Jovem Aprendiz Correios 2022 – Como se inscrever e detalhes sobre o projeto

Está em busca de seu primeiro emprego? Então, o programa Jovem Aprendiz Correios 2022 é uma excelente alternativa para você! Aqui, você conhece detalhes sobre o programa, como funciona e como se inscrever. Confira!

Jovem Aprendiz correios 2022

O que é o Jovem Aprendiz?

Trata-se de um programa regulamentado em 2005 pela Lei de Aprendizagem número 10.097/2000. A legislação prevê que médias e grandes empresas reservem parte de suas vagas para contratação de jovens aprendizes, que são pessoas que estão entrando no mercado de trabalho e estão em busca de seu primeiro emprego.

Como funciona o Jovem Aprendiz?

O programa foi criado pelo Governo Federal para promover a aprendizagem profissional de jovens entre 14 e 24 anos, com foco na capacitação para o trabalho e ingresso no mercado.

A lei diz que empresas de médio e grande porte, seja do setor privado ou público, devem contratar entre 5% e 15% do seu quadro de funcionários como Jovem Aprendiz.

O jovem que participa do programa tem direito a diversos benefícios, como carga horária de trabalho reduzida, registro em carteira, auxílio alimentação e transporte, 13º salário, recolhimento de FGTS, treinamento e cursos de capacitação, entre outros.

O participante do programa também tem direito a férias depois de um ano de contrato de trabalho. Por falar nele, o período máximo de contratação do jovem aprendiz é por dois anos.

Jovem Aprendiz Correios 2022: como funciona?

Anualmente, os Correios abrem processo seletivo para contratação de jovens aprendizes. A inscrição é feita online, normalmente no primeiro semestre do ano. O resultado costuma sair no começo do segundo semestre.

De modo geral, os Correios oferecem uma bolsa de cerca de R$ 500,00 mensais ao jovem aprendiz. O valor é estabelecido de acordo com a quantidade de horas trabalhadas no mês, variando de 4 a 6 horas diárias. A jornada máxima semanal é de 20 horas.

Além disso, o programa Jovem Aprendiz Correios também conta com benefícios como auxílio transporte e alimentação, uniforme e treinamentos feitos em parceria com o SENAI para execução das atividades internamente, entre outros que são garantidos por lei.

Um detalhe importante: os cursos do SENAI são das áreas de administração e logística, que são atividades mais comuns no dia a dia de uma agência dos Correios.

Jovem Aprendiz Correios 2022: quem pode se inscrever?

Interessado em uma das vagas do programa Jovem Aprendiz Correios? Para participar do processo seletivo, o candidato precisa cumprir os seguintes requisitos estabelecidos em edital. A seguir, indicamos quais são eles:

  • Ter nacionalidade brasileira ou estrangeira, se residente do Brasil há mais de 15 anos ininterruptos, sem condenação penal, desde que requeira nacionalidade brasileira;
  • Ter entre 14 e 22 anos completos no ato da contratação. Se for deficiente, a idade máxima não se aplica;
  • Estar cursando, no mínimo, o 6º ano do ensino fundamental;
  • Estar matriculado e frequentando a escola, caso não tenha concluído o ensino médio;
  • Não ter sido contratado antes como jovem aprendiz pelos Correios ou mantido vínculo empregatício com a empresa;
  • Não haver concluído curso de aprendizagem de conteúdo programático similar ou idêntico ao programa de aprendizagem;
  • Ter disponibilidade de horário para cumprir a jornada de aprendizagem;
  • Aderir e se comprometer a cumprir o código de ética e normas de conduta dos Correios.

Como se inscrever no Jovem Aprendiz Correios 2022

A inscrição é feita no site dos Correios! A seguir, apresentamos um passo a passo para lhe ajudar a realizar a sua com mais facilidade:

  1. Acesse a lista de concursos no site dos Correios;
  2. Selecione “inscrições”;
  3. Preencha o formulário de inscrição;
  4. Finalize o cadastro e aguarde o andamento da seleção.

Durante o processo seletivo, o candidato consegue acompanhar o status da inscrição na própria página de concursos dos Correios, basta clicar em “acompanhe sua inscrição” e “verificar andamento das inscrições”.

Número de vagas Jovem Aprendiz Correios 2022

O número de vagas do processo seletivo é mencionado no edital do programa Jovem Aprendiz Correios. Na última edição, a empresa disponibilizou mais de 4 mil vagas, com parte delas destinadas a cotas.

As vagas são válidas para todo o país, de acordo com a necessidade de agências de Correios e demais postos de trabalho da empresa, como os administrativos.

Flavio Carvalho
Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.

Deixe seu comentário