IPVA 2021 GO – Valores, Calendário de pagamento e Como consultar

O IPVA 2021 GO é um dos principais tributos para proprietários de veículos em Goiás. A sigla IPVA 2021 GO significa Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores.

Em todo o país, o imposto começa a ser cobrado logo no início do ano.

Portanto, se você é de Goiás e quer saber informações sobre o IPVA 2021, como valores, calendário de vencimentos e como fazer consultas no site do Detran, continue a leitura.

ipva go

IPVA 2021 GO

A Secretaria de Estado da Fazenda (SEFAZ) de Goiás não divulgou nenhuma mudança para o IPVA 2021 em relação ao de 2020 até o momento. Mas as regras costumam ser anunciadas nos meses finais do ano, portanto, é importante ficar atento às atualizações.

Como ainda não foram anunciadas alterações, a expectativa é que as regras sejam as mesmas de 2020. Sendo assim, podemos usar as informações referentes a este ano como base para o pagamento do IPVA 2021 GO.

Segundo informações do Detran goiano, o estado tem uma frota de mais de 4 milhões de veículos registrados no órgão regulador. Com isso, a média em Goiás é de um veículo para cada duas pessoas.

E apesar de boa parte ser isenta de IPVA, mais da metade dos veículos são tributados, o que garante uma boa renda para os cofres públicos. Do valor arrecadado com o tributo, metade vai para o Estado e a outra para o governo municipal onde o veículo está emplacado.

Cálculo do IPVA 2021 GO

Assim como nos demais estados brasileiros, o cálculo das alíquotas do IPVA 2021 GO segue o valor de cada veículo na Tabela FIPE. Por conta disso, é comum que o imposto diminua a cada ano, pois o preço de mercado dos veículos também cai ao longo do tempo.

Sendo assim, para você calcular o valor do IPVA 2021 do seu veículo, a primeira coisa a se fazer é pesquisar em quanto ele está avaliado no site da Tabela FIPE. Para isso, basta clicar no menu de consulta referente ao seu tipo de veículo, e informar os dados solicitados.

Em seguida, basta calcular o valor conforme a tabela de alíquotas definida por cada estado. No caso de Goiás, os valores para o IPVA 2021 são os seguintes:

  • 3,75% – veículos terrestres de passeio, aéreos, aquáticos, entre outros veículos não especificados;
  • 3,45% – veículos utilitários;
  • 3% – motocicletas, triciclos, quadriciclos, ciclomotores, motonetas e automóveis de passeio com potência inferior a 100 cv;
  • 1,25% – ônibus, micro-ônibus, caminhões, veículos aéreos e aquáticos usados para transporte coletivo de passageiros e de cargas.

Sendo assim, se você mora em Goiás e tem um carro de passeio no valor de R$ 20 mil na Tabela FIPE, o IPVA deve corresponder a 3,75% do seu preço de mercado, ou seja, R$ 750,00.

Calendário de pagamento IPVA 2021 GO

Os proprietários de veículos podem pagar o IPVA 2021 GO à vista ou parcelado em três vezes. Para quem escolher pagar à vista, é preciso quitar o valor até o vencimento da terceira prestação, prazo máximo para pagar todas as taxas.

Assim como em outros estados do país, o calendário de pagamentos do IPVA GO segue de acordo com o final de placa de cada veículo. Dessa forma, a ordem de vencimentos do tributo fica assim:

  • Final 1 – vencimentos em janeiro, fevereiro e março;
  • 2 – fevereiro, março e abril;
  • 3 – março, abril e maio;
  • 4 – abril, maio e junho;
  • 5 – maio, junho e julho;
  • 6 – junho, julho e agosto;
  • 7 – julho, agosto e setembro;
  • 8 – agosto, setembro e outubro;
  • 9 e 0 – setembro, outubro e novembro.

As datas específicas de vencimento em cada mês ainda não foram divulgadas pela Sefaz. Sendo assim, é importante acompanhar as novidades para se atualizar quando houver o anúncio.

Proprietários de carros 1.0 e motos com até 125 cilindradas podem ter direito a descontos no IPVA 2021 GO. Mas para isso eles precisam estar em dia com os débitos do imposto e não ter multas em seu nome.

Outra forma de obter descontos é se cadastrando no programa Nota Fiscal Goiana por meio do site da Sefaz. Com isso, é possível ter descontos de até 10% no valor do IPVA GO 2021. Por fim, vale lembrar que veículos com mais de 15 anos de fabricação são isentos do imposto.

Como consultar o IPVA 2021 GO e emitir guia de pagamento?

O site do Detran Goiás conta com uma plataforma que permite aos contribuintes consultarem as situações dos seus veículos e emitirem a guia de pagamento do IPVA 2021 GO. Para isso, basta seguir o passo a passo descrito abaixo:

1- Acesse o site do Detran GO;

2- Selecione primeiro a opção “Boletos” e depois a referente ao IPVA GO;

3- Informe o número da placa e o Renavam do veículo em questão, marque a opção “Não sou um robô” e clique em “Consultar”.

Em caso de dúvidas, o próprio site do Detran conta com opções de atendimento e com os telefones 154 e (62)3269-8800.

Felipe Matozo
Estudante de Jornalismo no Centro Universitário Internacional Uninter e ator profissional licenciado pelo SATED/PR. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.

Deixe seu comentário