IPVA 2022 PR – Consulta, Valor e Como Vai Funcionar

O IPVA 2022 PR é o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores do Paraná, que deve ser pago anualmente e que, caso sofra com atrasos ou mesmo haja recusa no pagamento, causa transtornos para o contribuinte.

O início de cada ano sempre é marcado por várias dores de cabeça, afinal é quando há a necessidade de quitação das obrigações como cidadão brasileiro. 

Para 2022, ainda não existem informações oficiais sobre como funcionará o IPVA PR, mas você pode tirar algumas dúvidas básicas aqui!

Como funciona o IPVA 2022 PR?

O IPVA 2022 PR é um dos mais importantes tributos dos motoristas brasileiros e deve ser pago dentro do prazo estabelecido pelo governo do seu estado.

ipva

Na realidade, esse imposto envolve os governos do estado e do município onde você tem o carro emplacado, já que 50% vai para os cofres públicos do estado e 50% fica com o município de licenciamento veicular.

Por falar em licenciamento, o IPVA PR está intimamente ligado com o CRLV, documento que dá permissão de circulação ao veículo pelo período de um ano e que também precisa de renovação.

Calendário do IPVA 2022 PR

O calendário do IPVA 2022 PR ainda não foi divulgado, porém o que se sabe é que como todos os anos a tabela é separada por prazos levando em consideração o final da placa do veículo. 

É através da tabela de pagamento que o contribuinte sabe a data limite para quitação dessa obrigatoriedade, evitando assim possíveis cobranças, juros e multas.

Há a possibilidade de pagamento à vista ou parcelado. Lembrando que pagamento à vista oferece desconto de 3%.

No último ano, a cota única foi cobrada no final de janeiro, enquanto que a quitação parcelada ficou entre os meses de janeiro e maio.

Como pagar o IPVA 2022 PR?

O pagamento do IPVA 2022 PR é fácil de ser feito.

Você pode ir em um dos bancos conveniados (Banco do Brasil, Bradesco, Bancoob, Rendimento, Itaú, Santander e Sicredi) munido com o número do Renavam e quitar a dívida nos terminais de autoatendimento sem necessidade de imprimir boleto ou guia.

Caso você preferir, pode fazer o pagamento pelo internet banking.

Além disso, caso você tenha o boleto em mãos do IPVA, vá em qualquer banco e faça o pagamento do mesmo.

A guia de recolhimento pode ser utilizada para pagamento nos mesmos bancos conveniados.

Como emitir boleto e consultar o IPVA 2022 PR?

Acesse o site da Secretaria da Fazenda neste link e digite o Renavam, confira a data de pagamento (lembre-se que o ano deve constar 2022) e informe a imagem de segurança. 

Depois, clique em “Consultar”.

O mesmo processo vale para a consulta de débitos, assim você vê o valor do seu IPVA e outras informações relevantes.

Flavio Carvalho
Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.

Deixe seu comentário