Licenciamento 2021 Detran RS: Consulta, Tabela e Mais

Todos os anos os brasileiros que possuem um veículo precisam começar a se preparar para os demais impostos que precisam ser pagos, visto que não é apenas ter um carro e sair por aí dirigindo pelos quatro cantos de nosso país.

Um dos impostos que precisam ser pagos anualmente é o licenciamento, ou como é conhecido por sua sigla: CRLV, visto que ele é um dos mais importantes e que permite a circulação do veículo em questão com todas as legalidades existentes.

Veja aqui informações completas sobre o licenciamento no estado do Rio Grande do Sul, como funciona o seu pagamento, quem precisa fazer e tudo que precisa saber.

Licenciamento 2021 Detran RS: Como Funciona?

O licenciamento é um imposto que deve ser pago todos os anos por todos os brasileiros, independente de qual estado seja. No caso do Rio Grande do Sul não é nem um pouco diferente para os gaúchos em questão.

Quer saber como tirar a segunda via do seu licenciamento 2021? Veja abaixo como funciona o procedimento e fique por dentro, não se perdendo por entre as datas ou correndo o risco de ter que arcar com demais taxas relacionadas:

  1. Acesse o site oficial do Detran RS, que é: https://www.detran.rs.gov.br/inicial;
  2. No menu principal, clique na opção “Menu” e depois em “Veículos”, conforme é possível acompanhar na imagem abaixo;
    Licenciamento 2021 Detran RS: Como Funciona?
  3. Agora, clique na opção “Licenciamento do Veículo”;
    Licenciamento 2021 Detran RS: Como Funciona?
  4. Agora, clique na opção “Consulta de veículos”;
    Licenciamento 2021 Detran RS: Como Funciona?
  5. Na próxima página, preencha demais dados com a placa do veículo e depois com o código Renavam do mesmo, clicando por fim no botão “Consultar”.
    Licenciamento 2021 Detran RS: Como Funciona?

Pronto, agora você já terá em suas mãos o novo boleto do Licenciamento 2021 Detran RS, podendo fazer o pagamento nos bancos que estão ali credenciados, tudo de forma rápida, simples e fácil.

Os bancos credenciados costumam ser:

  • Caixa Econômica Federal;
  • Banco do Brasil;
  • Casas Lotéricas;
  • Bradesco;
  • Itaú.

É importante ficar atento a data de pagamento do mesmo, visto que ele é um dos impostos mais importantes, visto que ele serve como uma vistoria de que seu automóvel está nas condições necessárias para conseguir circular pelo Brasil sem ser recolhido ou parado pela polícia.

Depois que o Detran RS receber a confirmação do pagamento, há um prazo de 7 dias para que o documento seja emitido para o endereço cadastrado pelo proprietário. É importante lembrar que esse prazo não quer dizer que chegará exatamente 7 dias depois do pagamento, variando de acordo com o dia que foi feito o depósito e demais variantes.

Qual o valor do licenciamento Detran RS?

Qual o valor do licenciamento Detran RS?

O valor do licenciamento do Rio Grande do Sul é atualizado todos os anos, podendo sofrer com o aumento, visto a inflação que costuma acontecer em nosso país. Mas, é válido lembrar que esse valor não costuma ser nada muito caro, visto que quando comparado aos demais impostos, ele é um dos mais em conta existentes.

O valor aproximado do licenciamento no Rio Grande do Sul é em torno de R$80,00, mas, em caso de dúvidas, é indicado esperar até que a tabela atualizada seja divulgada no site oficial do Detran RS.

Quando a importância do pagamento é informada, não é apenas um lembrete, mas sim uma forma de evitar demais consequências, visto que em caso do motorista ser parado pela polícia com o veículo sem esse documento pago, será multado no valor aproximado de R$293,47, além de perder 7 pontos em sua carteira, correndo o risco também de ter seu veículo apreendido.

Nesse caso, terá que pagar também os dias em que o veículo permanecer parado no pátio do Detran do Rio Grande do Sul, incidindo demais taxas no valor final.

Tabela do licenciamento RS

Como já informado, todos os anos a tabela de licenciamento costuma ser atualizada, mas, sua data não costuma ficar muito diferente dos anos anteriores. A data estabelecida varia de acordo com o número final da placa do veículo, veja abaixo o exemplo aplicado para o ano de 2015:

  • Final da placa 1, 2 e 3: dia 30/04;
  • Final da placa 4, 5 e 6: dia 31/05;
  • Final da placa 7 e 8: dia 30/06;
  • Final da placa 9 e 0: dia 31/07.

Mas, é importante verificar anteriormente se no ano de 2021 quais serão as atualizações ali introduzidas.

Continue acompanhando nosso site para demais informações sobre o Licenciamento e demais impostos brasileiros.

Avatar
Jornalista formada pela PUCPR viciada em música de todos os tipos, livros e séries. Mestre em curiosidades inúteis, está sempre procurando fugir da rotina.

Deixe seu comentário