IPVA 2021 PR – Consulta, Pagamento, Calendário e mais
O IPVA 2021 PR é uma das principais dívidas a serem pagas por proprietários de veículos no estado do Paraná. O IPVA 2021 PR é Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, que tem como finalidade arrecadar verba para prestação de serviços públicos.
Aqui, você confere como consultar o IPVA do Paraná, valores, entre outras informações importantes sobre um dos principais impostos anuais. Continue a leitura!

Como consultar o IPVA 2021 PR?
Existem duas formas de consultar o IPVA 2021 PR para verificar valores e débitos: no site do Detran PR e no da Secretaria da Fazenda do Estado.
Abaixo, indicamos como realizar esses serviços:
Consulta IPVA Detran PR
1- Acesse a página de consulta consolidada do veículo no site do Detran PR;
2- Informe o Renavam e o conteúdo da imagem de controle;
3- Clique em “pesquisar”;
4- Selecione “IPVA”.
Um detalhe importante: a página de resultados exibirá informações sobre todas as taxas inerentes ao veículo. Portanto, além da situação e valor do IPVA 2021 também será possível verificar dados sobre licenciamento, multa, entre outros.
Consulta IPVA PR SEFAZ
1- Acesse a página de consulta a débitos do IPVA no site da Secretaria da Fazenda do Estado;
2- Informe o Renavam, data de pagamento e conteúdo da imagem de controle;
3- Clique em “consultar”.
Renavam é o Registro Nacional de Veículos Automotores, código que é solicitado em quase todos os serviços online do Detran PR. É uma espécie de RG do veículo, registrando dados essenciais sobre ele.
Mas, onde obter o Renavam? O código está localizado no canto superior do CRLV, o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo, documento de porte obrigatório.
Como pagar IPVA 2021 PR?
Já conhece como consultar o IPVA 2021 PR, mas não como pagá-lo?
Então, saiba que o processo é extremamente fácil e rápido. São disponibilizadas três formas de pagamento:
GR-PR
Trata-se da Guia de Recolhimento do Estado do Paraná, que pode ser paga em bancos credenciados, como Bradesco, Banco do Brasil, Bancoob, Rendimento, Santander, Sicredi e Itaú. Veja, a seguir, como emitir a GR-PR:
1- Acesse a página de emissão de GR-PR no site da SEFAZ;
2- Selecione “IPVA”;
3- Em “código”, selecione a opção que mais se adequa ao seu caso;
4- Clique em “continuar”;
5- Informe o número do Renavam;
6- Selecione se deseja pagar a próxima cota (parcelamento) ou total (pagamento à vista);
7- Indique a data do pagamento;
8- Clique em “continuar”;
9- Revise as informações e confirme para gerar a GR-PR.
Ficha de compensação bancária
A ficha de compensação bancária é válida somente para o pagamento do IPVA do ano vigente. Neste caso, o IPVA pode ser quitado em praticamente todos os bancos da rede credenciada, menos no Banco do Brasil.
Mas, como obter uma ficha de compensação? Simples: é possível emiti-la na página de extrato de débitos do Detran PR. Basta informar o Renavam e acessar o menu IPVA para emitir o documento.
Renavam
Esta é a alternativa mais simples e rápida de todas: basta informar o Renavam do veículo em uma das agências dos bancos credenciados, menos o Banco do Brasil.
Em todos os casos, o IPVA 2021 PR pode ser pago em cota única (à vista) ou parcelado em até três vezes. No pagamento à vista há desconto de 3%. Já no a prazo, não se tem abatimentos.
Calendário de vencimento do IPVA 2021 Detran PR

As datas de vencimento do IPVA são estabelecidas de acordo com o final da placa dos veículos. Todos esses prazos são divulgados em um calendário, que é liberado no site da Secretaria da Fazenda do Estado.
O calendário IPVA 2021 PR ainda não foi liberado, mas a previsão é que as datas de vencimento sejam semelhantes às de anos anteriores, indo de janeiro a março.
Complicações pelo não pagamento do IPVA 2021 PR
Não pagar o IPVA 2021 PR gera duas complicações para o proprietário do veículo. Uma delas é o aumento da dívida, uma vez que sobre o valor do IPVA há incidência de juros e multa em caso de atrasos.
Outra complicação é a impossibilidade de realizar o licenciamento anual, que é um processo obrigatório para renovação do CRLV. Se este documento estiver vencido, o veículo não pode circular.
Caso o motorista seja flagrado dirigindo um veículo não licenciado, recebe punições como multa, acúmulo de pontos em carteira e pode ter seu automóvel apreendido.
Deixe seu comentário