Isenção Enem – quem tem direito à isenção na taxa de inscrição

O Enem é o Exame Nacional do Ensino Médio, que é realizado anualmente para avaliação da qualidade do ensino médio em todo o país. Mas, não é só isso: seu resultado pode ser utilizado para conseguir bolsas de estudo, entre outros benefícios estudantis.

Para fazer o Enem, é preciso pagar uma taxa de inscrição. Quem não tem condições financeiras de pagá-la pode solicitar a isenção, que é garantida a todos os candidatos que cumpram requisitos estabelecidos no edital do exame.

Saiba, aqui, quem tem direito à isenção da taxa de inscrição no Enem e como solicitá-la para obter o benefício e fazer o exame gratuitamente!

Isenção Enem 2020

Quem tem direito à isenção da taxa do Enem?

O órgão responsável por organizar e aplicar o Enem, o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), diz no edital do exame que somente os seguintes participantes têm direito à isenção da taxa de inscrição no Enem:

  1. Aqueles que estejam no último ano do ensino médio em escola pública;
  2. Candidatos que tenham finalizado o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em escola particular;
  3. Participantes com renda igual ou inferior a um salário mínimo e meio vigente;
  4. Todos os que declarem que estão em situação de vulnerabilidade socioeconômica, por pertencerem a uma família de baixa renda ou que esteja inscrita no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal);
  5. Aqueles que justificaram sua ausência na edição anterior do Enem, caso tenham sido isentos e não compareceram nos dias de prova.

CadÚnico e isenção da taxa do Enem

Um detalhe importante: caso sua família tenha CadÚnico e queira usá-lo para solicitar a isenção da taxa de inscrição do Enem é essencial informar o NIS (Número de Identificação Social) do responsável pela família, aquele que realizou o Cadastro Único.

Todos os dados do CadÚnico precisam bater com os registrados na Receita Federal, senão o candidato à isenção é automaticamente reprovado. Nesta situação, terá de pagar a taxa se quiser realizar o exame.

Quem pode justificar a ausência no Enem?

De acordo com editais de edições anteriores do Enem, podem justificar a ausência candidatos que:

  1. Foram vítimas de assalto, furto, roubo, acidente de trânsito ou doméstico;
  2. Casaram-se;
  3. Acompanharam cônjuges em hospitais ou outras atividades;
  4. Tornaram-se pais;
  5. Tiveram óbito na família;
  6. Estavam privados de liberdade;
  7. Passaram por emergência médica ou problemas de saúde menos graves.
prova enem 2020

Como justificar ausência no Enem?

Se foi isento na edição anterior e não compareceu na aplicação do exame, é fundamental justificar sua ausência, senão não será possível ter uma nova isenção em edições futuras.

A justificativa é um procedimento simples de ser realizado, tanto que é feito online diretamente na Página do Participante Enem. Confira, logo abaixo, um passo a passo para efetuar esse procedimento:

  1. Acesse a Página do Participante Enem;
  2. Informe seu CPF e data de nascimento;
  3. Responda ao desafio proposto;
  4. Leia as condições de justificativa;
  5. Clique em “li e concordo”;
  6. Informe o motivo da ausência na prova;
  7. Anexe documentos comprobatórios, que precisam estar no formato JPG, PDG ou PNG, com tamanho máximo de 2MB;
  8. Finalize a justificativa.

Como pedir isenção da taxa do Enem?

O procedimento de solicitação da taxa de inscrição do Enem é feito online, por meio da Página do Participante Enem, como indicado abaixo:

  1. Acesse a Página do Participante Enem;
  2. Clique em “isenção”, que estará disponível no período de requisição do benefício;
  3. Digite seu CPF e data de nascimento;
  4. Leia o regulamento e clique em “próximo”;
  5. Confira seus dados, que serão carregados automaticamente a partir de seu cadastro na Receita Federal. Caso estejam corretos, clique em “próximo”;
  6. Informe dados pessoais solicitados;
  7. Responda ao questionário socioeconômico;
  8. Faça o upload de uma foto própria;
  9. Finalize o pedido de isenção.

Resultado isenção Enem

O resultado da isenção da taxa de inscrição no Enem é liberado dentro da data indicada no edital do exame, geralmente no mês em que o processo de solicitação foi realizado.

Caso consiga a isenção, é importante mencionar que ela não equivale à inscrição em si. Logo, é preciso se inscrever na Página do Participante no período mencionado no edital.

Quando for finalizar o processo de inscrição, o site identificará que se trata de um candidato isento, concluirá o procedimento e não exibirá a página do boleto da taxa de inscrição.

Flavio Carvalho
Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.

Deixe seu comentário