IPVA 2021 Detran RJ – Consulta, emissão de 2ª via e Valores atualizados

O IPVA RJ é o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores do Rio de Janeiro, um tributo que deve ser pago por todos os proprietários de veículo do estado. Sua arrecadação tem como foco pagar serviços públicos à população carioca.

Metade do valor arrecadado constitui a receita do estado, enquanto os outros 50% vão para os munícipios, custeando serviços de saúde, habitação, educação, saneamento básico e segurança pública.

A seguir, indicamos como consultar online o IPVA 2021 Detran RJ e seus valores, além de apresentar informações essenciais sobre o imposto. Confira!

Consulta e valores IPVA 2021 Detran RJ

A consulta e valores IPVA 2021 Detran RJ podem ser verificados online com total praticidade. Para isso, basta seguir este passo a passo:

  1. Acesse a página de pagamentos do Bradesco (banco credenciado);
  2. Role a página e clique em “Detran RJ – GRD, DUDA, GRT e GRM”, no menu “tributos”;
  3. Clique em “gerar boleto”;
  4. Informe o Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores, informação que consta no CRLV – Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo);
  5. Digite o texto da imagem gerada automaticamente pelo site e clique em “continuar”.

A página será atualizada e trará informações sobre o IPVA 2021, sendo possível verificar se está em aberto, consultar valor e emitir o boleto para pagamento. Se for correntista do Bradesco, poderá pagar o débito imediatamente.

Consulta nada consta IPVA 2021 Detran RJ

Além da consulta regular no site do banco Bradesco, também existe outra forma rápida de descobrir se o IPVA está em situação regular e eventuais débitos, basta realizar a consulta nada consta do site do Detran RJ, como indicado abaixo:

  1. Acesse a página de consulta nada consta, no site do Detran RJ;
  2. Preencha o formulário indicando o Renavam do veículo e CPF ou CNPJ do proprietário;
  3. Marque a caixa de recaptcha;
  4. Clique em consultar.

Calendário IPVA 2021 Detran RJ

As datas de vencimento do IPVA RJ são divulgadas em calendário específico. O de 2021 ainda não foi liberado, mas quando for será possível verificá-lo diretamente no site da Secretaria de Estado de Fazenda.

A expectativa é que o calendário IPVA 2021 RJ tenha datas semelhantes às de anos anteriores. Se isso ocorrer, o pagamento deve acontecer entre os meses de janeiro e abril.

Como pagar o IPVA 2021 Detran RJ

O pagamento pode ser feito em cota única (à vista) ou parcelado em três vezes. Para isso, basta emitir a GRD (Guia de Recolhimento de Débitos) no site do Bradesco, como indicado no passo a passo inicial, e pagá-la em bancos autorizados ou casas lotéricas.

Se pagar em cota única, terá direito a um desconto estabelecido pelo governo do estado, desde que o faça dentro do prazo de vencimento da GRD. Caso opte pelo pagamento parcelado, não há abatimentos.

IPVA Rio de Janeiro

O que acontece se não pagar o IPVA 2021 Detran RJ

Quem não paga o IPVA enfrenta dois problemas principais. Abaixo, apresentamos quais são eles e suas consequências:

Aumento da dívida

Quando o pagamento é feito em atraso, há acréscimo de juros e multa de mora sobre o valor original do IPVA. No que se refere aos juros, eles são equivalentes à SELIC no primeiro mês de atraso mais 1% relativo ao mês de pagamento. Sobre a multa, seu valor é de 0,33% por dia de atraso, limitada a 20% do valor do IPVA.

Impossibilidade de fazer o licenciamento anual

O licenciamento obrigatório anual só poderá ser realizado se não houver débitos associados ao veículo. Portanto, se não pagar o imposto não conseguirá efetuar o licenciamento e o CRLV ficará vencido.

Quando o documento está fora da validade, o automóvel não pode circular. Se o motorista for flagrado dirigindo com o CRLV fora da validade, será multado, acumulará sete pontos na carteira e poderá ter seu veículo apreendido.

IPVA RJ e outras taxas

Anteriormente, taxas como licenciamento e seguro DPVAT (Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre) eram incluídas no mesmo boleto do IPVA. Hoje, isso mudou: para pagar outras taxas é preciso emiti-las separadamente.

A guia de arrecadação do licenciamento, por exemplo, é obtida no site do Bradesco. Já a de seguro DPVAT é gerada no site da Seguradora Líder, que é responsável por arrecadar e administrar os valores cobrados. Lembre-se sempre de pagar tais taxas em dia, para evitar complicações com o Detran RJ e acréscimos.

Flavio Carvalho
Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.

Deixe seu comentário