Licenciamento 2021 Detran CE: Como Funciona?

Muitas pessoas têm o sonho de ter um carro próprio, porém, o que muitos não sabem, é de que os valores vão muito além daquele que será investido no veículo em si, mas também é preciso pensar nos impostos, manutenção do mesmo e demais gastos ocasionais que podem acontecer.

Você sabia que dependendo do seu estado, alguns impostos podem ser mais altos do que em demais localidades do nosso país? Veja aqui informações completas sobre o licenciamento 2021 no Detran do Ceará, como funciona, quem precisa pagar, valores e muito mais.

Veja aqui como funciona e não deixe de se manter informado sobre este e demais impostos do seu estado.

Licenciamento 2021 Detran CE: Como Funciona?

O licenciamento no estado do Ceará é uma taxa que precisa ser paga de forma anual por todos aqueles que possuem veículos dentro dessa localidade. É ele que garante com que os veículos que estão circulando em vias públicas, estão em plenas condições para isto, sendo considerado como obrigatório dentro do veículo para comprovação do motorista.

O valor desse imposto pode variar, visto que cada estado possui uma tabela única de valores, sendo que é comum que o pagamento do mesmo seja em conjunto com o próprio DPVAT.

Caso você more no estado do Ceará e queira saber como tirar sua segunda via do mesmo, veja abaixo um guia simples para conseguir o seu boleto e assim, evitar demais problemas de pagamento.

  1. Acesse o site oficial do Detran CE, que é: https://www.detran.ce.gov.br/;
  2. Agora clique na opção “Serviços”;
    Licenciamento 2021 Detran CE: Como Funciona?
  3. Na próxima página, selecione a opção “Licenciamento” conforme imagem demonstrativa abaixo;
    Licenciamento 2021 Detran CE: Como Funciona?
  4. Preencha as demais lacunas em branco com os dados referentes ao veículo que deseja consultar: placa, número de chassi ou Renavam e depois a sequência correta de segurança. Por fim, clique em “Confirmar”.
    Licenciamento 2021 Detran CE: Como Funciona?

Na próxima página você terá informações completas sobre o seu licenciamento, se existe alguma parcela em aberto de outros anos, se a deste ano já foi paga, quais são os valores esperados e se há o acréscimo de algum juro, por exemplo.

Qual a importância do licenciamento?

Como já foi dito, o licenciamento é um documento obrigatório para que o motorista possa circular com responsabilidade e legalidade por entre as ruas brasileiras. Ele geralmente é solicitado no caso de uma blitz, por exemplo.

Não ter o seu licenciamento do Ceará atualizado ou não estar com ele no momento que for solicitado, poderá resultar em uma multa alta, além da apreensão do veículo. Para se ter uma ideia, a falta dele dentro do carro ocasiona em uma multa gravíssima no valor de R$293,47, além do acréscimo de 7 pontos em sua carteira de motorista.

Não estar com o documento em mãos só é permitido quando os policiais ou agentes do trânsito que te pararem, tiverem acesso ao sistema e assim, possam verificar que o mesmo foi pago, verificando que a documentação está em dia. Mesmo assim, nunca se sabe quando ou quem irá te parar em uma blitz, portanto, procure ter o documento disponível em suas mãos, principalmente ele em formato físico.

Outra questão importante é que no estado do Ceará, há a possibilidade de acessar o documento por meio do seu celular, tudo por meio do aplicativo desenvolvido pelo órgão, dessa forma, você não terá demais problemas em caso de esquecimento, visto que a maioria das pessoas costumam andar com seu smartphone em demais circunstâncias.

Qual o prazo de pagamento do licenciamento Detran Ceará?

O prazo de pagamento do licenciamento do Detran Ceará para o ano 2021 ainda não foi divulgado, mas, baseando-se nos pagamentos dos anos passados, ele tem grandes chances de acontecer da seguinte forma:

  • Placas que terminam com final 1: pagamento em março;
  • Placas que terminam com final 2: pagamento em abril;
  • Placas que terminam com final 3: pagamento em maio;
  • Placas que terminam com final 4: pagamento em junho;
  • Placas que terminam com final 5: pagamento em julho;
  • Placas que terminam com final 6: pagamento em agosto;
  • Placas que terminam com final 7: pagamento em setembro;
  • Placas que terminam com final 8: pagamento em outubro;
  • Placas que terminam com final 9: pagamento em novembro;
  • Placas que terminam  com final 10: pagamento em dezembro.

Mesmo assim, vale a pena ficar de olho nas informações que serão disponibilizadas pelo site oficial, visto que alterações podem acontecer. Fique de olho em nosso site também, aqui estaremos sempre atualizando mais notícias.

Avatar
Jornalista formada pela PUCPR viciada em música de todos os tipos, livros e séries. Mestre em curiosidades inúteis, está sempre procurando fugir da rotina.

Deixe seu comentário