iToken: o que é? Como usar no aplicativo, SMS e outros meios
Com a correria do dia a dia ninguém tem tempo para perder em fila de banco, não é mesmo? Isso faz com que o número de pessoas que preferem realizar as transações bancárias pela internet cresça cada vez mais. Assim também como cresce o número de pessoas mal intencionadas que podem roubar seus dados bancários. Uma maneira de proteger seus dados é usando o iToken.
O internet banking é uma ótima ferramenta para agilizar todos os seus compromissos bancários. É possível pagar boletos, fazer transferências, consultar extratos e outras funções disponíveis. E para tornar tudo mais seguro, os bancos utilizam um método de segurança chamado iToken. Conheça-o.
Ele pode ser usado em transação de cartão de crédito e geralmente é usado no aplicativo do Itaú para quem possui conta corrente em algum dos planos Itaú empresas ou pessoa física. Por meio dele você pode realizar as suas análises econômicas, caso precise, pode pedir uma Itaú ajuda, tudo por meio de uma senha eletrônica emitida pelo Itaú, leia mais abaixo.
O que é o iToken
O iToken é um código que permite o uso e a realização de transações bancárias pelo internet banking. São dispositivos que auxiliam um usuário quanto a segurança pessoal, gerando uma senha temporária de proteção em todas as contas que ele possui.
A princípio ele era um aparelho muito semelhante a um chaveiro, onde bastava conectá-lo no computador e criar suas senhas especiais com apenas um clique. Perfeito para transações bancárias via internet.
Atualmente, com os avanços tecnológicos, existem aplicativos que reconhecem o computador, teclados virtuais e diversas outras ferramentas que ajudam a proteger o usuários e suas contas bancárias.
O iToken Itaú emite um código que dá acesso ao informar o número, desse jeito, com esse código operador você pode realizar suas transações por meio da conta Itaú, realizar o desbloqueio de cartão para sua empresa sem ter que ir necessariamente a sua agência para ter ajuda de desbloqueio. Isso foi tudo pensando em escapar e ir além da funcionalidade do site para todos os Itaú clientes que querem melhorar a sua opção de investimentos.
iToken no Aplicativo
Não é mais necessário utilizar o “chaveiro” de segurança iToken. É possível utilizá-lo através de aplicativo do seu Itaú celular, seja para ter acesso aos cartões de crédito, agência e conta e muito mais no seu app Itaú. Pelo aplicativo você também a opção de verificar algumas tarifas e opção de cartão disponível, basta inserir o número de sua conta, abrir a conta no telefone e ficar de olho em todas as transações realizadas na conta jurídica.
Desse modo, o iToken é um código de segurança gerado na tela inicial do aplicativo do banco no seu celular. Esse código possui a serventia de fazer transações por celular, internet ou telefone. Ele é gerado através do dispositivo de segurança e não é necessário o sinal da operadora ou de internet.
Para cadastrar o iToken no aplicativo do banco é muito simples. Primeiro, acesse sua conta no aplicativo do banco. Em seguida no campo de busca digite “iToken no aplicativo” e siga as próximas orientações, que podem variar de aplicativo para aplicativo.
Após seguir as instruções você precisará habilitá-lo. Para isso vá até o caixa eletrônico do banco. Feito isso, você já poderá fazer as transações pelo telefone ou pela internet, usando o código que será gerado automaticamente no aplicativo. Com o seu formulário de acesso liberado, você tem o link da página simples acesso a uma conta e opção de realizar algumas transações, até mesmo contratar empréstimo caso necessário, apenas com o número de seu acesso CPF, além de fazer uma análise nas opções de créditos disponíveis.
iToken no SMS

Outra forma de proteger seus dados é utilizar o código de segurança enviado diretamente em seu celular.
Dessa maneira você receberá, de forma gratuita, o código de segurança por meio de SMS. Para se cadastrar nesse método de segurança também é muito simples. Pela internet, entre no site do seu banco e acesse a sua conta. Em seguida clique no ícone de busca e digite “iToken por SMS”.
Já se você quiser fazer pelo aplicativo basta entrar no “Menu”, em seguida “Segurança” e finalizar em “iToken por SMS”. Você também poderá habilitar em qualquer caixa eletrônico no banco em que disponibiliza esse serviço.
Instituições bancárias que usam o iToken
A única instituição bancária que utiliza o iToken é o banco Itaú.
Isso não significa que os outros bancos não possuam segurança. O que acontece é que outras instituições possuem outros sistemas que protegem os seus dados. Bradesco, Banco do Brasil, Santander e outros bancos usam o Token. Que segue o mesmo princípio e funcionalidade do iToken do banco Itaú.
Medidas de segurança
O código disponível no iToken é válido por apenas alguns segundos, o que dificulta a ação de criminosos. Mas ainda sim é necessário alguns cuidados essenciais com fraudes, phishing e spam. Dessa forma você redobra os cuidados com sua conta.
O seu iToken app foi feito para cumprir seus objetivos sem tem que necessariamente acessar a página do Itaú ou usar seu cartão sempre, tudo pode ser feito por meio do eletrônico app, basta cadastrar sua empresa com conta e agência pelo app, você terá a opção de pagamentos que desejar, envio dos boletos e comprovante e muito mais que esteja associado ao cartão.
Para aumentar a segurança evite fazer o uso do internet banking em computadores com redes públicas ou nos que possuem vírus, tenha cuidado ao acessar sua conta e o número de cartão, prefira o acesso eletrônico do Itaú ao instalar iToken. Fazendo isso você irá prevenir possíveis danos com invasões em suas contas bancárias. Prefira sempre acessar sua conta de seu computador pessoal.
Nunca, em hipótese alguma fale sua senha e outros dados bancários para estranhos. Nunca digite sua senha do banco em sites desconhecidos e computadores com redes públicas.
De uns tempos para cá, os bancos e outras instituições estão cada vez mais preocupados com as ações de criminosos e criam novos mecanismos para proteger e dificultar essas ações. O iToken é uma das grandes inovações e promete auxiliar muito quem faz o uso do internet banking diariamente. Afinal, esse método é prático, rápido e cômodo. E ele também precisa ser seguro.
Comentários fechados
Os comentários desse post foram encerrados.