Leilão do Detran – Saiba como funciona

Comprar um veículo no leilão do Detran pode ser muito interessante. Isso porque você pode adquirir carros, motos e até peças para automóveis em ótimas condições e preços bastante acessíveis.

Porém muitas pessoas ainda não sabem como comprar um veículo pelo leilão do Detran. Mas fique tranquilo, pois preparamos algumas dicas para te explicar como funcionam esses procedimentos.

Como funciona o leilão do Detran

O leilão do Detran funciona exatamente da mesma forma que os leilões tradicionais que você já conhece: leva o veículo quem der o maior lance. O pagamento é à vista e deve ser realizado dentro do prazo estipulado pelo Detran.

Mas fique atento ao comprar um veículo de leilão, pois existe uma comissão de 5% referente ao trabalho do leiloeiro e dos custos com a documentação e guincho do veículo.

Mesmo com essa taxa, comprar um carro, moto ou qualquer outro veículo pelo leilão do Detran continua sendo uma boa opção, já que é bem mais acessível do que adquirir pela concessionária.

leilão do Detran

Tipos de veículos arrematados

Tanto no leilão do Detran quanto em outros tipos de leilões, diversos veículos podem ser arrematados. Entre eles: carros e motos populares e importados, caminhões, barcos, aviões, etc.

Além disso, também é possível encontrar lotes novos que fazem parte de frotas antigas de empresas e montadoras de carros. Veículos seminovos que foram apreendidos por falta de pagamento ou outros eventos, como roubos, peças de reposição originais em perfeito e estados e carcaças de veículos também estão nessa lista.

Comprar veículo no leilão do Detran

Apesar de saber que adquirir um veículo pelo leilão do Detran é seguro, muitas pessoas continuam com dúvidas em relação ao processo. Para saber a procedência do veículo, é necessário ler a descrição do produto, divulgada pelo leiloeiro no dia do evento. 

Mas como o leilão é feito pelo Detran, não precisa se preocupar, pois tudo é feito de acordo com a lei, já que é o Departamento de Trânsito que organiza o evento.

Você pode entrar no site do Detran e verificar a procedência, histórico do produto e qual a situação documental. Assim você fica por dentro de todas as informações que precisa para adquirir seu veículo de forma tranquila.

Também no site do Detran estão os calendários com as datas dos leilões a serem realizados. Basta acessar o site do Departamento de Trânsito do seu estado e conferir o calendário completo.

É muito importante ficar atento a essas informações antes de comprar o veículo, pois, caso ele tenha algumas avarias ou parcelas de IPVA atrasadas, você vai ter que se responsabilizar pelas dívidas e reparos.

Então, acesse o site do Detran e confira com muita atenção todos os dados sobre o produto a ser leiloado. Dessa forma, você vai ter certeza se vale a pena dar o lance e evita surpresas futuras.

Agora que você já entendeu mais sobre como funciona o leilão do Detran, já pode dar seu lance com a consciência tranquila. Mas não esqueça das dicas que te passamos, para que sua compra seja um investimento, e não uma dor de cabeça.

Avatar
Jornalista formada pela Universidade Luterana do Brasil de Canoas/RS.

Deixe seu comentário