IPVA 2022 RN – Consulta, Valor e Como Vai Funcionar

Motoristas de Rio Grande do Norte conhecem a importância do pagamento do IPVA, o conhecido Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores.

Obrigatório e anual, esse imposto é de responsabilidade do estado.

Conheça mais sobre o IPVA 2022 RN!

Sobre o IPVA 2022 RN

O IPVA 2022 RN é um imposto relacionado ao veículo, por isso qualquer proprietário de um automóvel no estado de Rio Grande do Norte precisa fazer seu pagamento.

O valor arrecadado é dividido em 50% para o estado e 50% para o município onde o veículo está emplacado.

ipva

Quando pagar IPVA 2022 RN?

A divulgação do calendário do IPVA 2022 RN serve como uma maneira de facilitar o planejamento orçamentário dos contribuintes.

O prazo de pagamento varia conforme o final da placa veicular.

Geralmente, a data limite para pagamento em cota única acontece em março para todos os veículos, sendo que só muda o dia de acordo com o número final da placa. A cota única é interessante para quem pode pagar o valor total, pois também garante desconto.

Já na forma parcelada não há desconto e é indicado para quem não tem condições de quitar o IPVA à vista. A primeira parcela é cobrada no mesmo dia que a cota única, enquanto que as demais parcelas (é permitido o parcelamento em até 5 vezes) são distribuídos para os outros meses.

No caso, o que muda é o final da placa do seu veículo para saber quais os dias corretos para pagamento. Por exemplo, para placas com final 0, o pagamento da última parcela pode ficar para outubro!

As datas oficiais do IPVA 2022 RN ainda não foram divulgadas, então fique de olho no site do Detran Rio Grande do Norte ou no site da Secretaria da Fazenda deste estado.

Como pagar?

Como dito acima, você pode pagar em cota única ou em parcelas. A cota única favorece um desconto de 5%. Vale mencionar que o parcelamento só é permitido para casos em que as parcelas sejam maiores do que R$ 100 – caso contrário será obrigatória a quitação à vista.

Você pode pagar o IPVA 2022 RN em agências lotéricas ou nos bancos credenciados. Se preferir, há a opção de pagamento online pelo internet banking.

O não pagamento do IPVA nas datas corretas pode ocasionar acúmulo de pontos na CNH, apreensão do veículo, multas e juros para o motorista. Além disso, ao não pagar o IPVA você será impedido de fazer a renovação anual do Licenciamento, documento este que atesta sua permissão para dirigir.

Consulta IPVA 2022 RN

Para consultar a situação do seu IPVA 2022 RN ou mesmo outros dados relevantes, você pode acessar o site oficial do Detran RN.

Na tela, clique no quadro escrito “veículos!’. A seguir, digite o que é solicitado: Plca e Renavam. Depois, clique em “Consultar”.

Flavio Carvalho
Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.

Deixe seu comentário