IPVA 2022 RJ – Consulta, Valor e Como Vai Funcionar

Todos os anos é preciso que os brasileiros fiquem de olho no momento de pagar seus impostos, visto que muitos deles são obrigatórios e podem ter demais problemas caso não sejam quitados dentro do esperado.

Veja aqui como funciona o pagamento do IPVA dentro do estado do Rio de Janeiro no ano de 2022, quem deve realizar o pagamento do mesmo, quais são os possíveis danos caso não seja feito e muito mais.

Continue lendo e fique por dentro de como funciona.

IPVA 2022 RJ: Como consultar?

Está com dúvidas sobre qual o valor ou qual é a quantidade de parcelas que devem ser pagas? Veja aqui como realizar essa consulta rapidamente de seu computador, tudo isso sem demais problemas:

  1. Acesse o site oficial do IPVA RJ, que é: http://www.detran.rj.gov.br/;
  2. Depois disso, clique na opção “Veículos”, selecione “IPVA” e por fim “Orientações”;
    IPVA 2022 RJ: Como consultar?
  3. Agora você deve clicar em “Emissão de Guia de Pagamento IPVA – GRD”;
    IPVA 2022 RJ: Como consultar?
  4. Na próxima tela, você deve preencher o número do seu Renavam, por isso, digite o texto contido na imagem ao lado e clique na opção “Continuar”.
    IPVA 2022 RJ: Como consultar?

Agora que você já sabe como é o processo para realizar a consulta, é importante entender que esse também é o mesmo procedimento usado para saber quantas parcelas devem ser pagas, quais são as possibilidades de divisão das mesmas e muito mais.

Como é o calendário do IPVA 2022 RJ?

As datas de pagamento do IPVA 2022 do Rio de Janeiro ainda não foi divulgadas, porém, baseando-se nas datas de 2021, é possível ter uma leve noção de como funcionará os dias.

Veja abaixo mais:

  • Placa com final 0: primeira parcela ou cota única com desconto no dia 21 de janeiro. 2ª parcela no dia 20 de fevereiro e por fim, a 3ª parcela dia 23 de março;
  • Placa com final 1: primeira parcela ou cota única com desconto no dia 22 de janeiro. 2ª parcela no dia 21 de fevereiro e por fim, a 3ª parcela dia 24 de março;
  • Placa com final 3: primeira parcela ou cota única com desconto no dia 24 de janeiro. 2ª parcela no dia 28 de fevereiro e por fim, a 3ª parcela dia 31 de março;
  • Placa com final 4: primeira parcela ou cota única com desconto no dia 27 de janeiro. 2ª parcela no dia 02 de março e por fim, a 3ª parcela dia 01 de abril;
  • Placa com final 5: primeira parcela ou cota única com desconto no dia 28 de janeiro. 2ª parcela no dia 03 de março e por fim, a 3ª parcela dia 02 de abril;
  • Placa com final 6: primeira parcela ou cota única com desconto no dia 29 de janeiro. 2ª parcela no dia 04 de março e por fim, a 3ª parcela dia 03 de abril;
  • Placa com final 7: primeira parcela ou cota única com desconto no dia 30 de janeiro. 2ª parcela no dia 05 de março e por fim, a 3ª parcela dia 06 de abril;
  • Placa com final 8: primeira parcela ou cota única com desconto no dia 31 de janeiro. 2ª parcela no dia 06 de março e por fim, a 3ª parcela dia 07 de abril;
  • Placa com final 9: primeira parcela ou cota única com desconto no dia 03 de fevereiro. 2ª parcela no dia 09 de março e por fim, a 3ª parcela dia 08 de abril.

Como devo fazer o pagamento do IPVA do RJ?

Como devo fazer o pagamento do IPVA do RJ?

É interessante saber como o pagamento do IPVA do Rio de Janeiro deve ser feito, visto que assim já dá para se programar e não deixar com que o mesmo atrase.

O pagamento pode ser feito em parcela única, com o valor de até 20% de desconto inserido, ou, em 3 parcelas sem nenhum desconto, com o vencimento que muda de acordo com a data final do automóvel, como citado acima.

O condutor tem a possibilidade de fazer o pagamento diretamente nos seguintes bancos:

  • Banco do Brasil;
  • Banco Itaú;
  • Caixa Econômica Federal;
  • Bradesco;
  • Safra;
  • Santander;
  • Nos postos de Detran do Rio de Janeiro.

Para emitir seu boleto, basta executar as ações explicadas no primeiro tópico desse texto, assim, você conseguirá o documento e poderá fazer o pagamento do prazo estipulado. Lembre-se de não deixá-lo atrasar, visto que assim serão inseridas demais taxas e juros.

Agora que você já sabe como funciona o procedimento do seu pagamento do IPVA dentro do Rio de Janeiro no ano de 2022, não deixe de realizar toda a programação para efetuá-lo, visto que do contrário, terá que arcar com uma série de taxas e juros incluídos.

Não deixe de ficar de olho em nosso site para receber esta e demais atualizações relacionadas.

Avatar
Jornalista formada pela PUCPR viciada em música de todos os tipos, livros e séries. Mestre em curiosidades inúteis, está sempre procurando fugir da rotina.

Deixe seu comentário