Registro Nacional de Veículos Automotores, que é uma informação que está no CRLV. Essa consulta possibilitará verificar, também, características do veículo, multas, débitos de IPVA e seguro DPVAT.

Calendário de licenciamento 2022 AC

O calendário de licenciamento 2022 AC traz datas de pagamento da taxa definidas de acordo com o número final da placa do veículo. No Acre, os pagamentos ocorrem de março a outubro e coincidem com o calendário do IPVA.

As datas máximas de pagamento da taxa de licenciamento ainda não foram divulgadas, mas geralmente são semelhantes anualmente. Para comparação e que tenha uma ideia de quando precisará pagar a taxa, apresentamos o calendário de 2021:

  • Finais de placa 1 e 2: 31 de março
  • Finais de placa 3 e 4: 30 de abril
  • Final de placa 5: 31 de maio
  • Final de placa 6: 30 de junho
  • Final de placa 7: 30 de julho
  • Final de placa 8: 31 de agosto
  • Final de placa 9: 30 de setembro
  • Final de placa 0: 29 de outubro

A data de pagamento máxima do licenciamento é a mesma da última parcela do IPVA, se escolher quitar o imposto em até três vezes.

Como pagar o licenciamento AC 2022?

O pagamento da taxa de licenciamento é simples, é só gerar o boleto no site do Detran e quitar a taxa em um dos bancos da rede autorizada (Caixa Econômica Federal, Itaú, Bradesco, entre outros).

Há a possibilidade de pagar o boleto pessoalmente (neste caso ele precisa ser impresso) ou online, por meio do internet banking ou aplicativo do banco em que possui conta (é só informar o código de barras do documento).

Como emitir 2ª via do licenciamento AC 2022

A emissão da 2ª via do boleto de licenciamento AC é online e no site do Detran. A seguir, apresentamos um passo a passo para garantir o documento:

  1. Acesse o site do Detran AC;
  2. Selecione “veículos” e “serviços online”;
  3. Clique em “consulta SNG”;
  4. Informe o chassi;
  5. Clique em “consultar veículo”;
  6. Selecione a seção de débitos;
  7. Clique em “IPVA”;
  8. Gere o boleto. Há a possibilidade de salvá-lo em seu dispositivo ou de imprimi-lo imediatamente.

Como emitir o CRLV digital?

O CRLV digital está disponível para todos os proprietários de veículos do estado! Para baixá-lo em seu celular é simples, basta seguir este passo a passo:

  1. Baixe o aplicativo Carteira Digital de Trânsito na loja de aplicativos de seu celular;
  2. Faça login ou crie um cadastro gov.br;
  3. Cadastre seus documentos no aplicativo;
  4. Acesse “veículo”, no menu principal, e selecione CRLV.

O que acontece se não fizer o licenciamento AC?

Quando não faz o licenciamento, o veículo fica em situação irregular e não é possível conduzi-lo em vias públicas. Além disso, o CRLV perde a validade.

Se insistir em dirigir em condições assim e for flagrado por um agente de trânsito, será autuado com uma infração gravíssima, que consiste no acúmulo de 7 pontos na carteira, pagamento de multa de cerca de R$ 300,00 e na possibilidade de ter o veículo apreendido.

Flavio Carvalho
Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.

Deixe seu comentário