Licenciamento 2022 AC – Consulta, Valor e Como Vai Funcionar
O licenciamento 2022 AC é um procedimento anual obrigatório que deve ser realizado por todo proprietário de veículo automotor registrado no estado.
Trata-se de um procedimento que tem como foco regularizar a situação do automóvel, bem como renovar o CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo).
Aqui, indicamos tudo o que você precisa saber sobre o licenciamento 2022 AC! Confira e saiba como consultar valor e status, entre outras informações!

Como consultar o licenciamento 2022 AC
A consulta ao licenciamento 2022 AC é online no site do Detran. Trata-se de um procedimento gratuito e simples de ser realizado, basta seguir este passo a passo:
- Acesse o site do Detran AC;
- Selecione “veículos” e “serviços online”;
- Clique em “consulta SNG”;
- Informe o chassi;
- Clique em “consultar veículo”;
- Selecione a seção de débitos.
Como consultar o valor do licenciamento 2022 AC
A consulta ao valor do licenciamento 2022 AC também é feita online no site do Detran. Abaixo, indicamos como verificar o valor da taxa:
- Acesse o site do Detran AC;
- Selecione “veículos” e “serviços online”;
- Clique em “emissão de débitos do veículo”;
- Informe a placa e o Renavam;
- Clique em “consultar veículo”.
O Renavam é o Registro Nacional de Veículos Automotores, que é uma informação que está no CRLV. Essa consulta possibilitará verificar, também, características do veículo, multas, débitos de IPVA e seguro DPVAT.
Calendário de licenciamento 2022 AC
O calendário de licenciamento 2022 AC traz datas de pagamento da taxa definidas de acordo com o número final da placa do veículo. No Acre, os pagamentos ocorrem de março a outubro e coincidem com o calendário do IPVA.
As datas máximas de pagamento da taxa de licenciamento ainda não foram divulgadas, mas geralmente são semelhantes anualmente. Para comparação e que tenha uma ideia de quando precisará pagar a taxa, apresentamos o calendário de 2021:
- Finais de placa 1 e 2: 31 de março
- Finais de placa 3 e 4: 30 de abril
- Final de placa 5: 31 de maio
- Final de placa 6: 30 de junho
- Final de placa 7: 30 de julho
- Final de placa 8: 31 de agosto
- Final de placa 9: 30 de setembro
- Final de placa 0: 29 de outubro
A data de pagamento máxima do licenciamento é a mesma da última parcela do IPVA, se escolher quitar o imposto em até três vezes.
Como pagar o licenciamento AC 2022?
O pagamento da taxa de licenciamento é simples, é só gerar o boleto no site do Detran e quitar a taxa em um dos bancos da rede autorizada (Caixa Econômica Federal, Itaú, Bradesco, entre outros).
Há a possibilidade de pagar o boleto pessoalmente (neste caso ele precisa ser impresso) ou online, por meio do internet banking ou aplicativo do banco em que possui conta (é só informar o código de barras do documento).
Como emitir 2ª via do licenciamento AC 2022
A emissão da 2ª via do boleto de licenciamento AC é online e no site do Detran. A seguir, apresentamos um passo a passo para garantir o documento:
- Acesse o site do Detran AC;
- Selecione “veículos” e “serviços online”;
- Clique em “consulta SNG”;
- Informe o chassi;
- Clique em “consultar veículo”;
- Selecione a seção de débitos;
- Clique em “IPVA”;
- Gere o boleto. Há a possibilidade de salvá-lo em seu dispositivo ou de imprimi-lo imediatamente.
Como emitir o CRLV digital?
O CRLV digital está disponível para todos os proprietários de veículos do estado! Para baixá-lo em seu celular é simples, basta seguir este passo a passo:
- Baixe o aplicativo Carteira Digital de Trânsito na loja de aplicativos de seu celular;
- Faça login ou crie um cadastro gov.br;
- Cadastre seus documentos no aplicativo;
- Acesse “veículo”, no menu principal, e selecione CRLV.
O que acontece se não fizer o licenciamento AC?
Quando não faz o licenciamento, o veículo fica em situação irregular e não é possível conduzi-lo em vias públicas. Além disso, o CRLV perde a validade.
Se insistir em dirigir em condições assim e for flagrado por um agente de trânsito, será autuado com uma infração gravíssima, que consiste no acúmulo de 7 pontos na carteira, pagamento de multa de cerca de R$ 300,00 e na possibilidade de ter o veículo apreendido.
Deixe seu comentário