IPVA 2021 Detran MG – consulta, valores, como emitir e pagar

O IPVA é o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, um tributo criado pelo governo para arrecadar verba aos cofres públicos estaduais para pagar a prestação de serviços à população, sem necessariamente estarem associados ao trânsito.

Trata-se de um imposto anual que todos os proprietários de veículos precisam pagar, para evitar complicações junto ao Detran (Departamento Estadual de Trânsito) e Secretaria de Estado da Fazenda.

Aqui, falamos sobre como consultar o IPVA 2021 Detran MG, valores, além de outras informações relevantes sobre o tema. Acompanhe e fique por dentro de novidades sobre o imposto!

VEJA TAMBÉM
IPVA Detran SP – Valores e Calendário

Consulta e valor IPVA 2021 Detran MG

A consulta IPVA 2021 Detran MG pode ser realizada gratuitamente e com total praticidade pela internet, no site oficial da Secretaria de Estado da Fazenda.

É importante efetuá-la para verificar o status, débitos e valor do imposto, para solucionar rapidamente eventuais pendências. Veja, a seguir, um passo a passo para consultar o IPVA MG online:

IPVA Detran MG 2021
  1. Acesse a página de Consulta IPVA;
  2. Informe o Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores, dado que consta no canto superior do CRLV – Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos);
  3. Selecione o ano de exercício, neste caso, 2021;
  4. Marque a caixa de recaptcha, para validar seu acesso;
  5. Clique em “continuar”.

É importante ter em mãos o Renavam, porque sem essa informação não será possível realizar a consulta. Quando finalizar as orientações do passo a passo, a página será atualizada e trará o valor e data máxima de pagamento do imposto, se há débitos, entre outros detalhes sobre o IPVA.

Calendário IPVA 2021 Detran MG

O calendário IPVA 2021 Detran MG oficial ainda não foi divulgado, mas as datas devem ser semelhantes às de anos anteriores, iniciando em janeiro e se estendendo até março, de acordo com o número final da placa do veículo.

Para saber as datas máximas de pagamento do IPVA 2021 e evitar atrasos, consulte a tabela de escalas de vencimentos, disponível no site da Secretaria de Estado da Fazenda.

Como pagar o IPVA 2021 Detran MG

O pagamento do IPVA MG pode ser feito à vista ou a prazo. Caso opte por quitar o imposto em cota única (à vista), o proprietário do veículo tem um desconto de 3% sobre o valor total.

Se escolher parcelar o tributo, não há desconto sobre o valor, muito menos acréscimos se pago na data. É possível dividi-lo em até três vezes, com pagamentos de janeiro até março.

O pagamento pode ser feito por meio de guia de arrecadação, que é o tradicional boleto, ou diretamente em um dos guichês de caixa, ou terminais de autoatendimento de bancos credenciados. Nesta última opção será preciso informar o Renavam.

Guia de arrecadação IPVA 2021 Detran MG

A guia de arrecadação do IPVA pode ser obtida gratuitamente no site da Secretaria de Estado da Fazenda. Confira, logo abaixo, um passo a passo para emiti-la:

IPVA Detran MG 2021
  1. Acesse a página de emissão de guia de arrecadação do IPVA;
  2. Informe o Renavam;
  3. Indique o ano de exercício (2021);
  4. Selecione a caixa de recaptcha, para autenticar seu acesso;
  5. Clique em “continuar”.

O documento pode ser pago em qualquer banco da rede credenciada, seja pessoalmente, via internet banking ou aplicativo (se tiver conta na instituição financeira).

Procure pagar a guia de arrecadação até a data de vencimento, para evitar a incidência de multa e juros, o que pode aumentar expressivamente o valor da dívida.

Bancos credenciados IPVA 2021 Detran MG

E quais serão, especificamente, os bancos autorizados a receber o pagamento do IPVA 2021 Detran MG? A seguir, listamos quais são essas instituições financeiras:

  • Banco do Brasil e seus correspondentes bancários (Mais BB e Correios);
  • Itaú;
  • Bradesco;
  • Caixa Econômica Federal e agências lotéricas;
  • Sicoob;
  • Mercantil do Brasil;
  • Santander.

O que acontece se não pagar o IPVA MG?

O não pagamento do IPVA pode gerar complicações pontuais para o proprietário do veículo, como as que são listadas abaixo:

  • Crescimento da dívida, já que sobre o pagamento em atraso do IPVA há incidência de juros e multa;
  • Inscrição na dívida ativa, se o débito se estender por muito tempo, impossibilitando o uso de serviços públicos, além de receber multa de até 40% do valor em aberto;
  • Impossibilidade de fazer o licenciamento anual obrigatório, o que significa que o CRLV ficará vencido e o veículo não poderá circular.

Flavio Carvalho
Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.

Deixe seu comentário