IPVA 2022 RS – Consulta, Valor e Como Vai Funcionar

Todos os anos, os brasileiros precisam quitar vários impostos. Um deles é o IPVA. Assim como em todos os estados, o IPVA 2022 RS já é assunto entre os contribuintes, afinal ninguém quer atrasar o pagamento e correr o risco de pagar multas, juros e até ter outras complicações.

Entenda aqui sobre esse imposto e o que já se sabe para o ano de 2022 para o Rio Grande do Sul.

Sobre o IPVA 2022 RS

O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) foi criado ainda no ano de 1985, sendo um subsídio para a administração pública. É de responsabilidade de cada estado o valor e a forma de pagamento desse imposto, por isso o Governo do Rio Grande do Sul é quem define prazos e valores para a população.

ipva

De modo geral, o valor do IPVA RS é apenas voltado para veículos automotores, sendo algo isento para embarcações, navios e aviões, por exemplo.

Lembrando que o IPVA é um imposto cobrado anualmente, então muitas pessoas precisam se organizar com as finanças, já que ele não é um valor baixo – a diferença de valores para cada contribuinte vai do ano de fabricação do carro e de outros fatores, como a alíquota.

No Rio Grande do Sul, as alíquotas estão definidas da seguinte maneira:

  • 3% para automóveis e camionetes,
  • 2% para motocicletas,
  • 1% para caminhões, ônibus, micro-ônibus, automóveis e camionetes para locação.

O valor do IPVA 2022 RS não será o mesmo pago no ano anterior. Cada contribuinte precisa acessar sua guia de pagamento para checar o valor e fazer o pagamento da mesma no período correto.

Quando pagar o IPVA 2022 RS?

A tabela de pagamento serve para auxiliar os contribuintes em conferir quando é o prazo limite de quitação do imposto, sendo que as datas são separadas de acordo com o final da placa de cada veículo.

Ainda não há informações oficiais sobre o IPVA 2022 RS, porém se levarmos em conta a tabela do último ano, pode-se ter uma ideia de quando haverá a necessidade de pagamento:

  • Placas com finais 1, 2 e 3: até 30 de abril,
  • Placas com finais 4, 5 e 6: até 31 de maio,
  • Placas com finais 7 e 8: até 30 de junho,
  • Placas com finais 9 e 0: até 31 de julho.

Existem descontos para quem opta por cota única, mas você pode parcelar o valor se não tiver condições. Quanto antes pagar, maior será o desconto – para pessoas jurídicas, o desconto pode chegar a 3%, mas para pessoa física pode alcançar mais de 20%!

Pagamentos fora do prazo estabelecido pelo governo têm acréscimo de multas e juros, ok? Não esqueça disso e evite complicações. 

Lembre-se ainda de que tais datas acima são as do ano anterior, pois o calendário do IPVA 2022 RS ainda não foi divulgado pelo estado.

Como pagar?

Para pagar o IPVA RS, você pode usar os bancos credenciados:

  • Santander,
  • Banrisul,
  • Sicredi,
  • Bradesco.

O Banco do Brasil também aceita o pagamento, mas apenas para correntistas, sendo que os mesmos podem quitar o imposto por meio dos terminais de autoatendimento com débito em conta.

Consulta IPVA 2022 RS

Você pode fazer a consulta do seu IPVA 2022 RS através do site oficial do Detran Rio Grande do Sul, garantindo que você não tem pendências ou outros débitos que exigem pagamento imediato.

Faça o seguinte:

1– Acesse o site do Detran RS,

2– Clique em “Consulta de veículo”,

3– Clique em “Acessar”,

4– Clique em “Entrar com o Gov.br”,

5– Faça seu login no Gov.br ou crie sua conta, caso não a possua.

A partir daí, você poderá acessar os dados sobre seu veículo.

Existe um portal, criado pelo Governo do Rio Grande do Sul, relacionado apenas ao IPVA. Você também pode acessá-lo para fazer consultas e acessar informações.

Flavio Carvalho
Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.

Deixe seu comentário