Leilão de carro: saiba como funciona

Para quem deseja adquirir um veículo, assim como peças automotivas em boas condições por meio de um leilão de carro, deve se atentar a alguns detalhes.

Essas particularidades indicam se está fazendo um bom negócio. Pensando nisso, preparamos este artigo para que você entenda tudo sobre leilão de carro. Boa leitura!

Como funciona um leilão de carro?

Leilão de carro

Da mesma forma que são organizados os leilões tradicionais, ocorre um leilão de carro: a pessoa que dá o maior lance, é a vencedora. Isso significa que a oferta teve a maior quantia sobre o valor mínimo vigente.

Assim sendo, o dono da oferta vencedora tem um prazo estipulado para realizar o pagamento à vista. No entanto, algumas empresas gestoras de leilão concedem o parcelamento a quem venceu.

Além do mais, há uma comissão de 5% relativa aos custos com a documentação e guincho do veículo, bem como o trabalho do leiloeiro — profissional que atua na mediação da venda e compra de bens durante o leilão.

Quais são os tipos de veículos posso consumar?

Em um leilão de carro, você pode arrematar vários tipos de carros, como veículos populares ou importados, inúmeras marcas de caminhões e até aviões, que são considerados transportes de grande porte.

Fora isso, é comum encontrar também lotes novos pertencentes a frotas antigas de montadoras de carros e empresas, automóveis seminovos apreendidos por falta de pagamento, peças originais de reposição e carcaças de veículos.

Dúvidas frequentes sobre o leilão de carro

Dúvidas e inseguranças são sentimentos que muitas pessoas têm a respeito de um leilão de veículos. A fim de solucionar isso, te ajudaremos com a solução sobre as algumas dúvidas sobre essa modalidade de negociação.

O que faço para saber a procedência do veículo?

Uma forma de obter informações a respeito disso é procurar ler atentamente a descrição do produto. Geralmente, no dia do evento, o leiloeiro descreve e divulga o lote em questão ou, você pode procurar no site da empresa que está gerenciando o leilão.

Outra maneira de estar por dentro da procedência do veículo é através do site do DETRAN — Departamento Estadual de Trânsito. No site desse departamento, você verifica de onde veio o veículo, a situação documental e todo o seu histórico.

Existe seguro do veículo de leilão?

Sim, com toda a certeza você pode fazer seguro para o veículo que arrematar em um leilão.

Na maioria das vezes, muitas pessoas acreditam no boato de que não é possível contratar seguro para veículos adquiridos em leilão.

O que acontece é que há algumas seguradoras não aceitam carros sob a categoria sinistrado — carro danificado ou furtado.

Preciso pagar os reparos e impostos do veículo arrematado?

Caso o participante do leilão consiga consumar um veículo que apresente imperfeições ou mesmo pendências quanto ao IPVA, ele terá de arcar com os reparos bem como quitar as dívidas existentes.

Com base nisso, é de suma importância que você analise bem todas as informações contidas na descrição do produto leiloado. E, se for permitido, antes de dar o lance, o avalie minunciosamente.

Ficou com alguma dúvida ou quer fazer um comentário? Fique a vontade, abaixo tem uma área destinada a essa finalidade!

Paulo Victor Silva
Estudante do curso de Jornalismo pela UFES. Dono de uma mente inquieta e curiosa. Além disso, é amante da leitura e apaixonado pela música.

Deixe seu comentário